Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 19 20 e 21 de Novembro
    18 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Ondas grandes, de tamanho considerável, normais e marrecas! Vai dar tudo este fim de semana...
  • Mais uma semana com surf para todos e um pouco por todo o lado. Com o cenário a ficar cada vez mais dantesco, vêm aí uns dias impróprios para cardíacos! Tenham muito cuidado... 

    NORTE

    Sábado: Com o vento muito inconstante previsto para este sábado, a abrir o dia com nortada e rodando para sul a meio da manhã, ainda com tempo para soprar de leste a permitir curto período de offshore com a tarde a ser prejudicada pelo aumento da itensidade da nortada. Prevêmos boas condições em ondas a rondar 2m em praticamente todas as praias da região com destaque para Moledo, praias de Viana do Castelo, Mariana, Afife, Arda, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Azurara e Leça da Palmeira um pouco maior com Canidelo e Espinho um pouco mais pequenos. Boas ondas por Esposende e Matosinhos a rondar 1m, com sets maiores

    Domingo: Alguma chuva prevista e ligeiro aumento no tamanho da ondulação, spots de sábado a servirem de sugestão apenas pelo período da manhã, com menos vento e ondas dentro do mesmo tamanho, ligeiramente maiores.

    Segunda feira: Período da manhã com muito vento previsto em mar muito agitado devido à ondulação. Melhores condições pela tarde, nos mesmos spots sugeridos para sábado, mas com mais meio metro de altura no tamanho das ondas na praia.

    CENTRO

    Sábado: Ondulação a entrar constante, orientada a NO com 15s de período e um pico nos 3.2m de altura e algum vento de norte durante a manhã, a virar para oeste durante a tarde. Esperam-se ondas grandes praticamente em toda a costa centro de Portugal. Destaque para as ondas sob offshore, a rondar 1m, pelas praias da Linha de Cascais/Estoril, com especial destaque para a Torre, maior em Carcavelos, Parede, São Pedro do Estoril, São João e picos no Mte. Estoril e Cascais. Praias de Sesimbra, Foz, Bicas, Fonte da Telha, Pontões e beach breaks na Costa de Caparica a funcionarem com um pouco de mais tamanho, no período com menos vento. A Norte do Cabo Raso, ondas difíceis entre 2m a 2,5m pelo Guincho, Praia Grande, mais desalinhado mas dentro dos mesmos valores pela Ericeira, maior em Santa Cruz e a rondar 2m com mais qualidade pela região de Peniche. Outro destaque para Porto Batel, Supertubos e Cabedelo/Buarcos com ondas de cerca de 2m, a merecerem também um surf check devido ao offshore. Praia do Norte na Nazaré, boa para os big chargers com ondas a rondarem os 4m. Murtinheira, Quiaios, Costa de Lavos, Ílhavo, Aveiro, Ovar, tudo com ondas até 2,5m. 

    Domingo: Dia com condições complicadas e muito vento a soprar de oeste a formar um incómodo e nada produtivo onshore. Apenas existirá surf nos spots mais abrigados da nossa costa, bem como algumas ondas pela Linha de Cascais/Estoril, dentro das medidas de Sábado. Praia do Norte, na Nazaré a formar ondas a rondar os 5m.

    Segunda feira: Ainda com as condições muito adversas durante praticamente todo o dia e um alerta no mar, melhor período a ter lugar pela tarde, com menos vento e novo impulso de ondulação a chegar aos 3.9m orientados de NO. Não esperamos muitas condições para surf, apesar da Linha de Cascais/Estoril a ter o seu papel a dizer em ondas de cerca de 1,5m desde Cascais até à Torre. Mais pequeno por Oeiras, a merecer um surf check na probabilidade de surf por Santo Amaro, Paço de Arcos mais pequeno e Caxias até 0,5m. Dia gigante pela Praia do Norte com ondas até 6/8m de altura.  

    SUL

    Sábado: Ondulação a subir muito e com o período ligeiramente alto, com 15s. Ondas surfáveis até 2m pela Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para o período da tarde, com menos nortada. Ondas nas praias de Sagres, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar o metrão, para cima. São Torpes com ondas até 1m. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    Domingo: Com muito vento de oeste previsto para este domingo, a originar onshore por toda a Costa Alentejana e Vicentina, poucas serão as opções para bom surf na região, bem como mais a sul por todo o barlavento e sotavento algarvios. Apenas um ou outro spot mais abrigado do SW Alentejano e Costa Vicentina estará surfável em ondas a rondar 1,5m a 2m. Spots abrigados entre Sagres e Vilamoura com algumas ondas a rondar meio metrão.

    Segunda feira: Com uma nova ondulação de tamanho considerável a chegar à nossa costa, ainda acompanhada por algum vento oeste a virar nortada pela tarde, algumas ondas previstas para esta região. Com o swell a ir dos 3.4m aos 2.9m ao longo do dia, esperamos ondas de cerca de 2m a 2,5m por essa costa fora e também pela costa sul, mas agora a rondar 1m de altura, pelos picos entre a Praia da Luz e TaviraDia muito perigoso dentro de água, com o céu cinzento e alguma chuva prevista.

    Bom fim de semana, boas ondas e muito respeito ao mar! 

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • Novembro
  • Outono
  • weekend
  • fim de semana
  • tempo
  • ondas
  • Offshore
  • Onshore
  • surf
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • report
  • Ondulação
  • swell
pub
similar News
similar
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 22
Procuram-se voluntários para a reflorestação do Pinhal de Leiria
janeiro 22
Nuno 'Stru' Figueiredo ao ataque em Supertubos (Vídeo)
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera