Homepage
- Ondas grandes, de tamanho considerável, normais e marrecas! Vai dar tudo este fim de semana...
-
-
Mais uma semana com surf para todos e um pouco por todo o lado. Com o cenário a ficar cada vez mais dantesco, vêm aí uns dias impróprios para cardíacos! Tenham muito cuidado...
NORTE
Sábado: Com o vento muito inconstante previsto para este sábado, a abrir o dia com nortada e rodando para sul a meio da manhã, ainda com tempo para soprar de leste a permitir curto período de offshore com a tarde a ser prejudicada pelo aumento da itensidade da nortada. Prevêmos boas condições em ondas a rondar 2m em praticamente todas as praias da região com destaque para Moledo, praias de Viana do Castelo, Mariana, Afife, Arda, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Azurara e Leça da Palmeira um pouco maior com Canidelo e Espinho um pouco mais pequenos. Boas ondas por Esposende e Matosinhos a rondar 1m, com sets maiores.
Domingo: Alguma chuva prevista e ligeiro aumento no tamanho da ondulação, spots de sábado a servirem de sugestão apenas pelo período da manhã, com menos vento e ondas dentro do mesmo tamanho, ligeiramente maiores.
Segunda feira: Período da manhã com muito vento previsto em mar muito agitado devido à ondulação. Melhores condições pela tarde, nos mesmos spots sugeridos para sábado, mas com mais meio metro de altura no tamanho das ondas na praia.
CENTRO
Sábado: Ondulação a entrar constante, orientada a NO com 15s de período e um pico nos 3.2m de altura e algum vento de norte durante a manhã, a virar para oeste durante a tarde. Esperam-se ondas grandes praticamente em toda a costa centro de Portugal. Destaque para as ondas sob offshore, a rondar 1m, pelas praias da Linha de Cascais/Estoril, com especial destaque para a Torre, maior em Carcavelos, Parede, São Pedro do Estoril, São João e picos no Mte. Estoril e Cascais. Praias de Sesimbra, Foz, Bicas, Fonte da Telha, Pontões e beach breaks na Costa de Caparica a funcionarem com um pouco de mais tamanho, no período com menos vento. A Norte do Cabo Raso, ondas difíceis entre 2m a 2,5m pelo Guincho, Praia Grande, mais desalinhado mas dentro dos mesmos valores pela Ericeira, maior em Santa Cruz e a rondar 2m com mais qualidade pela região de Peniche. Outro destaque para Porto Batel, Supertubos e Cabedelo/Buarcos com ondas de cerca de 2m, a merecerem também um surf check devido ao offshore. Praia do Norte na Nazaré, boa para os big chargers com ondas a rondarem os 4m. Murtinheira, Quiaios, Costa de Lavos, Ílhavo, Aveiro, Ovar, tudo com ondas até 2,5m.
Domingo: Dia com condições complicadas e muito vento a soprar de oeste a formar um incómodo e nada produtivo onshore. Apenas existirá surf nos spots mais abrigados da nossa costa, bem como algumas ondas pela Linha de Cascais/Estoril, dentro das medidas de Sábado. Praia do Norte, na Nazaré a formar ondas a rondar os 5m.
Segunda feira: Ainda com as condições muito adversas durante praticamente todo o dia e um alerta no mar, melhor período a ter lugar pela tarde, com menos vento e novo impulso de ondulação a chegar aos 3.9m orientados de NO. Não esperamos muitas condições para surf, apesar da Linha de Cascais/Estoril a ter o seu papel a dizer em ondas de cerca de 1,5m desde Cascais até à Torre. Mais pequeno por Oeiras, a merecer um surf check na probabilidade de surf por Santo Amaro, Paço de Arcos mais pequeno e Caxias até 0,5m. Dia gigante pela Praia do Norte com ondas até 6/8m de altura.
SUL
Sábado: Ondulação a subir muito e com o período ligeiramente alto, com 15s. Ondas surfáveis até 2m pela Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para o período da tarde, com menos nortada. Ondas nas praias de Sagres, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar o metrão, para cima. São Torpes com ondas até 1m. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.
Domingo: Com muito vento de oeste previsto para este domingo, a originar onshore por toda a Costa Alentejana e Vicentina, poucas serão as opções para bom surf na região, bem como mais a sul por todo o barlavento e sotavento algarvios. Apenas um ou outro spot mais abrigado do SW Alentejano e Costa Vicentina estará surfável em ondas a rondar 1,5m a 2m. Spots abrigados entre Sagres e Vilamoura com algumas ondas a rondar meio metrão.
Segunda feira: Com uma nova ondulação de tamanho considerável a chegar à nossa costa, ainda acompanhada por algum vento oeste a virar nortada pela tarde, algumas ondas previstas para esta região. Com o swell a ir dos 3.4m aos 2.9m ao longo do dia, esperamos ondas de cerca de 2m a 2,5m por essa costa fora e também pela costa sul, mas agora a rondar 1m de altura, pelos picos entre a Praia da Luz e Tavira. Dia muito perigoso dentro de água, com o céu cinzento e alguma chuva prevista.
Bom fim de semana, boas ondas e muito respeito ao mar!
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
