Homepage

  • Beachcam Spot Report* 8 a 11 de Novembro
    08 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Com tantas distracções no plano desportivo, político e até lúdico o melhor mesmo é abdicar de tanta alienação e fazermos-nos ao mar!
  • Faça chuva ou faça sol, hão de estar sempre ondas em algum lado e Novembro até tem sido generoso no que toca a essa matéria. Com tantas distracções no plano desportivo, político e até lúdico, com feiras de alta tecnologia no nosso país, o melhor mesmo é abdicar de tanta alienação e fazermos-nos ao mar! Vamos descobrir por onde e quando vão andar as melhores condições desta semana?

    NORTE

    Terça feira: Dia com algum surf. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais. 

    Quarta feira: Com algum vento à mistura a baralhar as contas para as boas sessões, prevemos algumas ondas desordenadas na ordem dos 1,5m de altura pelas praias desta região, com melhores condições da parte da tarde. Destaque para Matosinhos até 1m e Espinho um pouco maior.

    Quinta feira e Sexta feira: Dias muito idênticos no que toca à direção e intensidade do vento ao longo do dia, a soprar de leste pela manhã, a formar offshore e a manter-se calmo ao longo do dia. Quanto ao tamanho de ondas na praia, sexta feira a ser brindada por mais período de ondulação e logicamente a formar ondas com maior frequênciaOndas essas até 1,5m nos sets maiores por Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira. Matosinhos a funcionar na ordem dos 0,5m. Canide, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas de cerca de 1m. 

    CENTRO

    Terça feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Quarta feira: Manhã muito cinzenta e com alguns períodos de chuva ao longo do dia, apesar das réstias do swell de oeste ainda estarem a entrar costa centro adentro, também muito vento esperado a baralhar as contas de bom surf pela região. Devido ao baixo período do novo swell, não destacamos nenhum em spot em particular, mas procurem locais com offshore ao vento norte pelo período da tarde, com menos vento, como porto Batel, Supertubos, Cabedelo, etc. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    Quinta feira e Sexta feira: Dias semelhantes no que toca às condições, com quitna feira a produzir menos e piores ondas devido ao menor tamanho e período de ondulação, mas com ligeira subida para sexta. Estes serão também os dias com menos vento da semana por toda a região centro e com maior probabilidade de surf. Prevemos ondas de cerca de 0,5m pela Fontr da Telha e maior e melhor por toda a Costa de Caparica, desde as praias aos pontões. Picos na Linha de Oeiras/Estoril/Cascais a funcionarem em ondas marrecas até 0,5m na melhor maré e com vento offshore. Mais a norte, Guincho com algum vento a desordenar o mar em ondas até 1,5m. Mesmo tamanho mas com menos vento pela Praia Grande e picos até à Ericeira. Algum surf também pela região da Ericeira dentro das mesmas medidas. Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca também a apresentarem surf de algum nível, em ondas ligeiramente maiores e mais desordenadas. Destaque especial para os spots com offshore em Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes entre 1m a 1,5m e a rondar os 0,5m por Super. Lagido, Belgas, Pico Fabril, Almagreira e afins também com boas ondas, a rondar 1m com sets maiores. Foz do Arelho e São Pedro de Moel com 2m e Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte até 3m de altura. Destaque para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore em ondas na ordem de 1m de altura. Região de Quiaios, Murtinheira, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas a rondar 1m com sets maiores e vento leste pela manhã a formar offshore.

    SUL

    Terça feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Quarta feira: Novo fôlego no mar, com entrada de nova ondulação orientada a ONO, com 12 segundos de período e 1.2m de altura a formar algumas ondas surfáveis, apesar do vento vindo de oeste estragar as contas com a formação de onshore. Melhor período pela manhã, com menos vento e ondas de cerca de 1m a 1,5m em quase todos os spots da Costa Alentejana e Vicentina a começar na península de Sagres com metrão no Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana, Monte Clérigo, Amoreira e Odeceixe maiores, Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar maior, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão e Aivados com Vieirinha e São Torpes mais pequeno, na ordem dos 0,5m. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar perto da melhor maré, com ondas até 1m. Bom para Kite e Windsurf.

    Quinta feira e Sexta feira: Apesar do vento Norte predominante que se irá sentir, dias muito idênticos no que toca ao tamanho de ondas na praia, com maior frequência para sexta feira, dia com mais período. Destacamos os mesmos picos de quarta feira, apesar de mais desordenados e ligeiramente mais pequenosBom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Tenham uma boa semana, com boas ondas, bons ventos e bons momentos! Respeitem-se mutuamente e claro, respeitem a natureza ;)

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • Novembro
  • Outubro
  • Surf
  • Ondas
  • bodyboard
  • Previsão ondas
  • Previsão surf
  • Swell
  • Ondulação
  • norte
  • sul
  • centro
  • frio
  • web summit
  • Surf Summit
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos