Homepage

  • Beachcam Spot Report* 28 Novembro a 2 de Dezembro
    28 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Ondulação marota a meio da semana a permitir ondas onde normalmente não as encontramos...
  • Nem sempre as coisas são como desejamos e um exemplo claro que comprova esta teoria, foi a ondulação deste fim de semana, ao chegar à nossa costa a "meio gás". Sortes diferentes para esta semana, com o São Pedro e Mãe Natureza de mãos dadas a enviarem bons ventos e melhores momentos para usufruirmos dentro de água. Vamos às previsões?

    NORTE

    Segunda feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça, Quarta e Quinta feira: Dias muito semelhantes no que toca às condições para surf na praia, com o vento leste a soprar durante toda a semana, formação de offshore até ao fim de semana. Ondas a rondar 1m pelas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira. Canide, Madalena e Espinho também com boas ondas mas agora mais pequenas, a rondar o meio metrão, nos sets maiores. Dia cinzento, com algum vento e muita chuva. Pequena descida do swell e aumento da intensidade de vento na quarta feira, a tirar alguns cm's às ondas na praia, mas a melhorar na quinta de manhã com um novo impulso na ondulação e a piorar para a tarde, com a mesma a rodar para SO.

    Sexta feira: Ainda com vento leste a soprar e a permitir offshore, nova ondulação vinda de SO com 0,9m de altura e com 10 segundos de período a originar algumas ondas residuais a rondar 0,5m pelos destaques sugeridos para os últimos dias, com excepção de Leça da Palmeira, que devido à localização geográfica, andará perto da flatada. Dia um pouco cinzento, com probabilidade de chuva.

    CENTRO

    Segunda feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Somente o período da manhã, com menos vento, dará qualquer coisa em matéria de surf com formação de algumas ondas por essa costa centro. Vento leste durante todo o dia a permitir offshore pela regiaão e ondas a rondar 0,5m nas praias do Meco e Fonte da Telha com os beachbreaks e pontões da Costa de Caparica até 1m. Maior e algo desordenado pelo Guincho e Praia Grande, com ondas a rondar os 1,5m de altura. Ericeira com ondas consistentes a rondar 1m nos sets maiores. Praia Azul, picos de Santa Cruz, Santa Rita, Lourinhã e Consolação, tudo a roçar o 1,5m. Destaque para a região de Peniche, com Supertubos a chegar a 1m de altura e Baía ligeiramente maior, com o Lagido a crescer. Nazaré com sets até 3m e Figueira da Foz também com boas ondas, a rondar 1m. Região Centro Norte com ondas até 1,5m nos sets maiores pelas zonas de Aveiro e Ovar. Muito vento a partir da tarde, bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Quarta e Quinta feira: Muito vento previsto para esta quarta a afetar diretamente o surf ao longo de toda a Costa Centro. Não prevemos boas condições para surf, mas sim ondas desordenadas pelo vento a rondar 1m pela linha de Cascais/Estoril e mais pequeno a chegar a Oeiras, história semelhante pelos picos ao largo da nossa costa, mas com um bocado de mais tamanho. Mesma sina para quinta feira, com menos vento mas ainda com poucas condições para surf devido à mudança de direção da ondulação, agora a entrar de OSO. Surf check nos picos recomendados para esta terça, bem como na Linha de Oeiras/Cascais/Estoril. Alguma chuva e céu nublado. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Sexta feira: Ondulação ainda de SO com 1.3m e período cada vez mais diminuto,  a fixar-sem 8 segundos. Ondas residuais entre 0,5m a 1m ao largo da costa centro, com destaque para os spots mais expostos e claro, para a Linha, com ondas a rondar 0,5m desde de Cascais, Estoril, a caír até 0,4m por Oeiras. Praia Grande, picos da Ericeira e Santa Cruz, região de Peniche, Figueira da Foz, Quiaios, Lavos, Aveiro e Ovar, tudo com ondas a ultrapassar os 0,5m. Maior pela Foz do Arelho, São Pedro de Moel e Nazaré.

    SUL

    Segunda feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Melhor dia para surf por esta região do país. Com vento leste a formar offshore durante praticamente todo o dia, esperamos ondas a rondar 1m em quase todos os spots da Costa Alentejana e Vicentina, com pequena agitação na Costa Sul. Ondas de cerca de 1m pela Península de Sagres, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana, Monte Clérigo, Amoreira e Odeceixe maiores, Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, Vieirinha e São Torpes mais pequeno, na ordem dos 0,5m. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar perto da melhor maré.

    Quarta feira: Dia muito complicado no que toca a condições para surf, com muito vento SE previsto para hoje, não destacamos nenhum spot para surfar. Prevêmos ondas de cerca de 2m na Costa Sul e de cerca de 1m pela Costa Alentejana e Vicentina. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Quinta e Sexta feira: Muita chuva e céu bastante cinzento para esta quinta feira na região sul do país. Apesar do vento ainda estar a soprar com alguma intensidade vindo de Sul, ondas a rondar 1m por toda a Costa Sul, desde Vila Real, Manta Rota, Altura, Cabanas, Tavira, Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres tais como o Burgau, Salema, melhor e maior no Zavial, etc. Costa Vicentina com ondas maiores que 0,5m pelas praias do Amado, Carrapateira, Arrifana, maior na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do mar dentro dos mesmos tamanhos, com os spots da Costa Alentejana até Setúbal a funcionarem ligeiramente com uns cm's abaixo. São Torpes com poucas ondas, mas muito bom para desportos de vento. Algumas ondas a sul de Sesimbra, pelas praias da Arrábida, a merecerem um surf check especial, dada a raridade do acontecimento. Mesmo destino para sexta feira, com alguns cm's a menos nas ondas na praia, menos período da ondulação e vento agora a soprar de ESE.

    Boa semana e tomem muita atenção às mudanças bruscas de temperatura. Protejam-se bem do frio para não ficarem fora do line up. Boas ondas para todos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • beachcam
  • Dezembro
  • Novembro
  • Outono
  • mar
  • ondas
  • Ondulação
  • swell
  • sesimbra
  • carcavelos
  • linha
  • cascais
  • estoril
  • lisboa
  • porto
  • algarve
  • windguru
pub
similar News
similar
julho 10
Projeto TransforMAR está de regresso às praias nacionais e vai ajudar 15 IPSS
julho 10
Praia da Parede continua interdita a banhos
julho 10
Fluxo anormal de água atinge acesso da Praia de Carcavelos
julho 10
Novo fim de semana com muito calor a caminho
julho 10
Okahina, a quarta tecnologia de ondas que promete três piscinas em França
julho 09
Os banhos estão interditos na Praia da Parede
julho 10
Praia no Rio de Janeiro? Só depois de haver vacina para a Covid-19
pub