Homepage

  • Beachcam Spot Report* 21 a 25 de Novembro
    21 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Semana com surf de norte a sul do país, sem excepção! Vão dar ondas... para todos!
  • Vêm aí boas oportunidades de surf de Norte a Sul do país, com boas ondas para todos os níveis e feitios. Vamos descobrir onde e quando vestir o fato?

    NORTE

    Segunda feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Ondulação a entrar com 2.4m a cair até aos 1.8m vindos de ONO com 12 segundos de período ao longo do dia com pouco vento NE pela manhã, a originar brisa sideoffshore e boas ondas por essa costa norte fora. Ondas na ordem de 1,5m para cima, nos sets maiores, em Moledo, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Ofir, Aguçadoura, Azurara e Leça da Palmeira maior. Canidelo e Espinho um pouco mais pequenos, mas com qualidade. Póvoa de Varzim, Esposende e Matosinhos com ondas até 0,5m, na melhor maré.

    Quarta feira e Quinta feira: Comportamentos muito semelhantes no que toca às condições de surf. Com a ondulação vinda de norte e muita nortada à mistura, não se esperam boas condições para surf durante estes dias. Ondas a rondar 1m, com probabilidade de sets maiores, pelas praias mais expostas da região a cair ligeiramente de quarta para quinta feira, com subida abrupta do mar na quinta à tarde, com alguma chuva à mistura.  

    Sexta feira: Previsões animadoras para esta dia repleto de surf por toda a região. Esperamos boas ondas em praticamente toda a costa Norte de Portugal a rondar 0,5m com sets maiores nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praias de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Mariana, Arda, Ofir, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e especial destaque para Leça da Palmeira até 1m. Boas ondas a norte de Espinho a rondar o meio metrão.

    CENTRO

    Segunda feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: É neste dia que se espera o melhor surf da semana pela zona centro do país, pelo menos nas nossas previsões! Ondulação a entrar com 13 segundos de período oriunda de ONO com 2.4m a cair para 2m ao longo do dia. Boas ondas de cerca de 0,5m pelas praias da Foz e Bicas com Fonte da Telha a funcionar em condições muito similares. Toda a Costa de Caparica com ondas difíceis a rondar 1,5m nos sets maiores, desde as praias aos pontões, passando pela famosa Cova do Vapor à tarde, algo desordenada. Picos na Linha de Oeiras/Estoril/Cascais com ondas marrecas até perto dos 0,5m. Guincho com ondas desordenadas pelo vento a chegar aos 2m, tamanho inferior mais ainda assim pouco surfável pela Praia Grande com os picos até à Ericeira a funcionarem dentro das mesmas medidas. Surf pela região da Ericeira, desde a Foz do Lizandro, São Julião, passando pelao Reef, Baía dos Coxos, Matadouro, Ribeira D'Ilhas, Pedra Branca, etc, sempre com ondas a rondar até 1,5m. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca com ondas ligeiramente maiores e ainda mais desordenadas. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes desde 1m a 1,5m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 2m ou maior, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte a rondar os 5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 0,5m. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas e alinhadas.

    Quarta feira e Quinta feira: Mesmas condições, salvo um ou outro detalhe, para estes dois dias a meio da semana. Ondas até 1,5m nos sets maiores pelas praias mais expostas da região, sempre pela manhã, com menos nortada. Destaque somente para a zona da Figueira da Foz com vento vindo de NE a permitir sideoffshore pela manhã. Um pouco mais a norte, swell a entrar mais diretamente em Quiaios, Murtinheira, alastrando as boas ondas para Lavos, Ílhavo, Aveiro, Ovar e Esmoriz

    Sexta feira: Muito vento a baralhar as contas de surf por esta região. Destaque novamente para a zona da Figueira da Foz com vento vindo de ENE a permitir sideoffshore pela manhã em ondas a rondar 2m. Um pouco mais a norte, swell a entrar mais diretamente em Quiaios, Murtinheira, alastrando as boas ondas para Lavos, Ílhavo, Aveiro, Ovar e Esmoriz. Bom para Kite e Windsurf, nos locais de sempre.  

    SUL

    Segunda feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Pequena oportunidade de surf pela costa sul algarvia, com ondas até 0,5m pelas praias do Burgau, Praia da Luz, Lagos e picos até Portimão com vento norte a permitir formação de offshoreOndulação a entrar com 3.1m vindos de NO durante todo o dia, com o período a chegar aos 13s a originar ondas em praticamente todos os spots da Costa Vicentina com destaque para o período da manhã, com menos vento e ondas a rondar 1,5m nas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo até 1,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente mais pequenos.

    Quarta feira e Quinta feira: Dias muito idênticos em termos de condições para surf, com a ondulação a entrar muito de norte com 2.1m de altura e 11 segundos de período a cair até aos 1.6m e 9 segundos de período. Ondas a rondar 1m com alguns sets maiores pelos picos da Costa Alentejana e Vicentina com algum vento norte a soprar durante todo o dia, a baralhar as contas de bom surf, mas com pequeno alívio pelo período da manhã. Procurem surf pelos destaques de terça, preferencialmente spots mais abrigados.  

    Sexta feira: Com muito vento previsto para esta sexta feira, não se esperam muitas condições para surf. Com a ondulação ainda a entrar muito a norte, esperam-se ondas a rondar 0,5m, com a probabilidade de sets maiores por praticamente todo o barlavento e sotavento algarvios com ondas desde Lagos até Tavira. Ondas maiores pela Costa Alentejana e Vicentina, a rondar 1,5m mas com algum vento a estragar planos de boas surfadas. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Tenham uma boa semana, sempre com as melhores energias positivas... e boas ondas claro ;)

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • spot report
  • Novembro
  • Beachcam Spot Report
  • Previsão Surf
  • ondas
  • Ondulação
  • swell
  • Portugal
  • Outono
  • surf
  • vento
  • sul
  • centro
  • norte
  • lisboa
  • porto
  • Algarve
  • bodyboard
pub
similar News
similar
janeiro 23
Surf to Win apresenta equipa oficial para 2020
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos
janeiro 23
O ornitorrinco pode desaparecer devido à ocupação humana
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas