Homepage

  • Beachcam Spot Report* 14 a 18 de Novembro
    14 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Super lua a originar uma super semana em matérias de ondas! Vamos descobrir onde e quando?
  • Mais uma semana com uma super lua a tornar todas as surfadas mais interessantes devido aos seus fenómenos complementares. Com surf todos os dias, vão dar ondas de norte a sul (sem excepção) do país! Vamos descobrir onde e quando? 

    NORTE

    Segunda feira: Dia com algum surf. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira e Quarta feira: Com condições muito semelhantes em ambos os dias, espera-se aqui o melhor período da semana em matéria de surf pela região norte. Sempre com vento leste durante praticamente todo o dia, menos na quarta à tarde, a formar offshore permanente a brindar os surfistas. Maior período de ondulação esperado para quarta feira. Esperamos boas ondas até 1m, nos sets maiores, em Moledo, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Aguçadoura, Azurara e Leça da Palmeira com Matosinhos a dar marrecas até 0,5m e Canidelo e Espinho ligeiramente maiores. Dias previstos com poucas núvens e muito sol.

    Quinta feira: Ainda com a ondulação a entrar com o mesmo tamanho de ontem, mas agora com algum vento nort, esperam-se ondas dentro das mesmas medidas que ontem, em mar mais desordenado. Mar a dar um toque no final do dia.

    Sexta feira: Ondulação a subir até aos 2.2m de NO ao longo do dia e a entrar com 18 segundos de período costa dentro. Esperam-se ondas consistentes até 1,5m nos sets maiores, sempre em mar um pouco desordenado, em praticamente todas as praias da Costa Norte. Ondas de cerca de 1m a 1,5m nos sets maiores nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira. Matosinhos a funcionar até meio metrão ou maior, Canide, Madalena e Espinho também com boas ondas mas agora de metrinho a metrão, nos sets maiores. Dia com algum vento.

    CENTRO

    Segunda feira: Dia com algum surf. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Muito vento leste previsto para esta terça feira em praticamente todas as praias da nossa costa centro portuguesa. Ondas e surf muito condicionados, mas mesmo assim com offshore e ondas entre os 0,5m e os 1m a norte do Cabo da Roca. Únicos destaques do dia para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore com ondas na ordem de 1m de altura com boas ondas também por Buarcos, Quiaios, Murtinheira, Região de Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar, sempre até 1m e período offshore. Praia da Barra mais pequena. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Quarta feira e Quinta feira: Comportamentos semelhantes no que toca à direção, tamanho e período de swell a entrar por estes dois dias adentro. Com algum vento leste a formar offshore na quarta e nortada muito leve na quinta, condições razoáveis para surfar na região centro do país. Ondas de 0,5m pela praia das Bicas com a Fonte da Telha a funcionar muito identicamente bem como toda a Costa de Caparica ligeiramente maior. Guincho com algum vento e ondas desordenadas até 1m, mesmo tamanho mas menos vento na Praia Grande com os picos até à Ericeira a funcionarem em medidas mais pequenas. Surf também pela Ericeira, desde a Foz do Lizandro, São Julião, Ribeira D'Ilhas, tudo entre os 0,5m até 1m. Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca também a apresentarem algumas ondas surfáveis, com mais tamanho e mais desordenadas. Destaque especial para os spots com offshore em Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas entre os 0,5m e 1m. Lagido, Belgas, Almagreira, Pico Fabril e afins também com boas ondas, dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 1,5m, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte até 3m de altura. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshorecom ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Boas ondas também por Buarcos, Quiaios, Murtinheira, Região de Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar, sempre a rondar 1m e com período offshore matinal, com a Praia da Barra mais pequena e alinhada.

    Sexta feira: Subida abrupta no tamanho e período de ondulação, agora orientada a NO a entrar com 2.2m a chegar aos 3.3m até ao final do dia e 19 segundos de período. Com algum vento norte à mistura, não vão estar condições de surf de excelência, mas mesmo assim, algumas ondas razoáveis um pouco por todo o lado. Ondas a rondar 1m até 1,5m nos destaques offshore do dia: Cabedelo, Supertubos e Porto Batel mais pequeno. Ovar, Aveiro, Figueira, Peniche e Ericeira com ondas até 2m. Costa de Caparica ligeiramente mais pequeno ao longo do dia, com linha do Estoril a merecer um surf check ao final da tarde. Praia do Norte, na Nazaré, a formar ondas a rondar os 5m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    SUL

    Segunda feira: Dia com algum surf. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Dia de surf por toda a região sul do país. Com vento leste durante todo o dia, mais forte de manhã do que da parte da tarde, esperamos ondas por toda a Costa Alentejana e Vicentina e também no Barlavento e Sotavento Algarvios, com condições offshore e side-offshore respectivamente. Picos desde Tavira, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Alvor e Portimão a funcionar a rondar os 0,5m, ligeiramente mais pequeno por Portimão, Carvoeiro, Lagos e Praia da Luz mais pequena. Prevemos ondas de cerca de 1m em quase todos os spots desta região. Ondas até 1,5m pela Península de Sagres, mais pequeno, até 1m, no Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana, Monte Clérigo com Amoreira e Odeceixe maiores, metro também para a Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar maior, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, Vieirinha e São Torpes com metrinho. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar na melhor maré. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Quarta feira: História semelhante a terça feira, mas com final mais feliz. Condições muito idênticas no que toca ao comportamento do vento (mesma direção e menos intensidade) e tamanho de ondas na praia, com um pequeno decréscimo de alguns cm's nas ondas, ligeiro aumento de período da ondulação a trazer mais frequência de ondas na praia. 

    Quinta feira: Condições semelhantes a quarta feira, com os mesmos spots da Costa Alentejana e Vicentina a funcionarem mas agora em ondas de cerca de 0,5m com a Costa Sul flat.

    Sexta feira: Com a ondulação a entrar com 18 segundos de período e a atingir o tamanho máximo de 2m de NNO, algumas ondas se esperam para esta sexta feira apesar do swell passar ligeiramente ao lado da nossa costa. Mesmo assim, algumas ondas nos spots mais expostos pela manhã, com menos vento. Destaque para Malhão, Zambujeira do Mar, Odeceixe, Amoreira, Arrifana, Amado, Castelejo entre 0,5m a 1m e Sagres um pouco maior. Algum vento norte da parte da tarde a fomar boas condições para Kite e Windsurf.

    Boa semana e boas ondas!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Novembro
  • Outono
  • Surf
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • Ondulação
  • ondas
  • lua cheia
  • semana
  • beachcam
  • bodyboard
  • norte
  • sul
  • centro
  • offshore
  • algarve
  • alentejo
  • lisboa
  • porto
pub
similar News
similar
abril 09
Ainda há quem continue a surfar, apesar do surf estar interdito
abril 09
Himalaias já são visíveis da Índia devido à queda da poluição do ar
abril 08
Peças de Lego podem resistir até 1300 anos no mar
abril 09
Requalificação da Estrada da Meia Praia vai avançar
abril 09
Chuva dá tréguas na Páscoa
abril 09
Temperaturas de março entre as mais altas desde que há registo do mês
abril 09
Polícia investiga estrela australiana que furou quarentena para surfar
pub