Homepage
- Tem dezassete anos e os pais querem que deixe o surf para sempre.
-
-
Sabah Abu Ghanim vive em Gaza, uma das zonas mais conflituosas do mundo. Tinha cinco anos quando o seu pai a ensinou a surfar. Hoje tem 17 e, por uma questão cultural e de tradição, terá de desistir do surf.
Apesar da Palestina ser um dos poucos sítios do médio oriente em que as mulheres ainda gozam de alguma liberdade (podem praticar desporto, gerir os seus próprios negócios) a verdade é que o conservadorismo religioso acaba sempre por presidir a vida da facção feminina. E Sabah Abu Ghanim não é excepção. Agora que acabou os estudos e já tem homem para casar, tanto a sua mãe como o seu pai querem que desista do surf. Ambos consideram que a filha vai entrar na vida adulta e que isso não lhe permite praticar o desporto. Nas palavras da sua mãe: "o futuro de Sabah, é com o futuro marido".
Um novo documentário está a dar que falar nos festivais de cinema internacionais. Chama-se Gaza Surf Club e mostra como alguns valentes se atiram para dentro de água em busca de algumas ondas, paz e sossego numa das zonas mais instáveis do mundo. Sabah Abu Ghanim é uma das figuras mais importantes do documentário já que a maior parte dos surfistas são homens.
Sabah sonhava em continuar a surfar e chamar uma geração de meninas para se juntar a ela, mas, com os costumes e tradições do seu país, o seu futuro enquanto surfista e embaixadora do surf na Palestina parece incerto...
Fotografia: Pinterest
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, basta consultar a nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagramv
-
-
Fonteredacção
