Homepage

  • Turismo e Surf de mãos dadas no Norte
    14 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Divulgação
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Para o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, “este aumento da procura tem sido gradual mas sustentado".
  • No próximo fim-de-semana, dias 15 e 16, decorrerá a finalíssima do Campeonato Surf Esperanças sub18 na Praia Internacional de Matosinhos, integrada no projeto Wave Series que, durante este ano, uniu os Municípios do Porto e Matosinhos em prol do surf e do turismo náutico. Entre abril e outubro o Porto & Matosinhos WAVE SERIES 2016 trouxe às praias destes dois municípios da Frente Atlântica os melhores atletas da atualidade a concorrerem em provas nacionais de várias modalidades, do surf ao stand up paddle (SUP), bem como um vasto programa de atividades que pretende cativar os aficionados e a população em geral para a prática destes desportos. Para as entidades envolvidas, a aposta está ganha. Para celebrar,alguns dos atletas cabeças de cartaz, entre eles Luís Perloiro, Jácome Correia e Salvador Couto, estiveram, em visita, no Porto Welcome Center (PWC) esta manhã onde puderam experienciar todas as funcionalidades interativas das plataformas existentes. A avaliar pelos números de visitantes que entraram pela Loja Interativa de Turismo da Turismo do Porto e Norte (TPNP) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, entre maio e setembro, a procura pelos desportos de mar na costa aumentou 25% face a 2015.
     
    “Estes dados permitem-nos a confirmação do que há muito temos vindo a afirmar: as praias do Porto e de Matosinhos são um destino cada vez mais reconhecido para a prática do surf”, adianta Marcelo Martins, diretor da escola Onda Pura, que organiza o evento e que quer também promover a região como um destino de desportos de mar. “Ao nível da iniciação à modalidade, tivemos ao longo do ano um crescimento considerável entre o público nacional e estrangeiro, nomeadamente este último, na ordem dos 30% face ao ano anterior”.
     
    “Matosinhos tem 46 atletas federados, 20 empresas direcionadas para o turismo náutico e cerca de 16 escolas de desportos de mar. É já uma dinâmica interessante para o município. O Wave Series 2016 que agora termina colocou-nos na linha dos spots privilegiados para a prática do surf e foi, certamente, um excelente cartão-de-visita para os atletas, equipas técnicas e aficionados”, adianta o presidente da autarquia, Guilherme Pinto.   
    “O turismo desportivo está em franco crescimento e constitui mais uma excelente oportunidade para a promoção turística dos Municípios do Porto e de Matosinhos, que partilham esta fantástica frente de mar, com condições naturais ímpares para a prática do Surf e a organização de grandes eventos. A organização conjunta desta iniciativa é disso um bom exemplo e os números aqui apresentados atestam a validade desta aposta. As escolas existentes também têm tido um aumento considerável de praticantes, nacionais e estrangeiros. Estamos, por isso, em conjunto, a fazer uma excelente aposta”, diz o Administrador Executivo da PortoLazer, Luís Alves.
     
    Para o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, “este aumento da procura tem sido gradual mas sustentado, promovendo também o aumento da estada média do turista na nossa região. Os números agora apurados relativos ao turismo náutico são positivos e resultam do trabalho concertado entre as todas as entidades envolvidas”. “Queremos que a nossa costa deixe de ser sazonal e passe a ser um destino de mar pelas excelentes condições para a prática de desportos náuticos, entre os quais a vela e o surf e pelas infraestruturas e serviços de grande qualidade. Associar a nossa gastronomia, hospitalidade e segurança e estes parâmetros torna-nos, de facto, um spot a visitar ”, conclui.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Circuito Nacional de Esperanças
  • porto
  • matosinhos
  • Junior Cup 2016
  • Turismo
  • Fotografia
    Divulgação
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
similar News
similar
maio 18
Etapa única do Circuito de Surf do Norte acontece este fim de semana
maio 18
Projeto 'INCLUSEA' vai desenvolver metodologia inovadora no ensino de surf adaptado
maio 17
Conhecidos os vencedores da etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch
maio 18
Portugal já tem equipa definida para o Mundial ISA
maio 17
Santarém tem projeto para piscina de ondas de surf
maio 17
Halley Batista vence Fantasy Surfer do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
maio 13
Sete nomes que estão a marcar o arranque da Liga MEO Surf