Homepage

  • Mural “Gigantes do Mar” ganha vida na Nazaré
    24 outubro 2016
    arrow
    arrow
Tags
  • Fotografia
    Divulgação
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Com mais de 300 metros quadrados de dimensão, a pintura tem, como todos os murais, o objetivo de alertar para a necessidade de preservação da natureza.
  • A Nazaré é a primeira vila fora do Brasil a receber um mural do “Gigantes do Mar”, projeto que o artista plástico Erick Wilson iniciou há 2 anos, e que tem por finalidade chamar a atenção da comunidade para os oceanos, a vida marinha, a sua preservação e conservação.

    Surfista e mergulhador, conhecido como Artista do Oceano, Erick Wilson demonstrou a sua paixão pelo mar desde pequeno, realizando pinturas com temas marinhos em telas e murais.

    A fama de uma onda gigante, que colocou a Nazaré debaixo do olhar mundial, e as ligações familiares de Erick a Portugal, levaram à apresentação de uma proposta para a pintura da onda da Praia do Norte num sítio que desse visibilidade ao projeto e ao local escolhido.

    A pintura Onda e o Forte de S Miguel Arcanjo, já visíveis no muro (junto do Ascensor), tem, também, um significado pessoal para Erick. O autor deixa, na Nazaré, uma homenagem à mãe, falecida a novembro de 2015, a quem prometeu trazer a sua visão e arte para fora do seu país, envolvendo todos na construção do belo e na apreciação da arte de conservação do planeta azul.

    “Vou dedicar este mural à minha mãe e aos meus avós. Esta pintura tem um significado muito especial, para mim. Não só estou dando um presente à Nazaré, local mundialmente conhecido pelas suas ondas, como estou a dar continuidade ao que faço - retratar ondas gigantes e animais marinhos, e a honrar um compromisso assumido com a minha família”.

    Com mais de 300 metros quadrados de dimensão, a pintura tem, como todos os murais, o objetivo de alertar para a necessidade de preservação da natureza.

    Quem tem contato com a obra de Erick Wilson compreende que não se trata apenas de contemplar as paisagens marítimas, os tons azuis e a transparência das águas, mas sim escutar o silêncio das profundezas dessas águas, da vida que pulsa em sua obra, calma, tranquila e serena.

    “A preocupação é passar não só a beleza, mas também fazer sentir o que queremos passar. Precisamos agir rapidamente para salvar o planeta e acredito que a arte é um poderoso instrumento de mudança”.

    Com oito murais assinados em cidades brasileiras, o artista plástico sente que o seu trabalho tem despertado nas pessoas a vontade de querer saber mais sobre as espécies retratadas e de contribuir para a sua preservação.

    Na Nazaré, com o ângulo colocado numa onda que detém o recorde mundial do Guiness como a maior alguma vez surfada mundo (Garrett McNamara, 2011), o mural mostra beleza e a força da natureza.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • nazaré
  • Fotografia
    Divulgação
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
pub
similar News
similar
outubro 22
Arrancou instalação do primeiro parque flutuante europeu
outubro 22
Longboard Sessions despedem-se de 2019 com muita animação
outubro 22
Bodyboard: O Frontón nunca desilude
outubro 09
Longboard Sessions de regresso para a despedida de 2019
outubro 14
Seleção Júnior de Surf prepara Mundial na 'The Cove'
outubro 21
Bodyboard: Tristan Roberts é campeão do mundo contra todas as probabilidades
outubro 21
MEO promove heat especial 'Beat the Plastic Waste' para derrotar o plástico