Homepage
- Este é um dos ecossistemas mais primitivos do mundo e um autêntico "laboratório vivo", ideal para investigar a vida marinha na Antártida e os efeitos das alterações climáticas no planeta.
-
-
Foi uma decisão histórica e votada por 24 países da União Europeia. O Mar de Ross, que se situa na Antártida, foi declarado como a maior reserva marinha do Mundo. Esta área de 1,57 milhões de quilómetros quadrados - equivalente ao território de Espanha e França juntos – fica assim protegida da pesca durante 35 anos.
Após anos de negociações e recuos, a decisão foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia, Murray McCully, no final de um encontro em Hobart (Austrália), adianta a BBC.
Este é um dos ecossistemas mais primitivos do mundo e um autêntico "laboratório vivo", ideal para investigar a vida marinha na Antártida e os efeitos das alterações climáticas no planeta. Dessa forma, esta foi uma decisão aplaudida pelos ambientalistas espalhados pelo globo.
Apesar de representar apenas 2% do Oceano Antárctico, o Mar de Ross alberga 38% dos pinguins-de-adélia existentes no mundo, 30% da fauna de petréis-mergulhadores (uma ave) e cerca de 6% da população mundial de baleias-de-minke, segundo enumera a BBC.
O acordo surge após duas semanas de negociações em Hobart entre os delegados de 24 países e da União Europeia, durante o encontro anual da Comissão para Conservação dos Recursos Vivos Marinhos da Antártida.
O Mar de Ross fica a sul da Nova Zelândia e recebeu o nome em homenagem ao explorador britânico James Clark Ross, que em 1841 liderou uma expedição à Antártida.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
