Homepage
- Carissa Moore acabou por ser a vencedora da prova feminina, o que corresponde a um dia em grande para os havaianos em França.
-
-
Contra todas as expectativas o havaiano Keanu Asing conquistou o Quiksilver Pro France, a nona e antepenúltima etapa do World Tour 2016, que se disputou até esta quarta-feira em Hossegor, no sudoeste francês.
Num dia final em que contava com a presença do líder mundial John John Florence e do número 2 mundial Gabriel Medina nas meias-finais, e com todos a perspetivarem uma grande batalha entre os dois, Asing acabou por vencer ambos rumo à primeira vitória da carreira.
À chegada a França, Keanu Asing era somente o 33.º colocado do ranking e estava praticamente condenado nas contas da requalificação. Com este triunfo dá um enorme pulo e entra no top 22, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. Algo que demonstra bem como este triunfo aconteceu contra todas as probabilidades.
Primeiro Asing, de 23 anos, começou por bater o amigo e compatriota John John Florence, num heat bastante disputado, que foi decidido por uma diferença de 0,87 pontos. Estava aberto o caminho para Medina recuperar terreno na luta pelo título e o brasileiro agradeceu, batendo Kolohe Andino na segunda meia-final.
Gabriel Medina parecia estar imparável, após mais uma grande prestação no beach break francês, e, muito provavelmente, o favoritismo para a final estava todo do seu lado. Contudo, Medina poderá ter acusado a pressão e teve um início de heat atípico, vendo o rival distanciar-se na disputa.
Na parte final, o brasileiro ainda respondeu, mas Keanu Asing estava confiante e com um surf power e assertivo continuava a fazer diferença. Até que nos últimos minutos, o campeão mundial de 2014 fez uma interferência e deitou tudo a perder. Asing podia assim fazer a festa. Uma festa que poucos ousariam prever…
Em relação à luta pelo título, Medina conseguiu ainda recuperar 1.500 pontos para John John, estando agora a 2.700 da liderança – poderia estar apenas a 700 em caso de vitória em França. A rivalidade entre o havaiano e o brasileiro vem assim no auge para a etapa portuguesa do World Tour, que arranca já na próxima terça-feira, prevendo-se um duelo explosivo entre ambos pelo título mundial de 2016.
Em relação à prova feminina, e já depois da celebração do título mundial de Tyler Wright, o triunfo acabaria por pertencer a Carissa Moore. A campeã mundial do ano passado aplicou uma combinação à nova campeã, que se apresentou um pouco desorientada na final, fruto da emoção dos festejos. Foi o primeiro triunfo de Moore esta temporada e a passagem de testemunho para a australiana.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
