Homepage
- O documentário, onde são reveladas com detalhe as dificuldades locais, venceu o prémio de "Melhor Filme Etnográfico".
-
-
Realizado por Diogo Vilhena, o documentário “Mar de Sines”, projeto municipal dedicado aos pecadores deste concelho da Costa alentejana, foi premiado fora de portas, no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, no Brasil.
O documentário, onde são reveladas com detalhe as dificuldades locais, venceu o prémio de "Melhor Filme Etnográfico". “A riqueza dos depoimentos” foi destacada pelos promotores do festival, tendo sido uma das características que o levou a ser distinguido.
“O filme retrata com grande sensibilidade, com belas fotografias e rigor técnico as transformações sociais e económicas de uma comunidade portuguesa, a cidade de Sines", pode ler-se no site oficial do festival.
“O filme já foi selecionado em alguns festivais, mas este é o primeiro prémio que recebe", disse, em declarações à agência Lusa Diogo Vilhena, que se estreou nas longas-metragens com este documentário, que se destacou entre os mais de 60 filmes candidatados de vários países.
Com produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini, com a participação de músicos da região, o filme reúne "testemunhos de três gerações de pescadores" que fazem "uma pesca baseada nas artes tradicionais e no respeito pelos recursos".
"Mar de Sines", uma longa-metragem de 71 minutos, que resultou de mais de 100 entrevistas e de 250 horas de gravações e envolveu mais de duas mil pessoas nos processos de rodagem e de pós-produção, é um projeto do município de Sines, que representou um investimento de 41,4 mil euros, cofinanciado em 75% pelo Programa Operacional Pesca 2007-2013 (PROMAR).
Em outubro, o filme participa no Festival Internacional de Cinema Etnográfico (CINANTROP), que decorre na Ásia e em Portugal, e será ainda exibido no Ekofilm, na República Checa.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
