Homepage

  • Beachcam Spot Report* 8 9 e 10 de Outubro
    07 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Os próximos dias vão dar umas ondas valentes e ninguém vai querer ficar de fora das primeiras boas sessões de Outubro...
  • São as qualificações para o campeonatos do mundo de surf, as etapas do mundial de bodyboard, os nacionais de surf... Só boas ondas têm brindado as competições por essa costa portuguesa fora nos últimos tempos. E como não podia deixar de ser, o Beachcam.pt não quis deixar ninguém de lado, nem agarrado à nossa app e sugerimos os melhores spots para surfar nos próximos dias! Aqui vão eles:

    NORTE

    Sábado: Mesmo com a ondulação de ONO com 1.7m e 13 segundos de período a entrar desde sexta feira e a perder força ao longo do dia, esperamos boas ondas em praticamente toda a costa Norte de Portugal. Com o melhor período do dia a ser de manhã, sem vento, prevemos boas ondas de cerca de 1m a 1,5m nos sets maiores nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e especial destaque para Leça da Palmeira. Matosinhos a funcionar na ordem do meio metrão, Canide, Madalena e Espinho com boas ondas de metrinho ou maiores.

    Domingo: Tamanho e período da ondulação a caírem bastante, até 1m com 11 segundos, mas praticamente sem vento durante todo o dia. Prevemos boas condições nas mesmas praias que sábado, apesar do mar estar mais pequeno.

    Segunda: Nem o cinzento do céu irá tirar a alegria de offshore logo pela manhã em praticamente toda a costa norte, com os mesmos destaques de sábado a servirem novamente de referência, ligeiramente mais pequenos que domingo mas a rolarem com uma brisa oriunda de leste.

    CENTRO

    Sábado: Dia complicado no que toca a descobrir boas ondas na zona centro do país, com muito vento norte previsto para praticamente todo o dia a baralhar as contas e a formar ondas entre 1,5m a 2,m a norte do Cabo Raso e a rondar 1m na Costa de Caparica. Destaque para offshore na Linha de Cascais/Estoril, com ondas a rondar os 0,5m desde Carcavelos ao Estoril, sempre na melhor maré. Supertubos e Cabedelo na Figueira da Foz, também com boas ondas até 1,5m. Praia do Norte na Nazaré, poderá ultrapassar os 4/5 metros. Bom para Kite e Windsurf nos spots habituais.

    Domingo: Vento a acalmar desde sábado, mas ainda assim a prejudicar sorrateiramente as condições de bom surf para este domingo. Destaque para algumas ondas até 1m pelas praias da Margem Sul e Linha de Cascais/Estoril, Supertubos a bombar a rondar entre 1m a 1,5m e praias com pontão e beach-breaks da Figueira da Foz, Lavos, Aveiro e Ovar, com condições razoáveis e ondas até 1m de altura. Nazaré a chegar aos 3m.

    Segunda: Melhores condições logo pela manhã, sem vento e ondas na ordem dos 0,5m na praia das Bicas (Meco), Fonte da Telha com destaque para a Costa de Caparica, maior e mais consistente. Mais pequeno, surfável e offshore na Linha de Cascais/Estoril, com destaque para as marrecas em Carcavelos e algumas mais longas por São Pedro do Estoril. Ondas acima de 1m, desordenadas pelo vento, pelas praias de Cascais e Sintra, com destaque para Guincho, Praia Grande e Praia Pequena. Bom dia de surf em todos os spots da Ericeira e região envolvente, com ondas a rondar 1m e destaque para o período a rondar a hora de almoço, com vento leste, que se mantém extensível até ao norte do país. Praia Azul, Santa Cruz e Areia Branca também a funcionarem bem, mas a rondar os 1,5m. Em Supertubos, na melhor maré, ondas de cerca de 1m com vento offshore praticamente todo o dia, bem como no Baleal e Lagido. Nazaré a formar ondas até 2/3m, logo, a merecer um surf check dos mais corajosos. Boas condições desde as praias envolventes à Figueira da Foz, com destaque para o Cabedelo offshore até 1m, com Aveiro e Ovar a oferecerem também excelentes condições, com destaque para o metrão na Vagueira e meio metrão na Praia da Barra.

    SUL

    Sábado: Dia um pouco cinzento e com muito vento previsto para a tarde. Vai ser somente no período da manhã, praticamente sem vento, que se irão encontrar as melhores condições para boas sessões de surf durante este sábado. Ondulação de NO a entrar desde madrugada com 14 segundos de período e 1.7m de altura a subir até aos 2.1m ao longo do dia, a originar ondas surfáveis entre 1m a 1,5m em praticamente toda a Costa Alentejana e Vicentina, mas flat na Costa Sul. Destaque para  as praias do Castelejo, Amado, Carrapateira, Arrifana, Malhão, Aivados e Vieirinha na ordem de 1m, maior na Amoreira, Odeceixe e Zambujeira do Mar. São Torpes também com ondas mas a rondar o meio metrinho. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    Domingo: Ainda com algum vento durante o dia, destacamos os mesmos spots de sábado, ligeiramente mais pequenos.

    Dia de surf pequeno pela região sul do país com as ondas maiores do dia a chegarem até 1m pelas praias mais expostas ao flat como Amado, Arrifana, Amoreira, Mte. Clérigo, Odeceixe e Zambujeira do Mar. Mais pequeno, na ordem dos 0,5m, nas restantes praias da Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para o período da manhã praticamente sem vento e para o período da tarde com mais período de ondulação, até 13 segundos.

    Tenham um bom fim de semana, com boas ondas, bons ventos e melhores momentos! Divirtam-se e claro, respeitem sempre o mar ;)

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • swell
  • outubro
  • outono
  • surf
  • bodyboard
  • praias
  • offshore
  • Portugal
  • report
  • report ondas
pub
similar News
similar
maio 24
Sunny Garcia está a dar sinais de recuperação
maio 23
Praia dos Coxos com uso limitado na época balnear
maio 23
Incêndio destrói bar na praia de Santo Amaro de Oeiras
maio 23
2ª edição da Regata de Portugal no Terminal de Cruzeiros de Lisboa
maio 23
Portugueses em destaque no arranque do EuroSurf Adaptive 2019
maio 23
Afinal, o verão poderá não ter temperaturas anormais
maio 23
Sexta-feira é dia de greve pelo clima!