Homepage

  • Beachcam Spot Report* 29 e 30 de Outubro
    28 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Último fim de semana do mês a despedir-se com lestada offshore em praticamente toda a Costa Portuguesa! Vamos ao surf?
  • Têm sido semanas e dias fantásticos no que toca a bom surf por esse Portugal fora durante este mês de Outubro. Foram sessões XXL, ondas grandes, ondas residuais e até marrecas perfeitas para soul surf por picos normalmente mais adormecidos, condições essas que têm feito a delícia dos surfistas que por cá passam. Este fim de semana as coisas vão acalmar, mas não morrer. Vamos descobrir onde e quando as apanhar?

    NORTE

    Sábado: Apesar do vento leste a originar offshore até ao principio da tarde, ondulação a baralhar as contas e a manter-se nos 0,8m de ONO com 11 segundos de período. Poucas serão as oportunidades de surf consistente para este sábado, com destaque apenas para o meio metrinho a Norte da Baía de Espinho bem como nas praias acima de Leça da Palmeira até Moledo. Destaque também para o meio metrão em Leça da Palmeira.

    Domingo: Com as mesmas direções de vento favoráveis de sábado, novo fôlego na ondulação com um aumento até aos 1.3m ao longo do dia e o período a estabilizar-se nos 15 segundos. Prevêem-se boas ondas entre os 0,5m até 1m por Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira. Matosinhos a funcionar na melhor maré até 0,5m. Canide, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas de cerca de 0,5m, para cima. 

    CENTRO

    Sábado: Festival de marrecas por toda a Costa Centro do país com surf em ondas a rondar os 0,5m a Norte do Cabo Raso, com Guincho e Praia Grande com mais força e vento leste favorável ao offshore. Ondas dentro da mesma medida e também afetadas pelo vento, mais a Norte, pela região da Ericeira, Santa Cruz, Peniche, Nazaré, Figueira da Foz, Aveiro e Ovar. Picos da Foz do Arelho, Nazaré e São Pedro de Moel a rondar 1m de altura. Melhores ondas sempre na melhor maré e nas praias mais expostas à ondulação.

    Domingo: Ondulação a entrar estável durante praticamente todo o dia com 1.2m de altura e orientada de ONO agora com 14 segundos de período. Brisa ligeira a soprar de este durante praticamente todo o dia. Boas ondas pela Costa de Caparica, na ordem dos 0,5m pelos pontões e praias da mesma. Linha de Cascais/Estoril com surf muito pequeno até 0,5m na melhor maré em São Pedro do Estoril e Carcavelos. Mais a Norte, Guincho e Praia Grande até 1m. Ericeira também com bom surf a rondar os 0,5m e um pouco maior mas com igual qualidade pelos spots de toda a Costa Oeste com destaque para região de Santa Cruz, Peniche e Figueira da Foz. Aveiro e Ovar com ondas a rondar os 0,5m, para cima. Outro destaque do dia para o metrão ou maior nos beach breaks da Foz do Arelho, São Pedro do Moel e claro, maior ainda na Nazaré.

    SUL

    Sábado: Dia algo condicionado no que toca a encontrar boas condições para surf pela região sul do país, apesar do vento leste favorável a offshore pela Costa Alentejana e Vicentina. Esperamos apenas ondas, na ordem dos 0,5m, pelas praias de Milfontes, Malhão, Aivados, mais pequeno pela Oliveirinha e São Torpes e ligeiramente maior desde o Cabo de Sines até à Comporta. Sorte diferente para a Costa Sul do Algarve, afetada pelo sueste e com ondas para cima dos 0,5m em praticamente todas as praias desde Sagres até Tavira, mais pequeno até Vila Real de Santo António. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Domingo: Novo impulso na ondulação a permitir ondas razoáveis perto de 1m de altura com offshore matinal em praticamente todos os spots mais expostos da Costa Vicentina e SW Alentejano como Amado, Amoreira, Odeceixe, Zambujeira do Mar, Malhão e Aivados. Mais pequeno mas com qualidade nas praias do Castelejo, Carrapateira, Arrifana, Vale dos Homens, Spots de V.N. Milfontes e Porto Covo. Algumas ondas surfáveis dentro das mesmas medidas desde Sines até à Comporta. Mais a sul, na costa sul algarvia, mesmo cenário que no sábado mas ligeiramente mais pequeno.

    Tenham um bom fim de semana com boas ondas, bons ventos e bons momentos

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • outubro
  • surf
  • ondas
  • swell
  • Ondulação
  • fim de semana
  • portugal
  • bodyboard
  • praia
  • Previsão Surf
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos