Homepage

  • Beachcam Spot Report* 22 23 e 24 de Outubro
    21 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Vem aí um swell do tamanho XXL... mas antes disso, vai haver surf para todos!
  • Esperava-se muito desta semana em termos de ondas, mas infelizmente o swell não se comportou como previsto e as condições clássicas não chegaram a todos os picos... Mas andaram lá perto! Foi definitivamente uma semana de se encher a barriga com boas condições por aqui ou por ali em todos os dias da semana. Fim de semana diferente no que toca a bom surf, com um swell XXL a caminho e muitos imbróglios pela frente...

    NORTE

    Sábado: Ondulação orientada a ONO com 1.6m de altura e 15 segundos de período a permitir algum surf por essa Costa Norte fora. Vento leste a formar offshore pela manhã e boas ondas na ordem de 1m de altura, com sets maiores, em Moledo, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Ofir, Aguçadoura, Azurara e Leça da Palmeira com Canidelo e Espinho um pouco mais pequenos. Matosinhos com ondas na ordem dos 0,5m, para cima. Algum vento da parte da tarde, bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Domingo: Duas ondulações a entrarem costa adentro, uma de manhã orientada a SO com 8 segundos de período e 2m de altura e outra pela tarde, agora vinda de ONO com 4.2m de altura e 15 segundos de período. Esperamos ondas XXL na ordem dos 3,5m de altura nas praias mais expostas da Costa Norte pela tarde, sempre em condições dificílimas e extremas, não aconselhamos ir ao mar.

    Segunda feira: Com as réstias da ondulação XXL a prevalecerem até ao inicio da tarde, esperamos um período offshore depois de almoço até ao final do dia, em ondas de cerca de 2,5m, para cima, nos mesmos destaques de Sábado, com Matosinhos até 1,5m. 

    CENTRO

    Sábado: Somente o período da manhã, com menos vento, dará qualquer coisa em matéria de surf com formação de algumas ondas por essa costa centro. Ondas a rondar os 0,5m nas praias do Meco e Fonte da Telha com os beachbreaks e pontões da Caparica até 1m. Maior e algo desordenado pelo Guincho e Praia Grande, com ondas a rondar os 1,5m de altura. Ericeira com ondas consistentes de cerca de 1,5m nos sets maiores. Praia Azul, picos de Santa Cruz, Santa Rita, Lourinhã e Consolação, tudo com 2m. Destaque para a região de Peniche, com Supertubos chegar a rondar 1m de altura e maior a norte do Lagido. Figueira da Foz também com ondas, mas ligeiramente maior. Região Centro Norte com ondas até 1,5m, pelas zonas de Aveiro e Ovar. Muito vento a partir da tarde, bom para Kite e Windsurf nos locais habituais. 

    Domingo: Contas difíceis no que toca a encontrar bom surf. Muito vento esperado, soprando de Sudoeste e com duas ondulações entrarem ao longo do dia, esperam-se más condições para surf.

    Segunda feira: Dia muito agitado junto à orla marinha, com o vento vindo de Sul a soprar intensamente e ondulação XXL oriunda de ONO com 4.5m de altura e 15 segundos de período a manter-se ao longo do dia e formar ondas em mar desordenado de cerca de 3m de altura. Apesar de onshore, sugerimos um surf check pela Linha, com Caxias, Paço de Arcos, Santo Amaro e Torre com ondas entre os 0,5m e os 1,5m de altura, sempre maior mais a norte. Carcavelos e São Pedro a rondar os 2m. Sesimbra a merecer também um surf check em ondas de cerca de 1,5mPraia do Norte, na Nazaré, a receber o swell com vento sideoffshore e ondas de cerca de 10m de altura, bom para os profissionais de ondas grandes.

    SUL

    Sábado: Com a ondulação algo inclinada a norte, com 15 segundos de período e a aumentar de tamanho ao longo do dia (1.4m de altura até 2.1m) esperamos ondas de cerca de 1m a 1,5m para este sábado na Costa Alentejana e Vicentina com boas notícias também para a Costa Sul Algarvia, com ondas a rondar o meio metro, para cima, desde Sagres a Tavira. Infelizmente o vento irá soprar forte de SO, mas com menos intensidade logo pelo raiar do dia. Dia cinzento, com alguma chuva e pouco surf em condições. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo: Ondulação agora a entrar de oeste mas com apenas 8 segundos de período e a subir de 2.2m para 3.8 ao final do dia a formar ondas até 2m, para cima, na Costa Alentejana e Vicentina. Vento a soprar de Oeste a originar onshore e a dificultar as contas de bom surf. Infelizmente não prevemos surf em condições nesta região para este domingo, com excepção para a Costa Sul, a rondar 0,5m.

    Segunda feira: Muito vento previsto a acompanhar a chegada de ondulação XXL à nossa costa portuguesa, com 4.8m de altura e 15 segundos de período. Ondas de cerca de 3m por essa costa fora, muito perigoso para ir para dentro de água. Surf apenas na Costa Sul, com ondas até 1m de altura, pelos picos entre a Praia da Luz e Tavira.

    Tenham um bom fim de semana, com boas surfadas, boas ondas e muito cuidado com o mar!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • outubro
  • Outono
  • ondas
  • swell
  • Previsão Surf
  • surf
  • bodyboard
  • Ondulação
  • Previsão Ondas
  • norte
  • sul
  • centro
  • oeste
  • portugal
  • fim de semana
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos