Homepage

  • Beachcam Spot Report* 17 a 21 de Outubro
    17 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Com os campeonatos de surf à porta do nosso país, vem aí uma semana daquelas... De se surfar e chorar por mais!
  • Finalmente vêm aí condições ideais por todas as regiões da Costa Oeste do nosso país. Com as résteas do furacão Nicole a entrarem costa adentro, esperamos uma semana de bom surf, com boas ondas, bons ventos a originarem offshore e claro... Muita ação na água! Vamos lá então ao que interessa:

    NORTE

    Segunda feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais. 

    Terça feira: Com o vento a soprar de leste durante praticamente toda a manhã, o dia pela Costa Norte vai ser de algumas sessões, com não muitas condições favoráveis à prática de surf. Destaque para o período da manhã com ondas a rondar 1m de altura pelas praias a norte de Leça da Palmeira até Moledo, com Leça da Palmeira um pouco maior e Espinho a rondar o meio metrão e ainda para o final de tarde nas praias entre Leça e Espinho, com menos vento e ondas até 1,5m, com excepção de Matosinhos, até 0,5m. Alguns pingos previstos para depois de almoço. Devido à orientação da ondulação, OSO, esperam-se algumas ondas a sul de Matosinhos e nos picos a Norte de Espinho.

    Quarta feira: Nova ondulação de Oeste a entrar desde madrugada e a originar uma lufada de ar fresco no que toca a ondas consistentes. Esperamos boas ondas em praticamente toda a costa Norte de Portugal, até 1,5m nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praias de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e especial destaque para Leça da Palmeira um pouco maior. Matosinhos a funcionar com metrão, Canide, Madalena e Espinho com boas ondas de metro a metro e meio nos sets.

    Quinta feira e Sexta feira: Dias muito semelhantes no que toca às condições para surfar, com boas ondas de cerca de 1,5m, com sets maiores, por quase todas as praias da região Norte. Destaque para os mesmos picos de quarta feira, mas agora ligeiramente maiores. O único entrave vai apenas para a direcção do vento, que irá soprar fraco, mas com as direcções indesejadas.

    CENTRO

    Segunda feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Com um período de cerca de 8 segundos ao longo do dia e uma ondulção orientada de OSO com 1.6m, esperamos condições mínimas para surf, com ondas a rondar o metro e meio a norte do Cabo Raso, a roçar o metrinho na Linha de Cascais e metrão pelas praias a Sul do Tejo. Quase todos os spots com sessões calmas, com poucas ondas mas algum tamanho por essa costa fora. Destaque especial para o período da manhã, com brisa leste a permitir offshore em muitas praias. Praias de Cascais, Sintra, Ericeira, Santa Cruz, Peniche, Figueira da Foz e região Centro Norte com boas ondas até 1,5m, maior na Nazaré até 4/5m e São Pedro do Moel a chegar aos 2,5m. Cabedelo e Supertubos a merecer um surf check especial.

    Quarta feira: Melhor dia da semana, pelo menos nas previsões! Bons ventos leste previstos para este dia a formarem offshore até à tarde com a ondulação a entrar com 18 segundos de período oriunda de Oeste. Boas ondas de cerca de 1m pelas praias da Foz e Bicas com Fonte da Telha a funcionar em condições muito similares. Toda a Costa de Caparica com ondas até 1,5m nos sets maiores, desde as praias aos pontões, passando pela famosa Cova do Vapor. Picos na Linha de Oeiras/Estoril/Cascais com ondas marrecas a chegar perto dos 0,5m. Guincho com ondas desordenadas a rondar o metro e meio, tamanho similar mas menos vento na Praia Grande com os picos até à Ericeira a funcionarem provavelmente dentro das mesmas medidas. Excelente dia de surf na região da Ericeira, desde São Julião, passando pela baía dos Coxos, Ribeira D'Ilhas e Pedra Branca com ondas até 1,5m. Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca também a apresentarem surf de algum nível, com ondas ligeiramente maiores e mais desordenadas. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes desde 1m a 1,5m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 2m ou maior, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte a rondar os 5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 1m. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas e alinhadas.

    Quinta feira e Sexta feira: Apenas com a diferença de quinta estar maior que sexta e a orientação dos ventos variar, nortada na quinta com destaque para a brisa leste de sexta feira, dias bastantes bons no que toca a surfar. Ligeira subida na ondulação em relação a quarta feira a adicionar alguns cm's ao tamanho de ondas na praia. Mesmo spots a funcionarem sobre boas condições e idênticas a quarta.

    SUL

    Segunda feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Brisa de ENE a originar período sideoffshore logo pela manhã, com a ondulação a entrar de oeste desde a tarde de segunda e a formar ondas de cerca de 1,5m por toda a Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para praticamente todas as praias durante o período da manhã na península de Sagres, a rondar 1,5m, em Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana e Monte Clérigo com Amoreira e Odeceixe maiores. Zambujeira do Mar a chegar aos 2m e Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados e Vieirinha com metrinho, São Torpes até 1,5m, com sets um pouco maiores. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar na melhor maré, com cerca de metrão. 

    Quarta feira: Dia muito idêntico a terça feira, com os mesmos destaques a servirem de referência mas com nova ondulação de Oeste a entrar, agora com 16 segundos de período. Manhã em destaque, com período offshore devido à brisa leste até ao início da tarde 

    Quinta feira e Sexta feira: Ondulação a cair ligeiramente e a rodar um pouco mais a Norte até sexta, a retirar algum tamanho às ondas na praia, com os ventos a rodarem e a soprar desfavoravelmente para reunir boas condições. Mesmo assim ondas por todos os spots mencionados anteriormente, apesar de mais pequenas que nos dias anteriores.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Outubro
  • Outono
  • Ericeira
  • Lisboa
  • Porto
  • Offshore
  • Peniche
  • surf
  • surf spot
  • spot report
  • bodyboard
  • swell
  • Ondulação
  • nicole
  • Supertubos
  • WCT
  • portugal
  • algarve
  • alentejo
  • oeste
pub
similar News
similar
agosto 03
Surf Clube de Viana dinamiza voluntariado jovem europeu
julho 31
Estações Náuticas do Centro: Do surf no Baleal à canoagem na ria de Aveiro (FOTOS)
julho 31
Banhos novamente autorizados nas praias de Santo António e Monte Gordo
agosto 03
Zmar disponibiliza para venda casas de madeira com piscina privativa
agosto 02
Alerta de tubarão fez hastear bandeira vermelha em 3 praias de Tavira
agosto 01
Decididos finalistas do Allianz Sintra Pro com surpresas à mistura
agosto 02
Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro dominam na Praia Grande
pub