Homepage

  • Beachcam Spot Report* 15 16 e 17 de Outubro
    14 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Melhores condições a caminho da nossa costa portuguesa com os próximos dias a serem promissores em matéria de ondas!
  • O Outono já se instalou de vez e com ele veio o frio, vento e claro... as boas ondas! Num fim de semana repleto de boas sessões de norte a sul do país, com a probabilidade de muitos picos estarem a rondar o clássico... Não percam muito tempo com indecisões e aproveitem o que de melhor a natureza tem para vos dar! Vamos ver onde entrar?

    NORTE

    Sábado: Vento a soprar intensamente de sul durante praticamente todo o dia pela Costa Norte a dificultar as contas de boas sessões, com condições pouco favoráveis à prática de surf. Destaque para o período da manhã com ondas a rondar 1m de altura pelas praias a norte de Leça da Palmeira até Moledo, com Leça da Palmeira um pouco maior e Espinho a rondar o meio metrão e ainda para o final de tarde nas praias entre Leça e Espinho, com menos vento e ondas até 1,5m, com excepção de Matosinhos, até 0,5m. Alguns pingos previstos para depois de almoço.

    Domingo: Com melhores condições do que sábado e o vento a rodar mais para sueste a originar sideoffshore, esperamos boas ondas em praticamente toda a costa Norte de Portugal, de cerca de 1,5m nos sets maiores nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praias de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e especial destaque para Leça da Palmeira. Matosinhos a funcionar com meio metrão, Canide, Madalena e Espinho com boas ondas de metrinho a metrão, nos sets maiores

    Segunda feira: Nem o céu cinzento previsto para praticamente todo o dia, nos tirará a alegria das condições alinhadas para um bom dia de surf com o mar muito divertido e perfeitinho devido ao vento leste a soprar durante toda a manhã a formar offshore matinal. Com o dia a dar para o clássico, destacamos os mesmos spots que domingo, apesar de ligeiramente mais pequenos e... mais perfeitos! 

    CENTRO

    Sábado: Algum vento Sul previsto para praticamente todo o dia, será um sábado de contas difíceis no que toca a encontrar boas sessões para surfar. Mesmo assim, destaque para o raiar e final do dia, que serão os períodos com menos vento. Ondas mais pequenas de manhã a subirem até 1,5m com sets maiores um pouco por todas as praias mais expostas a norte do Cabo Raso e mais pequenas, até 1m, pelas praias da margem sul. Alguma chuva durante a tarde. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo: Com a lua cheia e muita nuvem no céu a afastar os com menos vontade de sair da cama para um bom dia de surf. Consequentemente, boas notícias para todos aqueles que saiam de casa à procura das melhores sessões do fim de semana. Boas ondas de cerca de 0,5m pelas praias da Foz e Bicas com Fonte da Telha a funcionar em condições muito semelhantes. Destaque para toda a Costa de Caparica com ondas até 1,5m nos sets maiores, desde as praias aos pontões e claro, Cova do Vapor. Picos na Linha de Oeiras/Estoril/Cascais com ondas marrecas a chegar perto dos 0,5m. Guincho com algum vento e ondas desordenadas até 2m, tamanho similar mas menos vento na Praia Grande com os picos até à Ericeira a funcionarem a rondar 1,5m. Excelente dia de surf na região da Ericeira, desde São Julião, passando pela baía dos Coxos e Ribeira D'Ilhas com ondas até 1,5m. Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca também a apresentarem surf de algum nível, com ondas até 1,5m mais desordenadas. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes desde 1m a 1,5m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 2m ou maior, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte a rondar os 6m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 1m. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas e alinhadas.

    Segunda feira: Apesar da descida gradual de ondulação ao longo do dia até aos 1.3m e ligeiro declive mais para norte a tirar tamanho às ondas previstas na praia, bons ventos leste se esperam para esta segunda com um grande período de offshore matinal até à hora de almoço pelas praias até ao Canhão da Nazaré, que a norte irá aguentar o offshore tarde dentro, até ao final do dia.

    SUL

    Sábado: Dia a começar da melhor maneira possível, com brisa de leste a originar período offshore e nova ondulação a entrar desde madrugada a formar ondas de cerca de 1m por toda a Costa Alentejana e Vicentina, com excepção à Costa Sul que irá estar flat. Destaque para praticamente todas as praias durante o período da manhã na península de Sagres, a rondar 1m, em Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana e Monte Clérigo com Amoreira e Odeceixe maiores. Zambujeira do Mar a chegar aos 1,5m e Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados e Vieirinha com metrinho, São Torpes até 0,5m. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar na melhor maré, com cerca de meio metrão. 

    Domingo: Com melhores condições para surf do que no sábado e com a ligeira subida no tamanho de ondulação, apenas se irá sentir um pequeno aumento no tamanho das ondas na praia, com mais alguns cm's nos sets, devido ao swell estar a entrar cada vez mais de NO. Destacamos os mesmos spots que sábado. 

    Segunda feira: Apesar da pequena caída de ondulação, a retirar alguns cm's às ondas na praia, esperam-se novamente boas condições para a prática de surf em praticamente todos os picos da Costa Alentejana e Vicentina com os destaques do fim de semana a servirem novamente de referência, mas ligeiramente mais pequenos.

    Preparados para o que aí vem? Com boas ondas a caminho, desejamos-vos um bom fim de semana, cheio de diversão! 

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Report
  • outubro
  • Outono
  • Surf Spots
  • surf
  • onde surfar
  • spots
  • bodyboard
  • ondas
  • swell
  • Previsão
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • Peniche
  • nazaré
  • vento
  • Portugal
pub
similar News
similar
outubro 28
Espanha cancela provas do nacional de surf devido à pandemia
outubro 28
Encontrei um animal marinho arrojado na praia. O que devo fazer?
outubro 27
O Canhão da Nazaré vai voltar à carga: Swell gigante a chegar
outubro 28
Previsão de agitação marítima forte coloca 7 distritos sob aviso laranja
outubro 28
Segunda edição do Nazare Tow Surfing Challenge já tem data marcada
outubro 28
26 provas de que o melhor John John Florence está de volta
outubro 27
Anualmente, quase 230 mil toneladas de plástico são deitadas no Mediterrâneo
pub