Homepage

  • Beachcam Spot Report* 15 16 e 17 de Outubro
    14 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Melhores condições a caminho da nossa costa portuguesa com os próximos dias a serem promissores em matéria de ondas!
  • O Outono já se instalou de vez e com ele veio o frio, vento e claro... as boas ondas! Num fim de semana repleto de boas sessões de norte a sul do país, com a probabilidade de muitos picos estarem a rondar o clássico... Não percam muito tempo com indecisões e aproveitem o que de melhor a natureza tem para vos dar! Vamos ver onde entrar?

    NORTE

    Sábado: Vento a soprar intensamente de sul durante praticamente todo o dia pela Costa Norte a dificultar as contas de boas sessões, com condições pouco favoráveis à prática de surf. Destaque para o período da manhã com ondas a rondar 1m de altura pelas praias a norte de Leça da Palmeira até Moledo, com Leça da Palmeira um pouco maior e Espinho a rondar o meio metrão e ainda para o final de tarde nas praias entre Leça e Espinho, com menos vento e ondas até 1,5m, com excepção de Matosinhos, até 0,5m. Alguns pingos previstos para depois de almoço.

    Domingo: Com melhores condições do que sábado e o vento a rodar mais para sueste a originar sideoffshore, esperamos boas ondas em praticamente toda a costa Norte de Portugal, de cerca de 1,5m nos sets maiores nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praias de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e especial destaque para Leça da Palmeira. Matosinhos a funcionar com meio metrão, Canide, Madalena e Espinho com boas ondas de metrinho a metrão, nos sets maiores

    Segunda feira: Nem o céu cinzento previsto para praticamente todo o dia, nos tirará a alegria das condições alinhadas para um bom dia de surf com o mar muito divertido e perfeitinho devido ao vento leste a soprar durante toda a manhã a formar offshore matinal. Com o dia a dar para o clássico, destacamos os mesmos spots que domingo, apesar de ligeiramente mais pequenos e... mais perfeitos! 

    CENTRO

    Sábado: Algum vento Sul previsto para praticamente todo o dia, será um sábado de contas difíceis no que toca a encontrar boas sessões para surfar. Mesmo assim, destaque para o raiar e final do dia, que serão os períodos com menos vento. Ondas mais pequenas de manhã a subirem até 1,5m com sets maiores um pouco por todas as praias mais expostas a norte do Cabo Raso e mais pequenas, até 1m, pelas praias da margem sul. Alguma chuva durante a tarde. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo: Com a lua cheia e muita nuvem no céu a afastar os com menos vontade de sair da cama para um bom dia de surf. Consequentemente, boas notícias para todos aqueles que saiam de casa à procura das melhores sessões do fim de semana. Boas ondas de cerca de 0,5m pelas praias da Foz e Bicas com Fonte da Telha a funcionar em condições muito semelhantes. Destaque para toda a Costa de Caparica com ondas até 1,5m nos sets maiores, desde as praias aos pontões e claro, Cova do Vapor. Picos na Linha de Oeiras/Estoril/Cascais com ondas marrecas a chegar perto dos 0,5m. Guincho com algum vento e ondas desordenadas até 2m, tamanho similar mas menos vento na Praia Grande com os picos até à Ericeira a funcionarem a rondar 1,5m. Excelente dia de surf na região da Ericeira, desde São Julião, passando pela baía dos Coxos e Ribeira D'Ilhas com ondas até 1,5m. Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca também a apresentarem surf de algum nível, com ondas até 1,5m mais desordenadas. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes desde 1m a 1,5m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 2m ou maior, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte a rondar os 6m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 1m. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas e alinhadas.

    Segunda feira: Apesar da descida gradual de ondulação ao longo do dia até aos 1.3m e ligeiro declive mais para norte a tirar tamanho às ondas previstas na praia, bons ventos leste se esperam para esta segunda com um grande período de offshore matinal até à hora de almoço pelas praias até ao Canhão da Nazaré, que a norte irá aguentar o offshore tarde dentro, até ao final do dia.

    SUL

    Sábado: Dia a começar da melhor maneira possível, com brisa de leste a originar período offshore e nova ondulação a entrar desde madrugada a formar ondas de cerca de 1m por toda a Costa Alentejana e Vicentina, com excepção à Costa Sul que irá estar flat. Destaque para praticamente todas as praias durante o período da manhã na península de Sagres, a rondar 1m, em Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana e Monte Clérigo com Amoreira e Odeceixe maiores. Zambujeira do Mar a chegar aos 1,5m e Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados e Vieirinha com metrinho, São Torpes até 0,5m. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar na melhor maré, com cerca de meio metrão. 

    Domingo: Com melhores condições para surf do que no sábado e com a ligeira subida no tamanho de ondulação, apenas se irá sentir um pequeno aumento no tamanho das ondas na praia, com mais alguns cm's nos sets, devido ao swell estar a entrar cada vez mais de NO. Destacamos os mesmos spots que sábado. 

    Segunda feira: Apesar da pequena caída de ondulação, a retirar alguns cm's às ondas na praia, esperam-se novamente boas condições para a prática de surf em praticamente todos os picos da Costa Alentejana e Vicentina com os destaques do fim de semana a servirem novamente de referência, mas ligeiramente mais pequenos.

    Preparados para o que aí vem? Com boas ondas a caminho, desejamos-vos um bom fim de semana, cheio de diversão! 

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Report
  • outubro
  • Outono
  • Surf Spots
  • surf
  • onde surfar
  • spots
  • bodyboard
  • ondas
  • swell
  • Previsão
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • Peniche
  • nazaré
  • vento
  • Portugal
pub
similar News
similar
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera
janeiro 21
Portugueses desenvolvem tecnologia para detetar lixo marinho
janeiro 21
Vila Real quer plantar um milhão de árvores em 2020
janeiro 21
China vai proibir os sacos de plástico nas principais cidades