Homepage

  • Beachcam Spot Report* 10 a 14 de Outubro
    10 outubro 2016
    arrow
    arrow
  • Não há nada que enganar, vão estar altas ondas esta semana e tu só tens que as apanhar! Descobre aqui onde e quando.
  • Semana atípica no que toca às condições do mar, com alguns dos dias a começarem praticamente flat e a acabarem com altas sessões de metro ou maior. Vão dar boas ondas, para todos! Venham descobrir as melhores ondas desta fresca e cinzenta semana de Outono...

    NORTE

    Segunda feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais. 

    Terça feira: Céu carregado para esta terça feira, com pouco surf à vista devido à falta de tamanho na ondulação e muito vento pela tarde a acompanhar a chegada do novo swell com 2m de altura e 15 segundos de período. Ondas de meio metrão, para cima, em quase todas as praias mais expostas da Costa Norte pela manhã, praticamente sem vento, com destaque para Leça da Palmeira a rondar o 1m e Espinho com 0,5m.

    Quarta feira: Ainda com muitas nuvens no céu, melhores condições esperadas para esta quarta feira pelo melhor período do dia, logo de manhã, sem vento, que hoje estará a soprar vindo de Sul. Ondas de cerca de 1,5m a 2m nos sets maiores nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e maior por Leça da Palmeira. Matosinhos a funcionar com metrinho, Canide, Madalena e Espinho com boas ondas de metro e meio ou maiores.

    Quinta feira: Melhor dia de surf da semana pela região norte, com vento leste a originar offshore desde manhã até perto da hora de almoço. Destacamos os mesmos spots de quarta, apesar de se encontrarem ligeiramente mais pequenos mas com vento favorável.

    Sexta feira: Com alguma Nortada a baralhar as contas de boas sessões, prevemos algumas ondas desordenadas pelo vento até 1m de altura pelas praias da região. Destaque para Espinho.

    CENTRO

    Segunda feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Com a ondulação em declínio desde segunda e com muito vento previsto para a tarde, não são esperadas boas condições para surf durante esta terça feira. Destaque apenas para o período da manhã, com ondas até 1m nas praias mais expostas como Guincho, Praia Grande, Ericeira, Santa Cruz, Peniche, Foz do Arelho, São Pedro de Moel, Figueira da Foz e Praia do Norte, na Nazaré, a chegar aos 2,5m de altura. Mar a subir para o final do dia.

    Quarta feira: Dia bastante cinzento mas a animar com a entrada de nova ondulação de ONO pela costa portuguesa adentro e a atingir o pico do período logo pela manhã, com 14 segundos e 2.1m de altura a subir até aos 2.7m ao longo do dia. Apesar da ligeira intensidade e direção do vento ser de Oeste (Onshore), ondas consistentes a rondar o 1m na Caparica, 0,5m pela Linha de Cascais / Estoril e até 2m nos spots mais expostos ao flat a Norte do Cabo Raso com Nazaré a rondar os 4m. Melhor pela região da Figueira da Foz, Aveiro e Ovar, com menos vento e ondas a rondar os 1,5m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Quinta feira: Ondulação a atingir o pico de tamanho durante a madrugada e a abrir logo o dia com umas belas bombocas. Esperamos ondas a rondarem o 1m, nas praias da Linha de Cascais/Estoril, com especial destaque para algumas ondas na Torre, maior em Carcavelos, Parede, São Pedro do Estoril, São João e picos no Mte. Estoril e Cascais. Meco, Fonte da Telha até 1m e praias e pontões na Costa de Caparica a rondar os 1,5m nos sets maiores, no período com menos vento. Ondas a rondar os 2m, desordenadas pelo vento, pelas praias de Cascais e Sintra, com destaque para Guincho, Praia Grande e Praia Pequena. Dia de surf também em todos os spots da Ericeira e região envolvente, com ondas a rondar os 2m por todo o lado com destaque para o período com menos vento. Praia Azul, Santa Cruz e Areia Branca também a funcionar ligeiramente maior. Em Supertubos, na melhor maré, ondas de cerca de 1,5m durante praticamente todo o dia, bem como no Baleal e Lagido. Nazaré a formar ondas até 5m, logo, a merecer um surf check dos mais corajosos. Boas condições pelas  praias da Figueira da Foz, com destaque para o Cabedelo com 2m. Aveiro e Ovar a oferecerem boas condições, com destaque para os 2m na Vagueira e metrão na Praia da Barra.

    Sexta feira: Mais um dia com ondas em praticamente todos os spots da região centro, com ondas na ordem dos 0,5m pelas praias a sul da Caparica, até 1m ou maiores pela Costa de Caparica, Ericeira, Peniche, Figueira da Foz, Aveiro e Ovar sempre a aumentar de diminuir de tamanho durante o dia. Guincho, Praia Grande e Santa Cruz com ondas na ordem dos 1,5m. Destaque para os spots mais abrigados ao vento e claro, Nazaré até 3m,  Subertubos e Cabedelo com ondas de 1m até 1,5m ao longo de praticamente todo o dia com vento favorável de Norte a originar offshore. Surf check pela manhãzinha na Linha de Cascais/Estoril, com Carcavelos e São Pedro a formarem boas marrecas até 0,5m de altura. Boas condições para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    SUL

    Segunda feira: Dia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Surf pequeno pela região sul do país, com a costa sul praticamente flat e as ondas maiores do dia a não chegarem até 1m nas praias mais expostas ao flat como Amado, Arrifana, Amoreira, Mte. Clérigo, Odeceixe e Zambujeira do Mar. Mais pequeno, na ordem dos 0,5m, nas restantes praias da Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para o período da manhã praticamente sem vento e para o período da tarde com a entrada de novo swell a merecer surf check ao final do dia..

    Quarta feira e Quinta feira: Dias bastante nublados e de contas difíceis no que toca a encontrar boas condições para surfar. Muito vento de oeste previsto durante praticamente todo o dia e a acompanhar a entrada de nova ondulação na quarta feira orientada de NO com 15 segundos de período e 2m de altura a subir até aos 2.6m ao longo do dia. Ondas agrestes a rondar os 2m pelas praias Alentejanas e da Costa Vicentina, mais pequeno a sueste de Sagres até à Praia da Luz. Subida até 2.9m para Quinta feira a originar ondas ligeiramente maiores durante o período da manhã, com menos vento. Destaque para as praias com menos vento na Costa Alentejana a rondar os 1,5m como o  Malhão, Aivados, Vieirinha, São Torpes muito mais pequeno e Zambujeira do Mar até 2m. Offshore nas praias entre Sagres e Lagos, com ondas entre os 1,5m e os 0,5m respectivamente. Bom para Kite e Windsurf.

    Sexta feira: Mais um dia de ondas surfáveis pela Costa Alentejana e Vicentina com destaque para o período da manhã, com menos vento e metrão pelas praias de Sagres, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo até 1m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente mais pequeno.

    Contas feitas, resta-nos desejar uma boa semana, com boas sessões, boas ondas, bons ventos e melhores momentos! Respeitem-se uns aos outros e claro, ao mar em primeiro lugar.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • Surf Spots
  • Previsão
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • portugal
  • onde surfar
  • Ondulação
  • swell
  • previsões
  • surf
  • bodyboard
  • ericeira
  • Peniche
  • cascais
  • Algarve
  • alentejo
  • lisboa
  • porto
  • nazaré
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos