Homepage
- Primeiro report do mês de Novembro algo animador para quem procura ondas. Vamos descobrir onde e quando?
-
-
Primeiros dias de Novembro muito ricos em matérias de ondas, com surf de Norte a Sul do país em condições que irão certamente agradar a todos! Vamos descobrir onde e quando?
NORTE
Terça feira: Com vento leste logo pela manhã e a manter-se até perto da hora de almoço, esperamos boas condições para surf com vento offshore e ondas na ordem de 1m nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno até 1m, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira. Matosinhos mais pequeno e Canide, Madalena e Espinho com boas ondas a rondar o metrinho.
Quarta feira: Descida significativa no tamanho de ondulação mas mesmo assim a permitir surf em ondas a rondar 0,5m em praticamente todos os destaques de terça, com excepção de Matosinhos, que irá estar flat.
Quinta feira: Dia idêntico a terça feira, com mais tamanho de ondas na praia mas com apenas 8 segundos de período.
Sexta feira: Dia muito idêntico a quarta feira no que toca ao tamanho das ondas na praia, mas agora com apenas 7 segundos de período.
CENTRO
Terça e Quarta feira: Com o vento a diminuir, a ondulação a perder alguns cm's e apenas um segundo no período de um dia para o outro, esperam-se condições mínimas para surf durante estes dois dias. Praias da Costa de Caparica com ondas até 1m e mais pequeno mas com qualidade desde o Meco à Fonte da Telha. Surf check pela Linha de Cascais/Estoril, com ondas de cerca de 0,5m. Arriba, Crismina, Guincho, Abano, Praia Grande e Pequena a ganharem qualidade em ondas de 1m, para cima. Spots mais abrigados e menos expostos, desde a Ericeira à Figueira, passando por Santa Cruz e Peniche, com ondas a rondar o 1m de altura. Bom surf novamente pela Figueira da Foz com destaque para Quiaios e Costa de Lavos a rondar 1m. Surf também pelas praias da zona de Mira, Ílhavo, Aveiro e Ovar com ondas até 1m. Foz do Arelho, São Pedro de Moel a chegar perto dos 2m e Praia do Norte até 4m.
Quinta feira: Nova orientação da ondulação, agora de Oeste, a vir animar os line ups desta região. Pena somente no que toca ao período que irá estar estabilizado nos 8 segundos. Ondas entre 1m até 1,5m em praticamente todos os picos da nossa costa. Destaque para Meco e Fonte da Telha, com boas ondas até 1m e Costa de Caparica (pontões e beach breaks) um pouco maior, a chegar aos 1,5m. Linha do Estoril e Cascais com ondas razoáveis a rondar também 1m de altura na melhor maré, pelas praias da Torre, Carcavelos, Parede, S. Pedro do Estoril e picos até Cascais. Sempre a aumentar durante o dia. Vento leste a originar um curto período de offshore durante a manhã. Nas praias circundantes do Guincho e Praia Grande, ondas a rondar os 2m de altura e para o dia clássico de surf pela região e praias da Ericeira com ondas a rondar os 1,5m. Surf a rondar os 2m pelos picos da Zona Oeste com destaque para a Praia Azul, Mexilhoeira e Caniçal, perto de Santa Cruz. Outro destaque para toda a região de Peniche e Figueira da Foz, em especial para Supertubos e Cabedelo com ondas clássicas a rondar os 1,5m de altura, praticamente onfire durante todo o dia. Praia do Norte, na Nazaré, a chegar até aos 4m de altura. Ondas mais desordenadas mas surfáveis, até 1,5m nos sets maiores, pelas praias da região de Aveiro e Ovar, com destaque para o metrinho offshore durante a manhã na Praia da Barra.
Sexta feira: Dia muito semelhante a quinta feira no que toca a ondas na praia, excepto uma ou outra excepção devido à ondulação ter rodado ligeiramente para OSO e diminuído o período para 7 segundos. Mesmos destaques de ontem a funcionar mas ligeiramente mais pequenos.
SUL
Terça e Quarta feira: Apenas duas diferenças de um dia para o outro, mais pequeno e menos ventoso na quarta mas condições e destaques muito semelhantes no que toca a surf para estes dois dias na região sul. Vento a soprar de ESE durante a manhã a virar para S durante a tarde em ondas a rondar 1m de altura em praticamente todas as praias da região de Sagres, Castelejo, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Monte Clérigo, Malhão, Aivados e ainda nas praias a norte de Sines até à Comporta. Maior pela Amoreira, Odeceixe e Zambujeira do Mar. Ainda com algumas réstias do swell de sueste, prevemos ondas a rondar 1m pelas praias desde Tavira a Sagres.
Quinta e Sexta feira: Apesar da ondulação estar a entrar de Oeste, pouca frequência de ondas se espera, devido ao baixo período previsto com apenas 8 segundos a descer para 6 na sexta. Esperamos ondas de cerca de 1m a 1,5m em quase todos os spots da Costa Alentejana e Vicentina como a península de Sagres, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana, Monte Clérigo, Amoreira e Odeceixe maiores, Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, Vieirinha e São Torpes mais pequeno, na ordem dos 0,5m. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar perto da melhor maré. Mais pequeno na sexta.
Tenham uma boa semana, com boas ondas, bons ventos e bons momentos! Divirtam-se e respeitem o mar ;)
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
