Homepage
- A ação não acontece apenas dentro de água, uma vez que a oferta cultural e de atividades relacionadas com o evento também será muita.
-
-
O “circo” está montado e os melhores surfistas do Mundo já chegaram ao nosso país. A partir desta terça-feira terá início o Meo Rip Curl Pro Portugal, a décima e penúltima etapa do World Tour 2016 e aquela altura do ano onde todos os caminhos vão dar a Peniche, estando as atenções da comunidade do surf nacional e internacional colocadas em Supertubos.
Serão duas semanas de muita ação e frenesim pela Capital da Onda. Ondulações não faltam e a ansiedade muito menos. Milhares de pessoas irão rumar até ao areal dos Super, naquela que é um dos maiores e mais entusiasmantes “estádios” naturais do país e do circuito.
Mas a ação não acontece apenas dentro de água, uma vez que a oferta cultural e de atividades relacionadas com o evento também será muita. Opções não falta a quem for a Peniche. Sobretudo, se o evento estiver parado e existir a necessidades de ocupar o tempo livre.
Esta sexta feira, o surfista português Tiago Pires irá esta na Ericeira, sua terra natal, para debater o futuro da exploração de gás e petróleo em portugal.
- Em Peniche não faltam escolas de surf. Quem quiser experimentar pela primeira vez a sensação de deslizar numa onda está no sítio certo. Assim como aqueles que não têm material e querem ir ao mar, também encontrarão facilmente sítio para o alugar.
- Ondas há em todos os cantos da península. Ondulação também há praticamente todo o ano. Vento… se estiver mau de um lado, estará em condições do outro. Por isso, para aqueles que têm o seu material, razões não faltam para ir à água. Até porque podem ter o bónus de se cruzarem com um pro numa qualquer sessão algures pela zona.
- Bares não faltam entre Peniche e o Baleal. Caso o tempo permite, os sunsets são das coisas mais imperdíveis que há na zona. E aí o Baleal é o sítio indicado para se assistir calmamente ao adeus do sol. Escolham uma das muitas esplanadas da praia que por ali há, peguem a vossa bebida e desfrutem. Até porque a essa hora muito provavelmente a competição já estará parada.
- Se quiserem sair de Peniche têm também opções incríveis à volta. A mais conhecida é Óbidos. Uma visita às muralhas do castelo e à bela vila é sempre algo obrigatório num roteiro pela zona. Aproveitem e provem a ginjinha local, assim como a pastelaria.
- Pastelaria tradicional da região também há em Peniche. Aventurem-se pelo meio da cidade e procurem os famosos “esses”, os “ossinhos” ou tantos e tantos outros doces. Mas depois vão surfar para queimar as calorias…
- Se quiserem queimar calorias de outra forma, podem pegar numa bicicleta e fazer um passeio pela península. Existe uma ciclo-via, que facilmente vos leva até ao Baleal, Supertubos ou ainda à parte norte, onde se situa o Cabo Carvoeiro.- Já que falamos na parte norte da península, essa é uma paragem obrigatória para quem gosta de apreciar paisagens. O Cabo Carvoeiro é um dos muitos pontos onde se podem aventurar. Mas também podem ir até à Papoa, célebre praia de ondas grandes. Quem tem animais de estimação também já encontra uma praia na zona que lhes é destinada.
- Do outro lado encontra-se a Consolação, outro dos pontos de interessa da península. Por lá podem encontrar ondas de bastante qualidade e também belas paisagens. E têm o bónus de ter por lá os melhores “spots” de frutos secos e afins…
- Golfe ou ténis são outros dos desportos muito praticados na região. Caso sejam entusiastas destas modalidades podem sempre aventurar-se nos campos que existem pela zona.
- A gastronomia local vive bastante à base do mar e isso já diz bem da qualidade que podem encontrar pela região. Oferta não falta e os restaurantes multiplicam-se, sobretudo na zona do centro. Há bastante variedade e também qualidade. Um dos ex-líbris é a “Tasca do Joel”.
Bem, agora que já conhecem um pouco mais da cultura local, vem a parte que a comunidade adora. Por estes dias, em Peniche vai haver de tudo. Concertos, sessões de autógrafos, filmes, festas. Tudo, mesmo tudo. Aqui fica uma resenha de tudo o que vai acontecer em paralelo ao campeonato.
- O SAL | Surf Film At Lisbon Festival vai marcar presença durante o campeonato e irão acontecer várias sessões cinematográficas entre 20 e 22 de outubro em vários espaços locais. O Bar da Praia, a Loja da Rip Curl, o Surfers Lodge, a Hangfive e o Auditório da Escola Superior de Tecnologias do Mar serão palco das sessões. Mas no campeonato haverá filmes todos os dias.
- Festas Corona serão diárias e prometem não deixar ninguém desidratado. Estas acontecem em dois locais por dia. Numa primeira fase do final da tarde até ao início da noite e depois madrugada dentro. Os locais são rotativos e vão desde o Bar Danau até ao Bar do Bruno, passando por grande parte dos locais noturnos da península.
- A oferta musical também é bastante, sendo que em quase todos os dias existirão Dj’s a animar as festas pelos bares de Peniche. O próximo fim-de-semana será aquele em que a oferta é mais diversificada, mas enquanto o campeonato a festa faz-se diariamente. É uma questão de procurarem pelos bares o som mais do vosso agrado.
- Também existirão várias exposições a decorrer durante o evento. “Riding the Wave”, “Êxtase Salgado” ou “BeautifulPM” são apenas algumas das opções existentes por estes dias na região.
- Na praia encontrarão inúmeras atividades, onde as várias marcas patrocinadoras do evento estarão a oferecer brindes ou mesmo experiências diversificadas. Surfskate, Slackline, Degustação de Piadinas, Softboard, Apresentações de livros, Bodysurf, Showcooking ou sessões sobre projetos fazem parte da alargada oferta.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
