Homepage

  • Viana do Castelo recebeu “a melhor prova do ano”
    27 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Tó Mané
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A competição ao mais alto nível entre as estrelas mundiais da modalidade em ondas de qualidade world Tour marcaram esta excelente prova vianense.
  • O sul-africano Iain Campbell e o júnior brasileiro Matheus Bastos foram os grandes vencedores do Viana World Bodyboard Championship, que terminou, no domingo, na Praia da Arda, em Viana do Castelo. Este Tour superou todas as expetativas em termos de ondulação, tempo e de organização. Sendo considerada pelo Chefe Executivo da Association of Professional Bodyboarders (APB), Alex Leon, como “a melhor prova do Mundial deste ano”. O Município de Viana do Castelo já está a encetar esforços para este Campeonato regressar no próximo ano.

    A competição ao mais alto nível entre as estrelas mundiais da modalidade em ondas de qualidade world Tour marcaram esta excelente prova vianense que veio, a poucas etapas do final do Campeonato, dar novo ânimo à corrida pelo pódio.

    Iain Campbell venceu o francês Amaury Lavernhe, na final da categoria Homens, ficando, agora, numa excelente posição para disputar o título mundial, quando faltam apenas as etapas da Nazaré e das Canárias.
    A estreia em Viana do Castelo para Iain Campbell não podia ter sido melhor. “Eu nunca tinha cá estado e encontrei boas ondas, que foram desafiadores e contribuíram muito para o espetáculo, que pôde ser apreciado por milhares de pessoas. A organização fez um grande esforço para proporcionar as melhores condições aos atletas e conseguiu ótimos resultados. Aqui destaco a excelente área dos competidores, onde passei muito tempo”, refere.

    Para o ano, se houver prova em Viana, este sul-africano promete regressar para defender o título.
    Mike Stewart, tal como era esperado, com o seu regresso espalhou magia pela praia e por Viana do Castelo, conquistando, com toda a facilidade, o carinho do público.

    Nos quatro mundiais, organizados pelo SCV, este atleta havaiano disputou todas as finais, tendo, agora, ficado na 4ª posição.

    “Esta foi uma das provas melhor organizadas e com as melhores ondas do Circuito. Tanto o SCV como o Município estão de parabéns pelo apoio que têm dado ao bodyboard”, referiu Mike Stewart, que, além de feliz pelo seu regresso a um local no qual se sente “em casa”, ficou sensibilizado e honrado pela homenagem que o SCV lhe fez, distinguindo-o como sócio honorário do clube, com o número 500. “Levo Viana no coração e espero regressar em breve”, acrescentou.

    O brasileiro Matheus Bastos foi o grande vencedor no Pro Junior World Tour, derrotando na final o seu conterrâneo Sócrates Santana, Campeão Mundial 2015.

    Grande destaque também para Pedro Machado, Wildcard do SCV, que com um 4.º lugar, foi o único atleta português a subir ao pódio.

    Segundo Diogo Marques, juiz vianense da APB, o balanço que se pode fazer desta prova é “excelente”, tanto pelo feedback obtido junto dos atletas como do staff da APB. “Os resultados foram fruto de um mar bastante competitivo e de performances excelentes. Tendo mesmo as ondas excedido as expetativas da maioria dos competidores que não conheciam Viana, pois não tinham cá estado pelo último Mundial em 2009. Em termos de organização, o balanço também é excelente e os melhores do mundo aproveitaram ainda a cerimónia de entrega de prémios para elogiar o cuidado que o SCV teve para proporcionar-lhes as melhores condições. Por isso, considero estarmos aptos para receber as melhores provas do planeta”, acrescentou. 

    Também Alex Leon, CEO da APB afirmou que “esta foi a melhor prova do Mundial deste ano. Ondulação excelente, tempo excelente e organização inexcedível”,

    No entender de Vítor Lemos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do ponto de vista do Município, o balanço é extremamente positivo. “Por parte dos atletas tivemos uma grande adesão e estes referiram, por várias vezes, a excelente localização de Viana, as suas excelentes praias e infraestruturas ao serviço da modalidade, bem como a excelente organização, a que o SCV já nos habituou. Por isso, já estamos a trabalhar no sentido desta prova estar cá para o ano, pois insere-se na nossa política de desenvolvimento, na nossa estratégia de economia do mar”.

    O SCV, em articulação com o Município, levou até à Praia da Arda, durante esta competição, cerca de 200 alunos oriundos de escolas da região (EB2,3/S de Lanheses, turmas 9º A, B, C e D e EB2,3 Dr. Pedro Barbosa, turmas 9º C e D e 7ºA) e ainda uma equipa da APPACDM, dando-lhes motivação extra a todos para o bodyboard ao possibilitar-lhes a proximidade com os melhores do mundo bem como assistirem às suas exibições.

    O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo (CAR) funcionou como base logística deste Campeonato, tendo acolhido muito do staff técnico e vários atletas, entre eles três campeões mundiais (o francês Pierre-Louis Costes, o havaiano Dave Hubbard e o sul-africano Jared Houston, campeão mundial de 2015).
    Ficaram fascinados com as valências das quais puderam usufruir no CAR e da sua localização, bem como do conhecimento que obtiveram sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta infraestrutura em prol do desenvolvimento do bodyboard e do surf.

    João Zamith, presidente da direção do SCV, acredita que esta sexta etapa da APB Worl Tour vai reposicionar, em alta, o clube e a cidade no panorama mundial do bodyboard.

    Aproveita para felicitar os vencedores da prova, reconhecer o profissionalismo da equipa do SCV de cerca de 40 voluntários e agradece o apoio e a confiança da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da APB.

    O Viana World Bodyboard Championship contou com o financiamento do Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (NORTE 2020).

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • bodyboard
  • viana do castelo
  • Bodyboard Pro Tour
  • Fotografia
    Tó Mané
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
similar News
similar
maio 29
ISN realiza 1º Open Day para execução do Exame Específico de Aptidão Técnica para nadadores-salvadores
maio 29
Nacional de Bodysurf: Miguel Rocha e Santiago Boia saem vencedores da Lourinhã
maio 25
Ricardo Rosmaninho é o resistente da armada lusa em Antofagasta
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 28
Ricardo Rosmaninho alcança 9º lugar no Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
Ricardo Rosmaninho já está nos oitavos-de-final do Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
MEO Beachcam instala nova live cam na Baía de Peniche | Baleal