Homepage
- Viana do Castelo é a única cidade nacional parceira no Projeto WET. Este visa promover, aumentar e desenvolver a prática do desporto náutico.
-
-
A Semana Europeia do Desporto arrancou na marina de Viana do Castelo, no passado dia 12. Coordenada pelo SCV, este evento reuniu 151 participantes, de idades compreendidas entre os sete e os 92 anos, oriundos de várias instituições socais locais. Esta ação, que é a única nacional oficial e co-financiada pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus+ –Projeto WET, focou-se na náutica e no surf inclusivos, superando todas as expetativas.
Viana do Castelo é a única cidade nacional parceira no Projeto WET. Este visa promover, aumentar e desenvolver a prática do desporto náutico, especialmente junto de todos aqueles que se encontrem “em risco de isolamento ou de exclusão económica e social”.
O SCV tem vindo a fazer um vasto trabalho em prol do desenvolvimento das potencialidades desportivas da região através de diversas iniciativas, como experiências náuticas, intercâmbios de treinadores e, agora, a Semana Europeia do Desporto.
Este evento de náutica social, no qual o SCV contou com o apoio das Vereações do Desporto e da Solidariedade Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, registou 151 participantes, dos sete aos 92 anos, em representação de várias instituições socais locais.
Esta ação de náutica social, direcionada a todos, independentemente da idade ou do nível de condicionamento físico, pautou-se pelo êxito.
Manuel Barros, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), referiu que “esta iniciativa tem uma particularidade que a diferencia de toda a programação a acontecer na região, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, que é, precisamente, o surf inclusivo, dedicado a jovens institucionalizados e a adultos com algum grau de deficiência”.
Também considera que este evento assume grande importância pelo facto de permitir “às pessoas mais desfavorecidas um contacto com as modalidades que estão a ter uma grande implementação em Viana do Castelo”.
Para Raúl Risso, Capitão do Porto de Viana, esta iniciativa também é um exemplo de promoção e do engrandecimento dos valores que devem nortear a realização de ações de cariz social.“Ter um leque tão alargado de idades, dos sete aos 92 anos, a disfrutar de momentos de rara felicidade é motivo de grande satisfação para todos aqueles que se preocupam com o próximo e enobrece a iniciativa de todos os que se empenharam com alma e coração. Por isso, o resultado foi fantástico”, disse.
O SCV agradece à Casa dos Rapazes, ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima - o Berço, ao Lar de Santa Teresa - Casa de Acolhimento, à Associação Juvenil de Deão, ao Posto de Assistência Social de Alvarães - Lar São José, ao Centro Social e Paroquial da Areosa e ao Casúlo Abrigo - Methamorphys. Especial agradecimento à Ondimar, que prestou um serviço profissional notável e que excedeu as expectativas de todos os participantes.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaDivulgação
-
FonteComunicado de Imprensa
