Homepage

  • Risco UV mantém-se com temperaturas a descer
    09 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • O IPMA prevê também uma pequena descida da temperatura mínima.
  • Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    As regiões de Faro, Funchal e Porto Santo apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação UV .

    Em risco elevado estão as regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal e Porto Santo, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores.

    As regiões de Angra do Heroísmo e Horta apresentam hoje risco moderado, segundo o IPMA.

    Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

    Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 moderado, 6 a 7 elevado, 8 a 10 muito elevado e superior a 11 extremo.

    O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral norte e centro a partir do meio da tarde, vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões centro e sul, em especial durante a tarde.

    Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

    Na Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima.

    Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento do quadrante oeste bonançoso a moderado.

    No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 12 e 23, em Vila Real entre 12 e 27, em Viseu entre 11 e 26, em Bragança entre 13 e 28, na Guarda entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 15 e 31, em Santarém entre 15 e 28, em Beja entre 13 e 29, em Évora entre 13 e 30, em Faro entre 17 e 31, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 22 e 26, na Horta entre 18 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 25.

Tags
  • Raio UV
  • Radiação Ultravioleta
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • tempo
  • meteorologia
  • temperaturas
  • Portugal
  • Setembro
similar News
similar
janeiro 26
Avistadas caravelas-portuguesas nas praias de Sines e Odemira
janeiro 26
Se Tóquio não puder, Florida quer organizar os Jogos Olímpicos em 2021
janeiro 26
Depressão Justine vai trazer ondas até 9 metros aos Açores
janeiro 26
Câmara de Cascais sublinha que 'não é possível' praticar surf nas praias
janeiro 25
Fechadas as praias de S. Pedro de Moel
dezembro 30
Ano de 2021 vai começar ainda mais frio
janeiro 25
Estrada na Nova Zelândia encerrada temporariamente para proteger leões-marinhos