Homepage

  • Risco UV mantém-se com temperaturas a descer
    09 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • O IPMA prevê também uma pequena descida da temperatura mínima.
  • Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    As regiões de Faro, Funchal e Porto Santo apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação UV .

    Em risco elevado estão as regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal e Porto Santo, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores.

    As regiões de Angra do Heroísmo e Horta apresentam hoje risco moderado, segundo o IPMA.

    Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

    Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 moderado, 6 a 7 elevado, 8 a 10 muito elevado e superior a 11 extremo.

    O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral norte e centro a partir do meio da tarde, vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões centro e sul, em especial durante a tarde.

    Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

    Na Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima.

    Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento do quadrante oeste bonançoso a moderado.

    No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 12 e 23, em Vila Real entre 12 e 27, em Viseu entre 11 e 26, em Bragança entre 13 e 28, na Guarda entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 15 e 31, em Santarém entre 15 e 28, em Beja entre 13 e 29, em Évora entre 13 e 30, em Faro entre 17 e 31, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 22 e 26, na Horta entre 18 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 25.

Tags
  • Raio UV
  • Radiação Ultravioleta
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • tempo
  • meteorologia
  • temperaturas
  • Portugal
  • Setembro
similar News
similar
julho 28
Em Tóquio'2020, regressou o bom e velho Owen Wright: 'Muitos pensavam que não ia chegar às medalhas'
julho 28
Japão foi o país mais medalhado na prova olímpica de surf
julho 30
Projeto Ericeira WSR+10 discutiu o Turismo de Surf em nova conferência
julho 30
David Raimundo: “2021 foi o ano que mais me marcou”
julho 29
Yolanda Hopkins: “Se alguém me apoiar a sério, não vou desiludir”
julho 29
Frederico Morais já regressou aos treinos no mar
julho 30
Praia de Albarquel e Troia já têm Live Cams