Homepage

  • Portugueses em destaque no Red Bull Illume
    29 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Divulgação
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ao todo foram 5.645 fotógrafos profissionais e amadores de 120 países a participar, submetendo a concurso um total de 34.624 imagens.
  • Terminou ontem a longa espera para os 5.645 fotógrafos de 120 países que participaram na edição deste ano do Red Bull Illume – o mais importante concurso internacional de fotografia de aventura e desportos de ação. O vencedor absoluto e os premiados nas 11 categorias foram ontem distinguidos em Chicago, E.U.A., numa cerimónia oficial que antecedeu a inauguração de uma exposição noturna. Os portugueses voltaram a marcar presença, com dois fotógrafos a chegar ao Top 275, vendo assim os seus trabalhos publicados no livro oficial.

    O Instituto de Artes de Chicago, nos Estados Unidos da América, foi ontem (28 de setembro) o local escolhido para anunciar os vencedores da edição de 2016 do Red Bull Illume. Ao todo foram 5.645 fotógrafos profissionais e amadores de 120 países a participar, submetendo a concurso um total de 34.624 imagens.

    O evento está organizado em 11 categorias distintas: Lifestyle, “Playground”, Energia, Espírito, “Close Up”, Asas, Sequência, Nova Criatividade, Experimental, Obra Prima - e a novidade deste ano – a categoria “Mobile”. Pela primeira vez nos seus 10 anos de história distinguiu um fotógrafo “repetende”: Lorenz Holder já tinha vencido a anterior edição em 2013.

    Desta vez, o alemão trocou a inspiração do seu antigo desporto de eleição – o snowboard – pelo BMX. A fotografia vencedora capta o atleta croata Senad Grosic a efetuar uma manobra no meio da ponte de Rakotzbrucke – na Saxónia, Alemanha. Conhecida localmente como a ponte do diabo, esta estrutura é muito famosa junto dos amantes da fotografia pelo facto do seu arco proporcionar em certas alturas do dia um reflexo nas águas, formando uma circunferência perfeita. Holder explica assim a sua forma de fotografar; “Nas minhas fotografias, aposto numa mistura de ambientes de grande beleza estética e desportos de ação, por isso estou certo que a escolha de um bom local é essencial para fazermos uma boa fotografia”.

    Holder saiu em ombros de Chicago, vencendo além do primeiro prémio as categorias “Playground” e “Obra Prima” – e ainda o “Athletes Choice Award” que resultou de uma votação paralela de um painel de atletas.

    PORTUGUESES NO LIVRO OFICIAL

    Os fotógrafos portugueses voltaram este ano a marcar uma significativa presença no Red Bull Illume. Dos cerca de 100 candidatos nacionais, houve dois que conseguiram um lugar no Top 275 – garantindo assim um destaque no livro oficial do Red Bull Illume. Hugo Silva, de 35 anos, fotógrafo profissional de Lisboa, conseguiu desta forma figurar entre as 25 melhores imagens da categoria de “Lifestyle”: “Foi a terceira vez que concorri e desta pensei em todos os detalhes. Decidi fazer uma produção especificamente para o concurso e para isso lembrei-me de um local especial para BMX que já conhecia há alguns anos, perdido algures no Alentejo. Ver o meu trabalho no livro onde estão os melhores entre os melhores é um motivo de orgulho”.

    Já Pedro Esteves destacou-se na categoria Energia com uma imagem de Bodyboard captada na Nazaré. Este fotógrafo profissional de Ílhavo, tem 39 anos e confessa que nunca pensou chegar tão longe; “Conheço o Red Bull Illume há alguns anos e sempre me impressionou a qualidade dos trabalhos. Fiquei muito contente por ter chegado à semifinal até porque não sou muito virado para a fotografia de desporto e esta foi uma aventura que saiu um pouco do meu percurso habitual”.

    Logo após o anúncio dos vencedores, foi inaugurada na praça Wrigley em Chicago uma exposição noturna com os 55 melhores trabalhos do Red Bull Illume – correspondendo ao Top 5 de cada categoria. A partir do dia 9 de outubro, a exposição ganhará (durante os próximos dois anos) itinerância - a edição visitou sete países dos cinco continentes e chegou a mais de 300 mil visitantes.

    Com todo o processo a decorrer online, o Red Bull Illume está organizado em 11 categorias: em Lifestyle são esperadas imagens que captam a criatividade, a cultura e a música à volta da ação.

    Em Playground pretendem-se fotografias que mostrem paisagens, locais e plataformas elevadas a um estatuto de culto por um atleta ou grupo. A Energia representa o esforço e poder num momento único de aventura. Espírito espelha a personalidade e emoção de uma performance sem igual. Close Up procura o detalhe ínfimo e as perspetivas singulares de um feito desportivo raro. A categoria Asas abre os horizontes para o ambiente aéreo, onde homens e mulheres mostram que também sabem voar. Sequência conta em apenas uma imagem toda a história de uma determinada manobra. A Nova Criatividade traduz uma ideia visual, ângulo, formato ou luz sem igual. Experimental abre portas para a manipulação digital, uma técnica que está vetada a todas as outras categorias. Obra Prima aposta num estilo mais artístico onde cabe praticamente tudo. Finalmente Mobile, que foi a grande novidade de 2016, incluindo pela primeira vez no concurso, fotografias captadas em exclusivo com telemóveis e tablets.

    A tarefa de escolher as melhores fotografias foi entregue a um júri internacional com 50 elementos que este ano contou, entre outros, com os editores de fotografia Jim Colton (Sports Illustrated), Richard Brooks (AFP), Katie Ellsworth (Time Magazine), Ricardo Mazalán (Associated Press) e Inas Fayed (Leica Fotografie International).
    Visite o website redbullillume.com para saber mais sobre os vencedores, as regras, as categorias e todos os detalhes deste concurso.

    MAIS INFORMAÇÕES:
    www.redbullillume.com
    www.redbull.pt

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Red Bull Illume
  • Fotografia
    Divulgação
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
pub
similar News
similar
agosto 20
Mais de 500 jovens participaram no programa 'Nadador Salvador Júnior'
agosto 20
Donald Trump taxa pranchas de surf importadas da China
agosto 20
ZERO enaltece diminuição de problemas com águas balneares
agosto 20
Cliff Diving Series: Bósnia pode decidir títulos de 2019
agosto 20
Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo
julho 16
Campeões demolidores na estreia do Líbano
julho 11
Cliff Diving World Series em estreia no Líbano