Homepage

  • Outono chega após um dos verões mais quentes
    22 setembro 2016
    arrow
    arrow
Tags
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O instante em que o hemisfério Sul passa a estar mais iluminado que o Norte marca o início do Outono no nosso país.
  • Chega esta quinta-feira ao final um dos verões mais quentes dos últimos anos. Com os termómetros a ultrapassarem os 40 graus durante muitas semanas ao longo dos últimos meses em vários pontos do país este foi um verão de recordes em termos de temperatura.

    Contudo, agora chega o outono. Será às 15H21 de hoje que o nosso planeta atinge um dos dois pontos da sua órbita em que o seu eixo de rotação fica perpendicular à direção Sol-Terra. Um fenómeno chamado de equinócio, o que significa que nesse momento o Sol ilumina de igual modo os hemisférios Norte e Sul terrestres.

    O instante em que o hemisfério Sul passa a estar mais iluminado que o Norte marca o início do Outono no nosso país, sendo que, por cá, é chamado equinócio de Outono. Esta estação prolonga-se por 89,81 dias, até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro, às 10h44min.

    Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.

    Dizemos assim adeus a um Verão feito de recordes: há 16 anos que a água do mar não estava tão quente no Sul de Portugal; a NASA confirmou que este foi o Agosto mais quente desde há 136 anos; o dia mais quente do ano foi 6 de Setembro. Agora, resta esperar para ver o que o outono nos reserva. 

    Para já é certo que as noites vão começar a chegar mais cedo – ainda mais quando a hora mudar já no próximo mês -, o sol não será já tão intenso, a chuva deverá surgir com mais frequência, aparecerão as típicas castanhas assadas e, por fim, e não menos importantes, chegarão as grandes ondulações ao nosso país. Animem-se, pois vamos entrar nos melhores meses de surf em Portugal!

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Outono
  • Verão
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 08
Aviso amarelo de chuva alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal
fevereiro 08
Condomínio privado vai nascer bem próximo de Ribeira d'Ilhas para 'atrair entusiastas de surf'
fevereiro 08
Fundo dinamarquês quer investir oito mil milhões de euros em energia eólica ao largo da Figueira da Foz
fevereiro 07
O tempo vai mudar esta quarta-feira: vem aí chuva em especial na região Sul
fevereiro 07
Seleção Nacional de Surf inicia operação Mundial ISA/Eurosurf com estágio em Peniche
fevereiro 07
Caparica recebe em março prova de qualificação para a Liga MEO Surf 2023
fevereiro 07
Cursos de Treinadores de Surfing Grau I/Surf Grau II da ASIP alargados a novos locais e já com inscrições abertas