Homepage
- O instante em que o hemisfério Sul passa a estar mais iluminado que o Norte marca o início do Outono no nosso país.
-
-
Chega esta quinta-feira ao final um dos verões mais quentes dos últimos anos. Com os termómetros a ultrapassarem os 40 graus durante muitas semanas ao longo dos últimos meses em vários pontos do país este foi um verão de recordes em termos de temperatura.
Contudo, agora chega o outono. Será às 15H21 de hoje que o nosso planeta atinge um dos dois pontos da sua órbita em que o seu eixo de rotação fica perpendicular à direção Sol-Terra. Um fenómeno chamado de equinócio, o que significa que nesse momento o Sol ilumina de igual modo os hemisférios Norte e Sul terrestres.
O instante em que o hemisfério Sul passa a estar mais iluminado que o Norte marca o início do Outono no nosso país, sendo que, por cá, é chamado equinócio de Outono. Esta estação prolonga-se por 89,81 dias, até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro, às 10h44min.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.
Dizemos assim adeus a um Verão feito de recordes: há 16 anos que a água do mar não estava tão quente no Sul de Portugal; a NASA confirmou que este foi o Agosto mais quente desde há 136 anos; o dia mais quente do ano foi 6 de Setembro. Agora, resta esperar para ver o que o outono nos reserva.
Para já é certo que as noites vão começar a chegar mais cedo – ainda mais quando a hora mudar já no próximo mês -, o sol não será já tão intenso, a chuva deverá surgir com mais frequência, aparecerão as típicas castanhas assadas e, por fim, e não menos importantes, chegarão as grandes ondulações ao nosso país. Animem-se, pois vamos entrar nos melhores meses de surf em Portugal!
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
