Homepage

  • Nadadores salvadores em Matosinhos depois do verão
    20 setembro 2016
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos (SSBM) nasceu em agosto de 2008 como um serviço "inovador e único no país" prestado à comunidade pela câmara.
  • Os nadadores-salvadores das praias de Matosinhos vão continuar em serviço mesmo depois de terminar o verão. A medida visa proteger os banhistas que irão continuar a deslocar-se até à praia nas próximas semanas, uma vez que mesmo com a chegada do outuno acaba por ser normal ainda existirem alguns dias de sol.

    De acordo com a vereadora da proteção civil da Câmara de Matosinhos, Lurdes Queirós, "este serviço, embora funcione todo o ano, assume especial importância durante os períodos em que, já fora da época balnear, as praias são procuradas pelos banhistas sem que seja assegurada a vigilância dos nadadores-salvadores".

    O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos (SSBM) nasceu em agosto de 2008 como um serviço "inovador e único no país" prestado à comunidade pela câmara, em parceria com a Autoridade Marítima através do Instituto de Socorros a Náufragos, refere a autarquia.

    A finalidade foi responder de forma integrada a um "conceito moderno de praia, onde se torna cada vez mais difícil fazer a distinção entre praia vigiada e não vigiada, começando os próprios frequentadores destes espaços a ter uma visão da praia não só como o comum espaço para "apanhar banhos de sol e dar uns mergulhos", mas também como um espaço privilegiado para a prática desportiva, para atividades culturais, sociais e de lazer".

    Através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Câmara de Matosinhos procura assim "garantir melhores condições de segurança nas praias que não têm vigilância durante todo o ano".

    "O que caracteriza este sistema é o facto de ter um modelo inovador para o apoio e salvamento nas zonas não concessionadas durante a época balnear e extensivo a todas as praias fora da época balnear", explica a autarquia.
    Os cinco nadadores salvadores ao serviço do SSBM são apoiados por duas moto4 adaptadas para salvamento balnear, uma carrinha 'pickup' adaptada e uma mota de água para intervenção rápida.

    No primeiro ano, em que contou com seis elementos, o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos permitiu responder a 36 ocorrências, incluindo seis salvamentos de mar e 18 primeiros socorros.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • matosinhos
  • Nadadores-salvadores
  • praia
pub
similar News
similar
outubro 22
Arrancou instalação do primeiro parque flutuante europeu
outubro 22
Longboard Sessions despedem-se de 2019 com muita animação
outubro 22
Bodyboard: O Frontón nunca desilude
outubro 09
Longboard Sessions de regresso para a despedida de 2019
outubro 14
Seleção Júnior de Surf prepara Mundial na 'The Cove'
outubro 21
Bodyboard: Tristan Roberts é campeão do mundo contra todas as probabilidades
outubro 21
MEO promove heat especial 'Beat the Plastic Waste' para derrotar o plástico