Homepage

  • Nadadores salvadores em Matosinhos depois do verão
    20 setembro 2016
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos (SSBM) nasceu em agosto de 2008 como um serviço "inovador e único no país" prestado à comunidade pela câmara.
  • Os nadadores-salvadores das praias de Matosinhos vão continuar em serviço mesmo depois de terminar o verão. A medida visa proteger os banhistas que irão continuar a deslocar-se até à praia nas próximas semanas, uma vez que mesmo com a chegada do outuno acaba por ser normal ainda existirem alguns dias de sol.

    De acordo com a vereadora da proteção civil da Câmara de Matosinhos, Lurdes Queirós, "este serviço, embora funcione todo o ano, assume especial importância durante os períodos em que, já fora da época balnear, as praias são procuradas pelos banhistas sem que seja assegurada a vigilância dos nadadores-salvadores".

    O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos (SSBM) nasceu em agosto de 2008 como um serviço "inovador e único no país" prestado à comunidade pela câmara, em parceria com a Autoridade Marítima através do Instituto de Socorros a Náufragos, refere a autarquia.

    A finalidade foi responder de forma integrada a um "conceito moderno de praia, onde se torna cada vez mais difícil fazer a distinção entre praia vigiada e não vigiada, começando os próprios frequentadores destes espaços a ter uma visão da praia não só como o comum espaço para "apanhar banhos de sol e dar uns mergulhos", mas também como um espaço privilegiado para a prática desportiva, para atividades culturais, sociais e de lazer".

    Através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Câmara de Matosinhos procura assim "garantir melhores condições de segurança nas praias que não têm vigilância durante todo o ano".

    "O que caracteriza este sistema é o facto de ter um modelo inovador para o apoio e salvamento nas zonas não concessionadas durante a época balnear e extensivo a todas as praias fora da época balnear", explica a autarquia.
    Os cinco nadadores salvadores ao serviço do SSBM são apoiados por duas moto4 adaptadas para salvamento balnear, uma carrinha 'pickup' adaptada e uma mota de água para intervenção rápida.

    No primeiro ano, em que contou com seis elementos, o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos permitiu responder a 36 ocorrências, incluindo seis salvamentos de mar e 18 primeiros socorros.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • matosinhos
  • Nadadores-salvadores
  • praia
similar News
similar
janeiro 20
O tempo vai arrefecer. Temperaturas descem nos próximos dias
janeiro 20
Colónia de peixes com 60 milhões de ninhos é descoberta na Antártida
janeiro 20
Investigação pede fim do 'consumo excessivo' para travar perda da biodiversidade
janeiro 20
Canadiano “leva” nome de pessoas falecidas na prancha para uma última surfada
janeiro 20
É CT e Mundial ISA. El Salvador meteu-se no mapa das grandes competições internacionais de surf
janeiro 19
Caitlin Simmers quer apenas continuar a ser Caitlin Simmers, para já
janeiro 19
Estão abertas as inscrições para curso de nadador-salvador profissional em Sintra