Homepage

  • Meteorologia para esta quinta feira
    22 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas máximas não devem subir acima dos ...
  • Duas vezes por ano, nos equinócios da primavera e do outono, os dias são iguais às noites, como de resto o latim que está na origem da palavra indica: aequus (igual) e nox (noite).

    Hoje, segundo a página do Observatório Astronómico de Lisboa, o sol nasce às 07:25 e põe-se às 19h33, o que dá sensivelmente o mesmo número de horas de noite e de dia. E a partir de agora serão as noites a crescer até ao solstício do inverno, em dezembro.

    De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas máximas não devem subir acima dos 28 graus e o vento será fraco, com alguma nebulosidade.

    Será um dia típico de outono ao início da tarde, quando chega a estação associada aos amarelos e castanhos das árvores, à queda das folhas, aos primeiros frios e chuvas, às noites mais longas.

    É a preparação para o inverno, esse a chegar às 10h44 de dia 21 de dezembro, e na poesia aparece muitas vezes associado à melancolia e à nostalgia.

    Infelizmente, no último dia de verão estão seis concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém e Beja apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    O instituto colocou em risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Barrancos (Beja), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

    O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado na região norte, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral.

    Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais céu pouco nublado e vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde.

    Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas vertentes norte e nas terras altas da ilha e vento em geral fraco do quadrante norte.

    Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, chuva a partir do final do dia e vento sueste fraco a bonançoso.

    Quanto às temperaturas, em Lisboa entre 14 e 23 graus celsius, no Porto entre 19 e 22, em Vila Real entre 10 e 22, em Viseu entre 10 e 21, em Bragança entre 10 e 24, na Guarda entre 09 e 19, em Coimbra entre 12 e 22, em Castelo Branco entre 09 e 26, em Santarém entre 13 e 25, em Évora entre 11 e 26, em Beja entre 11 e 26, em Faro entre 15 e 26, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 19 e 25, na Horta entre 18 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 24.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • meteorologia
  • temperaturas
  • Outono
  • verão
  • setembro
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • previsao
similar News
similar
junho 15
Publicada a lista final com a lotação das praias de Portugal Continental
junho 15
Quercus destaca aumento de praias com 'Qualidade de Ouro' em 2021
junho 15
Ponto irreversível do aquecimento global já pode ter sido atingido
junho 15
Terça-feira de trovoada: 12 distritos sob aviso laranja
junho 14
Câmara Municipal de Sintra vai requalificar a Praia das Maçãs
junho 14
21 meses depois regressou a Red Bull Cliff Diving World Series
junho 14
10 distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, granizo e trovoada