Homepage

  • Meteorologia para esta quinta feira
    22 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas máximas não devem subir acima dos ...
  • Duas vezes por ano, nos equinócios da primavera e do outono, os dias são iguais às noites, como de resto o latim que está na origem da palavra indica: aequus (igual) e nox (noite).

    Hoje, segundo a página do Observatório Astronómico de Lisboa, o sol nasce às 07:25 e põe-se às 19h33, o que dá sensivelmente o mesmo número de horas de noite e de dia. E a partir de agora serão as noites a crescer até ao solstício do inverno, em dezembro.

    De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas máximas não devem subir acima dos 28 graus e o vento será fraco, com alguma nebulosidade.

    Será um dia típico de outono ao início da tarde, quando chega a estação associada aos amarelos e castanhos das árvores, à queda das folhas, aos primeiros frios e chuvas, às noites mais longas.

    É a preparação para o inverno, esse a chegar às 10h44 de dia 21 de dezembro, e na poesia aparece muitas vezes associado à melancolia e à nostalgia.

    Infelizmente, no último dia de verão estão seis concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém e Beja apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    O instituto colocou em risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Barrancos (Beja), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

    O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado na região norte, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral.

    Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais céu pouco nublado e vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde.

    Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas vertentes norte e nas terras altas da ilha e vento em geral fraco do quadrante norte.

    Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, chuva a partir do final do dia e vento sueste fraco a bonançoso.

    Quanto às temperaturas, em Lisboa entre 14 e 23 graus celsius, no Porto entre 19 e 22, em Vila Real entre 10 e 22, em Viseu entre 10 e 21, em Bragança entre 10 e 24, na Guarda entre 09 e 19, em Coimbra entre 12 e 22, em Castelo Branco entre 09 e 26, em Santarém entre 13 e 25, em Évora entre 11 e 26, em Beja entre 11 e 26, em Faro entre 15 e 26, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 19 e 25, na Horta entre 18 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 24.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • meteorologia
  • temperaturas
  • Outono
  • verão
  • setembro
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • previsao
pub
similar News
similar
janeiro 23
Surf to Win apresenta equipa oficial para 2020
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos
janeiro 23
O ornitorrinco pode desaparecer devido à ocupação humana
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas