Homepage
- Incluída num plano chamado Energia de Transição para um crescimento verde, a lei quer ser um contributo efetivo do país no combate às alterações climáticas.
-
-
A França prepara-se para declarar guerra ao plástico, sendo o primeiro país do Mundo a tomar uma medida de tal dimensão. A lei está prevista entrar em vigor a partir de 2020 e quer colocar um ponto final na utilização de sacos, copos, talheres, pratos de plástico e afins. Tudo de forma a combater a poluição do planeta.
Consulta já a previsão completa de ondas para esta semana!
O plástico é a maior ameaça da atualidade aos oceanos e o grande responsável pela poluição do mesmo e contaminação das espécies marinhas. Dessa forma, a luta contra a utilização de plástico está a ganhar cada vez mais adeptos e na França tomou-se agora uma medida concreta em prol do meio-ambiente.
Incluída num plano chamado Energia de Transição para um crescimento verde, a lei quer ser um contributo efetivo do país no combate às alterações climáticas. Mas esta medida já está a extremar posições. De um lado as associações ecologistas aplaudem. Do outro há quem critique, por considerarem uma violação do princípio livre da circulação de bens.
"Iremos sempre bater-nos contra leis como esta e esperamos que a Comissão Europeia intervenha, punindo a França por violar um dos princípios base da União", fez saber a Pack2Go Europe, uma organização de embaladores. "Se não o fizer, avançamos nós", garantiu Eamon Bates, secretário-geral da Pack2Go.
A França dá assim o exemplo na luta contra a poluição marítima. Mas o governo gaulês deixa um recado a todos os outros países, garantindo que mais deveriam seguir este exemplo devido aos números em causa: 5 mil milhões de sacos plásticos são distribuídos nas caixas registadoras dos supermercados, outros 12 mil milhões são utilizados para embalar frutas e legumes.
Destes, 8 mil milhões acabam como lixo, sobretudo no mar – e um saco plástico demora aproximadamente 450 anos para se decompor na natureza. Um último aviso, anunciado em Davos logo no início de 2016: em 2050, os oceanos poderão ter mais plástico do que peixe.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
