Homepage

  • Como sobreviver a tentativa de afogamento?
    06 setembro 2016
    arrow
    arrow
Tags
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Existem técnicas que permitirão às pessoas aguentar mais algum tempo com vida até ser visto por alguém ou chegar a terra.
  • Um ex-Marine norte-americano lançou um livro onde ensina 100 técnicas infalíveis para escapar à morte. Uma das técnicas é a de escapar a uma tentativa de afogamento. Uma dica que poderá ser útil para quem passa a vida no mar.

    Segundo este militar, quando se é apanhado em território inimigo, numa zona hostil, é mais provável que tentem fazer com que “desapareças” do que te levem a julgamento. Pelo que, pelo sim pelo não, é sempre melhor estar pronto para conseguir escapar a uma tentativa dessas.

    Caso uma pessoa seja atirada para dentro de água de mãos amarradas poderá estar condenada à morte – esperamos que ninguém passe por isso. Contudo, existem técnicas que permitirão às pessoas aguentar mais algum tempo com vida até ser visto por alguém ou chegar a terra.

    Quando se trata de auto preservação em água, a chave para a sobrevivência é o controlo da respiração. Com os pulmões cheios de ar, o corpo humano é flutuante. Nesta situação é fundamental respirar bem fundo e de forma rápida.

    Flutuar em água doce é mais difícil, mas nem por isso impossível, pelo que é importante manter a calma. Em caso de pânico poderemos entrar em hiperventilação, o que é um inimigo para conseguirmos sobreviver à situação.

    Com a cabeça virada para baixo, existem algumas técnicas que permitem vir respirar com a cabeça fora de água, enquanto se tenta avançar até terra. Dar pontapés para trás, arqueando o tronco de forma à cabeça sair de água é uma das hipóteses, tal como mostra a imagem acima.

    Caso estejamos de cabeça para cima, a opção passa por ir rodopiando enquanto se faz um movimento de avançar até terra. Claro que estas situações necessitam de uma boa preparação física e nem todos as conseguirão executar, mas são sempre boas dicas para evitar problemas na água.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Afogamento
similar News
similar
setembro 20
Kanoa Igarashi, de vice-campeão mundial ISA à prata olímpica em casa
setembro 21
FPS lança a Semana do Surfing
setembro 21
Época balnear em Espinho prolongada até 26 de setembro
setembro 21
Save The Waves Film Fest Azores Tour chega ao Pico
setembro 20
Joana Schenker vai ajudar a limpar a Praia da Mareta
setembro 20
Finalíssima de Trestles foi o dia de competição mais visto de sempre em provas WSL
setembro 20
Inscrições reabertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf do Ericeira Surf Clube