Homepage
- Existem técnicas que permitirão às pessoas aguentar mais algum tempo com vida até ser visto por alguém ou chegar a terra.
-
-
Um ex-Marine norte-americano lançou um livro onde ensina 100 técnicas infalíveis para escapar à morte. Uma das técnicas é a de escapar a uma tentativa de afogamento. Uma dica que poderá ser útil para quem passa a vida no mar.
Segundo este militar, quando se é apanhado em território inimigo, numa zona hostil, é mais provável que tentem fazer com que “desapareças” do que te levem a julgamento. Pelo que, pelo sim pelo não, é sempre melhor estar pronto para conseguir escapar a uma tentativa dessas.
Caso uma pessoa seja atirada para dentro de água de mãos amarradas poderá estar condenada à morte – esperamos que ninguém passe por isso. Contudo, existem técnicas que permitirão às pessoas aguentar mais algum tempo com vida até ser visto por alguém ou chegar a terra.
Quando se trata de auto preservação em água, a chave para a sobrevivência é o controlo da respiração. Com os pulmões cheios de ar, o corpo humano é flutuante. Nesta situação é fundamental respirar bem fundo e de forma rápida.
Flutuar em água doce é mais difícil, mas nem por isso impossível, pelo que é importante manter a calma. Em caso de pânico poderemos entrar em hiperventilação, o que é um inimigo para conseguirmos sobreviver à situação.
Com a cabeça virada para baixo, existem algumas técnicas que permitem vir respirar com a cabeça fora de água, enquanto se tenta avançar até terra. Dar pontapés para trás, arqueando o tronco de forma à cabeça sair de água é uma das hipóteses, tal como mostra a imagem acima.
Caso estejamos de cabeça para cima, a opção passa por ir rodopiando enquanto se faz um movimento de avançar até terra. Claro que estas situações necessitam de uma boa preparação física e nem todos as conseguirão executar, mas são sempre boas dicas para evitar problemas na água.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
