Homepage

  • Como sobreviver a tentativa de afogamento?
    06 setembro 2016
    arrow
    arrow
Tags
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Existem técnicas que permitirão às pessoas aguentar mais algum tempo com vida até ser visto por alguém ou chegar a terra.
  • Um ex-Marine norte-americano lançou um livro onde ensina 100 técnicas infalíveis para escapar à morte. Uma das técnicas é a de escapar a uma tentativa de afogamento. Uma dica que poderá ser útil para quem passa a vida no mar.

    Segundo este militar, quando se é apanhado em território inimigo, numa zona hostil, é mais provável que tentem fazer com que “desapareças” do que te levem a julgamento. Pelo que, pelo sim pelo não, é sempre melhor estar pronto para conseguir escapar a uma tentativa dessas.

    Caso uma pessoa seja atirada para dentro de água de mãos amarradas poderá estar condenada à morte – esperamos que ninguém passe por isso. Contudo, existem técnicas que permitirão às pessoas aguentar mais algum tempo com vida até ser visto por alguém ou chegar a terra.

    Quando se trata de auto preservação em água, a chave para a sobrevivência é o controlo da respiração. Com os pulmões cheios de ar, o corpo humano é flutuante. Nesta situação é fundamental respirar bem fundo e de forma rápida.

    Flutuar em água doce é mais difícil, mas nem por isso impossível, pelo que é importante manter a calma. Em caso de pânico poderemos entrar em hiperventilação, o que é um inimigo para conseguirmos sobreviver à situação.

    Com a cabeça virada para baixo, existem algumas técnicas que permitem vir respirar com a cabeça fora de água, enquanto se tenta avançar até terra. Dar pontapés para trás, arqueando o tronco de forma à cabeça sair de água é uma das hipóteses, tal como mostra a imagem acima.

    Caso estejamos de cabeça para cima, a opção passa por ir rodopiando enquanto se faz um movimento de avançar até terra. Claro que estas situações necessitam de uma boa preparação física e nem todos as conseguirão executar, mas são sempre boas dicas para evitar problemas na água.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Afogamento
similar News
similar
agosto 18
Praias de Espinho e Gaia interditadas a banhos
agosto 17
Praia de Salgueiros, em Gaia, interditada a Banhos
agosto 17
Teahupoo oficializado como palco das provas de surf de Paris’2024
agosto 17
Anunciada equipa portuguesa para o Mundial ISA
agosto 16
Fim do desaconselhamento de banhos em praias de Matosinhos
agosto 15
Verão tira folga para o surgimento de chuva no início da semana
agosto 16
Ramon Navarro campeão em Punta de Lobos