Homepage
- Nesse dia Keoki decidiu entrar com a prancha de Carlson para apanhar umas ondas, deixando a sua câmara de filmar com o amigo. Uma troca que lhe valeu a vida.
-
-
Se o big rider havaiano Trevor Carlson e o filmmaker Keoki Seguibo já eram grandes amigos. Agora, certamente, que têm razões de sobra para fortalecerem ainda mais essa amizade que os une. Keoki bem pode agradecer a Carlson o facto de ainda estar vivo, depois de um acidente que levou o pânico até o lineup em Nias, na Indonésia.
Esta direita é uma das ondas mais belas do Mundo, mas também perigosa. Um swell recenete levou condições incríveis até o spot indonésio e eram muitos os nomes conhecidos que por lá estavam. Mas num desses dias, na semana passada, Trevor Carlson decidiu tirar umas horas para descansar.
O reputado big rider havaiano estava na companhia do brasileiro Diego Santos, um dos freesurfers que mais se tem destacado nesta onda, quando viram uma prancha partida no lineup. Nesse dia Keoki decidiu entrar com a prancha de Carlson para apanhar umas ondas, deixando a sua câmara de filmar com o amigo.
Foi graças a essa permuta que Trevor Carlson conseguiu fazer zoom e perceber rapidamente que a prancha em causa era a sua, antevendo que o amigo estava em perigo. Pediu ajuda a Diego Santos, pegou numa longboard e saiu em auxílio de Keoki Seguibo.
Na água encontrou o corpo do amigo a boiar, já inconsciente e a deitar espuma da boca. Foi então que se iniciou a operação de resgate ao corpo de Keoki, trazendo-o até terra. Colocou-o na posição mais indicada e tapou-lhe a boca para não entrar mais água.
Keoki já estava a ser transportado por cerca de seis pessoas, que entretanto surgiram para também ajudar, e estava inconsciente há cerca de 15 minutos. Um cenário que fazia temer o pior. Foi então que abriu os olhos, ficando em pânico. Não demorou muito até “apagar” novamente.
O processo repetiu-se mais três vezes, até que chegaram finalmente a terra e Keoni começou a recuperar a consciência aos poucos. Depois surgiu alguém com conhecimentos de causa que lhe deu a primeira assistência. Ao início não sentia as pernas, mas volvidos 30 minutos já estava tudo normalizado.
A ambulância demorou mais de uma hora a chegar ao local. Keoki foi ainda transportado de avião para um hospital em Singapura, onde esteve a fazer os exames necessários. Apesar de ter de passar por um processo de recuperação delicado, os médicos garantiram que irá recuperar totalmente.
Esta foi uma história de “sorte”, como o próprio já admitiu. Uma onda de sonho, um wipeout e uma situação que quase roubou a vida a um surfista. Valeu a Keoki Seguibo ter um amigo de olho nele, fazendo aquilo que tantas vezes tinha sido ele a fazer com a sua câmara de filmar…
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaHaken Visual
-
FonteRedação
