Homepage

  • Beachcam Spot Report* 1 a 3 de Outubro
    30 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • Novo report de ondas para os primeiros dias de Outubro, com boas sessões de surf esperadas um pouco por todo o lado. Mais aqui:
  • O Verão e Setembro acabaram em grande, com altas sessões um pouco por toda a nossa costa portuguesa, do Algarve ao Minho sempre a bombar! Os primeiros dias de Outono e do mês de Outubro também não vão desiludir e a história vai-se repetir por essas praias fora... Vamos descobrir onde e quando apanhar as melhores ondas?

    NORTE

    Sábado: Surf escasso para este sábado, com muito vento previsto para o dia de hoje, o mais ventoso do fim de semana na região norte. Mesmo assim, esperam-se ondas por toda a Costa Norte durante o período com menos vento. Sessões perto das melhores marés nas praias de Viana, Mariana, Aguçadoura, Canidelo e Espinho com ondas de cerca de 0,5m, para cima. Leça da Palmeira a funcionar na ordem de 1m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo e Segunda feira: Dias idênticos a sábado no que toca a condições de ondulação, com a única excepção a ir para o vento, que vai cair e tornar-se praticamente nulo mas virado a ENE (originando sideoffshore) no período da manhã e ligeiro da parte da tarde para os dois dias. Ondas até 1m por Moledo, Viana, Mariana, Aguçadoura, Canidelo e Espinho com Leça da Palmeira ligeiramente com mais tamanho. Matosinhos a funcionar até meio metro, perto da melhor maré. É esperada uma nova ondulação com maior tamanho e período na segunda feira a partir do almoço, digna de surf check no vosso pico favorito.

    CENTRO

    Sábado: Condições pouco favoráveis à formação de boas ondas, com o vento norte que se fará sentir durante praticamente todo o dia a retirar qualidade no que toca às surfadas. Mesmo assim, ondas até 1m nos sets maiores na Costa de Caparica, meio metrinho na melhor maré pela Linha de Cascais/Estoril. Ondas de cerca de 1m em praticamente todos os spots mais expostos da nossa costa, tais como Guincho, Praia Grande, Ericeira mais pequeno, Santa Cruz, Peniche, Figueira da Foz e regiões de Aveiro e Ovar. Ondas um pouco maiores mas desordenadas na ordem dos 1,5m em S. Pedro de Moel e Foz do Arelho, maior até 3m na Nazaré, Praia do Norte. Destaque para as melhores marés com período offshore nas praias de Supertubos a rondar o meio metrão e maior pelo Cabedelo na Figueira da Foz.

    Domingo e Segunda feira: Com muito menos vento esperado para estes dias do que no sábado, melhores condições no domingo e segunda feira com o melhor período para surf a ser logo pela manhã, com menos vento do que à tarde, mas sempre soprando na mesma direção, Norte. Ondas na ordem dos 0,5m até 1m na praia das Bicas (Meco), Fonte da Telha e maior na Costa de Caparica. Mais pequeno até 0,5m mas surfável e com offshore na Linha de Cascais/Estoril, com destaque para as marrecas de Carcavelos e ondas mais compridas em São Pedro do Estoril. Ondas acima de 1m, com o mar um pouco desordenado, pelas praias de Cascais e Sintra, com destaque para Guincho, Praia Grande e Praia Pequena. Bom dia de surf nos spots da Ericeira e envolventes, com ondas a rondar 1m de altura. Praia Azul, Santa Cruz e Areia Branca a funcionar acima de 1m. Boas ondas por Supertubos a rondar o meio metrão e vento offshore. Apesar do vento, Nazaré a formar ondas até 2/3m, logo, a merecer um surf check dos mais atirados. Boas condições nas praias da Figueira da Foz, com destaque para o Cabedelo offshore até 1m, ou maior. Aveiro e Ovar também com boas condições, com destaque para o metrão na Vagueira e meio metrão, ou maior, na Praia da Barra. Nova ondulação de 2,1m de NO a entrar com 15 segundos de período a partir do meio da tarde de segunda, a merecer um surf check pelo vosso pico favorito.

    SUL

    Sábado: Dia de praia com muito sol e temperaturas a chegarem perto dos 30ºC com algum vento da parte da tarde na região sul. Ondas razoáveis até 1m em praticamente todos os spots mais expostos da Costa Vicentina e SW Alentejano como Amado, Amoreira, Odeceixe, Zambujeira do Mar, Malhão e Aivados. Mais pequeno mas com qualidade nas praias do Castelejo, Carrapateira, Arrifana, Vale dos Homens, Spots de V.N. Milfontes e Porto Covo. Algumas ondas surfáveis até 0,5m desde Sines até à Comporta

    Domingo: Já com mais vento predominantemente de Norte durante o dia, a atrapalhar as contas de bom surf, ondas razoáveis na ordem dos 0,5m, para cima, nas praias de Grândola (Carvalhal), Lagoas de Melides e Stº André a funcionar, Porto Covo a Vila Nova de Milfontes. Zambujeira do Mar, Odeceixe, Amoreira, Arrifana, Carrapateira e Amado até 1m. Um pouco maior na região de Sagres. Dia com muito vento, bom para os windlovers.

    Segunda: Apesar de haver uma ligeira subida de período de ondulação, até 15 segundos depois do almoiço, dia praticamente idêntico a Domingo no que toca às condições do mar. Mesmos spots a funcionarem novamente, com uma muito ligeira pequena subida no tamanho de onda.

    Tenham uma bom fim de semana, com boas ondas, bons ventos e bons momentos! Respeitem o mar ;)

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • ondas
  • Beachcam Spot Report
  • norte
  • sul
  • centro
  • portugal
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • swell
  • Ondulação
  • Guincho
  • cascais
  • leça palmeira
  • Algarve
  • sintra
  • Carcavelos
  • linha estoril
  • surf
  • bodyboard
  • ericeira
  • Costa de Caparica
pub
similar News
similar
outubro 08
Peniche recebe o Rip Curl GromSearch 'Second Chance' 2019
outubro 11
Domingo chuvoso e descida da temperatura no fim de semana
outubro 12
Liga MEO Surf: André Ferreira vence o último Fantasy Surfer do ano
outubro 08
Liga MEO Surf: Portugal Surf Awards coroou os melhores de 2019
outubro 09
Nacional de Surf Esperanças Sub-14 encerra Wave Series 2019
outubro 09
Comissão de Notáveis do Capítulo Perfeito escolhe surfistas
outubro 11
Mais de 50 surfistas inscritos no Nacional de Esperanças Sub-14