Homepage

  • Beachcam Spot Report* 24 25 e 26 de Setembro
    23 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • As previsões de melhores ondas e melhor surf para os próximos dias estão aqui!
  • Com o verão ainda a deixar saudades, nem que seja das férias, do tempo, do sol, etc, parece que o Outono veio para ficar e para nos fazer esquecer um dos períodos mais aguardados do ano. Mas nem tudo são más notícias, pois as sessões de boas ondas apadrinhadas pelo novo equinócio já estão a chegar e nós vamos dizer onde e quando as apanhar!

    NORTE

    Sábado: Com a ondulação a entrar de NO com 1.2m e 12s de período a baixar para os 10s ao longo do dia, esperamos meio metrão em praticamente todas as praias da costa norte, salvo Viana do Castelo e Leça da Palmeira um pouco maiores. Dia a começar praticamente sem vento, a acabar com vento moderado.

    Domingo: Subida de ondulação de 1.6m até aos 2.1m ao longo do dia, agora mais orientada a ONO, a originar melhores ondas por essa costa norte fora. Boas ondas na ordem de 1m para cima, nos sets maiores, em Moledo, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Aguçadoura, Azurara e Leça da Palmeira com Canidelo e Espinho um pouco mais pequenos. Matosinhos com ondas na ordem dos 0,5m, a partir da hora de almoço com algum vento da parte da tarde, bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Segunda: Dia muito idêntico a Domingo, com os mesmos spots a funcionarem de igual modo, apenas com o tamanho das ondas ligeiramente mais pequeno.

    CENTRO

    Sábado: Ondulação a entrar estável durante praticamente todo o dia com 1.2m de altura e orientada de NO com 12 segundos de período. Os únicos percalços do dia serão mesmo as marés e o vento praticamente nulo durante a manhã, mas moderado à tarde e a cair até no final do dia. Boas marrecas pela Costa de Caparica, na ordem dos 0,5m e melhores ondas por alguns dos destaques do dia, o Guincho e Praia Grande até 1m. Ericeira também com bom surf a rondar os 0,5m e um pouco maior mas de igual qualidade pelos spots de toda a Costa Oeste como Santa Cruz, Peniche e Figueira da Foz. Aveiro e Ovar com ondas até 1m. Outro destaque do dia para o metrão ou maior nos beach breaks da Foz do Arelho, São Pedro do Moel e claro, maior ainda na Nazaré.

    Domingo: Ligeira subida de ondulação de 1.4m até aos 1.9m ao longo do dia, com vento forte a partir do início da tarde. Ondas em praticamente todos os spots da região centro, com ondas na ordem dos 0,5m pelo Meco e Fonte da Telha, até 1m pela Costa de Caparica, Ericeira, Peniche, Figueira da Foz, Aveiro e Ovar sempre a aumentar de tamanho durante o dia. Guincho, Praia Grande e Santa Cruz com ondas na ordem dos 1,5m. Destaque para os spots mais abrigados ao vento e claro, para Subertubos e Cabedelo com ondas de 1m até 1,5m ao longo de praticamente todo o dia com vento favorável de Norte a originar offshore. Surf check ao final da tarde pela Linha de Cascais/Estoril, com Carcavelos e São Pedro a formarem boas marrecas até 0,5m de altura. Boas condições para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Segunda: Algumas nuvens no céu mas com condições muito idênticas a Domingo, com os mesmos spots a funcionarem de igual modo e o tamanho das ondas ligeiramente maior. Bom para Kite e Windsurf nos sítios de sempre.

    SUL

    Sábado: Dia de surf pequeno pela região sul do país, com a costa sul praticamente flat. Ondas maiores do dia, até 1m nos sets maiores, pelas praias mais expostas ao flat como Amado, Arrifana, Amoreira, Mte. Clérigo, Odeceixe e Zambujeira do Mar. Mais pequeno, na ordem dos 0,5m, nas restantes praias da Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para o período da manhã praticamente sem vento e para o período da tarde com mais período de ondulação, até 12 segundos.

    Domingo: Pequena subida na ondulação a originar melhor surf e melhores ondas para este dia não muito solarengo. Ondas na ordem de 0,5m em praticamente toda a Costa Alentejana e Vicentina e maior nas praias mais expostas. Pouco vento durante praticamente todo o dia, com aumento gradual até moderado durante a tarde. Subida de ondulação até 2m a partir da hora de almoço até ao final do dia, a originar ondas maiores.

    Segunda: Ondulação a manter-se nos 2m vindos de NO durante praticamente todo o dia, com o período a chegar aos 12s a originar boas ondas em praticamente todos os spots desta região. Destaque para o período da manhã, com menos vento e ondas até 1m nas praias de Sagres, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo até 1m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente mais pequenos.

    Tenham um bom fim de semana, com boas ondas, bons ventos e bons momentos! Respeitem-se uns aos outros e claro, ao mar ;)

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • beachcam
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • surf
  • bodyboard
  • norte
  • sul
  • centro
  • fim de semana
  • Outono
  • Setembro
  • ondas
  • swell
  • cascais
  • Guincho
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo