Homepage

  • Beachcam Spot Report* 24 25 e 26 de Setembro
    23 setembro 2016
    arrow
    arrow
  • As previsões de melhores ondas e melhor surf para os próximos dias estão aqui!
  • Com o verão ainda a deixar saudades, nem que seja das férias, do tempo, do sol, etc, parece que o Outono veio para ficar e para nos fazer esquecer um dos períodos mais aguardados do ano. Mas nem tudo são más notícias, pois as sessões de boas ondas apadrinhadas pelo novo equinócio já estão a chegar e nós vamos dizer onde e quando as apanhar!

    NORTE

    Sábado: Com a ondulação a entrar de NO com 1.2m e 12s de período a baixar para os 10s ao longo do dia, esperamos meio metrão em praticamente todas as praias da costa norte, salvo Viana do Castelo e Leça da Palmeira um pouco maiores. Dia a começar praticamente sem vento, a acabar com vento moderado.

    Domingo: Subida de ondulação de 1.6m até aos 2.1m ao longo do dia, agora mais orientada a ONO, a originar melhores ondas por essa costa norte fora. Boas ondas na ordem de 1m para cima, nos sets maiores, em Moledo, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Aguçadoura, Azurara e Leça da Palmeira com Canidelo e Espinho um pouco mais pequenos. Matosinhos com ondas na ordem dos 0,5m, a partir da hora de almoço com algum vento da parte da tarde, bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Segunda: Dia muito idêntico a Domingo, com os mesmos spots a funcionarem de igual modo, apenas com o tamanho das ondas ligeiramente mais pequeno.

    CENTRO

    Sábado: Ondulação a entrar estável durante praticamente todo o dia com 1.2m de altura e orientada de NO com 12 segundos de período. Os únicos percalços do dia serão mesmo as marés e o vento praticamente nulo durante a manhã, mas moderado à tarde e a cair até no final do dia. Boas marrecas pela Costa de Caparica, na ordem dos 0,5m e melhores ondas por alguns dos destaques do dia, o Guincho e Praia Grande até 1m. Ericeira também com bom surf a rondar os 0,5m e um pouco maior mas de igual qualidade pelos spots de toda a Costa Oeste como Santa Cruz, Peniche e Figueira da Foz. Aveiro e Ovar com ondas até 1m. Outro destaque do dia para o metrão ou maior nos beach breaks da Foz do Arelho, São Pedro do Moel e claro, maior ainda na Nazaré.

    Domingo: Ligeira subida de ondulação de 1.4m até aos 1.9m ao longo do dia, com vento forte a partir do início da tarde. Ondas em praticamente todos os spots da região centro, com ondas na ordem dos 0,5m pelo Meco e Fonte da Telha, até 1m pela Costa de Caparica, Ericeira, Peniche, Figueira da Foz, Aveiro e Ovar sempre a aumentar de tamanho durante o dia. Guincho, Praia Grande e Santa Cruz com ondas na ordem dos 1,5m. Destaque para os spots mais abrigados ao vento e claro, para Subertubos e Cabedelo com ondas de 1m até 1,5m ao longo de praticamente todo o dia com vento favorável de Norte a originar offshore. Surf check ao final da tarde pela Linha de Cascais/Estoril, com Carcavelos e São Pedro a formarem boas marrecas até 0,5m de altura. Boas condições para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Segunda: Algumas nuvens no céu mas com condições muito idênticas a Domingo, com os mesmos spots a funcionarem de igual modo e o tamanho das ondas ligeiramente maior. Bom para Kite e Windsurf nos sítios de sempre.

    SUL

    Sábado: Dia de surf pequeno pela região sul do país, com a costa sul praticamente flat. Ondas maiores do dia, até 1m nos sets maiores, pelas praias mais expostas ao flat como Amado, Arrifana, Amoreira, Mte. Clérigo, Odeceixe e Zambujeira do Mar. Mais pequeno, na ordem dos 0,5m, nas restantes praias da Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para o período da manhã praticamente sem vento e para o período da tarde com mais período de ondulação, até 12 segundos.

    Domingo: Pequena subida na ondulação a originar melhor surf e melhores ondas para este dia não muito solarengo. Ondas na ordem de 0,5m em praticamente toda a Costa Alentejana e Vicentina e maior nas praias mais expostas. Pouco vento durante praticamente todo o dia, com aumento gradual até moderado durante a tarde. Subida de ondulação até 2m a partir da hora de almoço até ao final do dia, a originar ondas maiores.

    Segunda: Ondulação a manter-se nos 2m vindos de NO durante praticamente todo o dia, com o período a chegar aos 12s a originar boas ondas em praticamente todos os spots desta região. Destaque para o período da manhã, com menos vento e ondas até 1m nas praias de Sagres, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo até 1m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente mais pequenos.

    Tenham um bom fim de semana, com boas ondas, bons ventos e bons momentos! Respeitem-se uns aos outros e claro, ao mar ;)

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • beachcam
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • surf
  • bodyboard
  • norte
  • sul
  • centro
  • fim de semana
  • Outono
  • Setembro
  • ondas
  • swell
  • cascais
  • Guincho
pub
similar News
similar
novembro 22
Kitesurfer francês perde a vida em São Miguel
novembro 22
Descida de temperatura no radar do fim de semana
novembro 20
Martim Paulino conquista o título nacional de esperanças Sub-16
novembro 22
'Ondas de Magia' trouxe jovens açorianos às ondas de Cascais
novembro 21
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 2º Episódio
novembro 20
Gelo pode desaparecer do Ártico dentro de 25 anos
novembro 15
MEO Beachcam apresenta a Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz