Homepage

  • Tubarão da Gronelândia pode viver até 500 anos
    12 agosto 2016
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Julius Nielsen
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • As pesquisas sugerem que o tubarão da Gronelândia cresce muito lentamente, somente um centímetro por ano.
  • Novos estudos revelam que o tubarão da Gronelândia será, efetivamente, o animal vertebrado mais velho do Mundo. Este animal, que habita nas águas frias e profundas do Atlântico Norte, pode viver, pelo menos, 272 anos e poderá chegar mesmo aos 500 anos.

    Previsão de surf para esta semana

    Esta espécie tem a particularidade de não se reproduzir até atingir os 150 anos. São muitos anos. Basicamente, um tubarão destes que esteja na idade adulta podia já ser vivo aquando do terramoto de Lisboa ou de outros fenómenos bastante longínquos.

    As pesquisas sugerem que o tubarão da Gronelândia cresce muito lentamente, somente um centímetro por ano. Devido à sua localização remota e natureza ilusório era, até agora, impossível apurar dados mais concretos em relação à sua longevidade.

    “Havia a expectativa de esta espécie ser de longa duração, mas ficámos surpresos quando descobrimos a quantidade de tempo que eles poderiam viver”, afirmou Julius Nielsen, biólogo da Universidade de Copenhaga e responsável pelo estudo em causa, citado pela conceituada revista National Geographic.

    Foi pelos olhos que os cientistas conseguiram investigar a longevidade da espécie, analisando 28 fémeas de tubarão da Gronelândia. “O sucesso deste estudo deve-se ao facto de termos conseguido analisar animais jovens e velhos, de tamanho médio e de grande porte, e assim conseguimos compará-los”, frisou Juliius Nielsen.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Tubarão da Gronelândia
  • Fotografia
    Julius Nielsen
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 04
Frederico Morais e Kika Veselko são os resistentes da seleção lusa no quadro principal do Mundial ISA
junho 03
Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins caem para as repescagens em El Salvador
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo