Homepage

  • Participação recorde na São Jorge 2 Pico
    03 agosto 2016
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    São Jorge 2 Pico
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • As condições para esta prova de SUP estiveram fantásticas com pouca ondulação e vento ligeiro do quadrante norte, o que permitiu alguns momentos de downwind.
  • Realizou-se no passado dia 30 de julho pela terceira vez consecutiva a mítica travessia do canal entre as ilhas de São Jorge e Pico. Este ano a São Jorge 2 Pico contou com uma participação recorde de 20 atletas, tendo vindo a crescer em número de participantes de prova para prova, o que mostra que aqueles que vêm participar voltam e trazem os amigos com eles.

    A nível internacional a prova contou com a presença de dois italianos, os irmãos Leonard Nika e Cláudio Nika, assim como um atleta Russo, Vlad Saveliev, residente na Finlândia que percorreu uns espetaculares 4500 km, dois voos e uma viagem de ferry, para estar presente na edição deste ano.

    No entanto a forte participação foi de atletas nacionais, com uma participação recorde nas senhoras de quatro participantes. Foi lindo de se ver atletas com 3 meses de SUP a cruzarem o canal, como foi o caso de Benedita Simas, assim como ver mãe e filho a remarem juntos, Maria Pimentel e Sebastião Furtado. Estes atletas amadores mostraram que com força e vontade é possível completar esta prova que é considerada uma das mais desafiantes no panorama europeu.

    As condições estiveram fantásticas com pouca ondulação e vento ligeiro do quadrante norte, o que permitiu alguns momentos de downwind (vento pelas costas) durante a travessia. O tempo esteve com céu limpo permitindo aos atletas remar com a visão da ilha do Pico ao fundo revelando a montanha em toda a sua beleza.

    A classe masculina foi vencida por Leonard Nika, o melhor atleta europeu da modalidade, com o espetacular tempo de 2 h e 11 min, em segundo ficou o seu irmão Cláudio Nika, em terceiro o atleta da Póvoa do Varzim Tiago Campos seguido pelo seu amigo Rui Ramos da cidade vizinha de Vila do Conde. Em quinto lugar e a recuperar de uma lesão ficou o atleta da Ericeira Neil Vasa, um verdadeiro pioneiro desta prova que juntamente com os seus dois grandes amigos, Pedro Gois e Oscar Cardoso estiveram presentes nas três edições.

    Nas senhoras em primeiro Lugar ficou Angela Chevarria Fernandes, que veio de Moledo, a melhor atleta portuguesa da atualidade e medalha de bronze do campeonato europeu de SUP, segundo lugar, Benedita Simas de Cascais e em terceiro Maria Pimentel da Ericeira. Todos tiveram direito a uma parte da premiação monetária de 2500 € oferecida pelo governo Regional dos Açores e Turismo do Açores.

    Segundo os organizadores do evento, TITANSUP e Azorean Dream, a prova foi um sucesso! Em que a preocupação pela segurança dos atletas foi primordial, uma vez que havia vários participantes em prova com pouca experiência. Este ano a prova contou com 8 barcos de apoio com um rácio de um barco para cada três atletas.

    A organização endereçou um especial agradecimento à Polícia Marítima, ISN, Bombeiros da Calheta, Câmara Municipal das Velas, Câmara Municipal de São Roque do Pico, todos os barcos de apoio, Turismo dos Açores, Governo Regional dos Açores e Azores Airlines, assim como todos os atletas participantes, sem os quais não seria possível organizar este evento.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • sup
  • Açores
  • São Jorge 2 Pico
  • Fotografia
    São Jorge 2 Pico
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
similar News
similar
maio 29
Entrada positiva da Seleção Nacional no Mundial Júnior ISA de El Salvador
maio 28
Catarina Sousa anuncia presença no Mundial Masters de Bodyboard no Brasil
maio 28
Como podemos ver a Seleção Nacional Júnior no Mundial ISA de El Salvador?
maio 27
Joel Rodrigues nas meias-finais em Antofagasta
maio 26
Mundial Junior ISA arranca sábado com número recorde de participantes
maio 26
Praia das Rocas prepara reabertura a 1 de Junho
maio 26
Dois praticantes de SUP resgatados na Costa de Caparica