Homepage

  • Participação recorde na São Jorge 2 Pico
    03 agosto 2016
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    São Jorge 2 Pico
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • As condições para esta prova de SUP estiveram fantásticas com pouca ondulação e vento ligeiro do quadrante norte, o que permitiu alguns momentos de downwind.
  • Realizou-se no passado dia 30 de julho pela terceira vez consecutiva a mítica travessia do canal entre as ilhas de São Jorge e Pico. Este ano a São Jorge 2 Pico contou com uma participação recorde de 20 atletas, tendo vindo a crescer em número de participantes de prova para prova, o que mostra que aqueles que vêm participar voltam e trazem os amigos com eles.

    A nível internacional a prova contou com a presença de dois italianos, os irmãos Leonard Nika e Cláudio Nika, assim como um atleta Russo, Vlad Saveliev, residente na Finlândia que percorreu uns espetaculares 4500 km, dois voos e uma viagem de ferry, para estar presente na edição deste ano.

    No entanto a forte participação foi de atletas nacionais, com uma participação recorde nas senhoras de quatro participantes. Foi lindo de se ver atletas com 3 meses de SUP a cruzarem o canal, como foi o caso de Benedita Simas, assim como ver mãe e filho a remarem juntos, Maria Pimentel e Sebastião Furtado. Estes atletas amadores mostraram que com força e vontade é possível completar esta prova que é considerada uma das mais desafiantes no panorama europeu.

    As condições estiveram fantásticas com pouca ondulação e vento ligeiro do quadrante norte, o que permitiu alguns momentos de downwind (vento pelas costas) durante a travessia. O tempo esteve com céu limpo permitindo aos atletas remar com a visão da ilha do Pico ao fundo revelando a montanha em toda a sua beleza.

    A classe masculina foi vencida por Leonard Nika, o melhor atleta europeu da modalidade, com o espetacular tempo de 2 h e 11 min, em segundo ficou o seu irmão Cláudio Nika, em terceiro o atleta da Póvoa do Varzim Tiago Campos seguido pelo seu amigo Rui Ramos da cidade vizinha de Vila do Conde. Em quinto lugar e a recuperar de uma lesão ficou o atleta da Ericeira Neil Vasa, um verdadeiro pioneiro desta prova que juntamente com os seus dois grandes amigos, Pedro Gois e Oscar Cardoso estiveram presentes nas três edições.

    Nas senhoras em primeiro Lugar ficou Angela Chevarria Fernandes, que veio de Moledo, a melhor atleta portuguesa da atualidade e medalha de bronze do campeonato europeu de SUP, segundo lugar, Benedita Simas de Cascais e em terceiro Maria Pimentel da Ericeira. Todos tiveram direito a uma parte da premiação monetária de 2500 € oferecida pelo governo Regional dos Açores e Turismo do Açores.

    Segundo os organizadores do evento, TITANSUP e Azorean Dream, a prova foi um sucesso! Em que a preocupação pela segurança dos atletas foi primordial, uma vez que havia vários participantes em prova com pouca experiência. Este ano a prova contou com 8 barcos de apoio com um rácio de um barco para cada três atletas.

    A organização endereçou um especial agradecimento à Polícia Marítima, ISN, Bombeiros da Calheta, Câmara Municipal das Velas, Câmara Municipal de São Roque do Pico, todos os barcos de apoio, Turismo dos Açores, Governo Regional dos Açores e Azores Airlines, assim como todos os atletas participantes, sem os quais não seria possível organizar este evento.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • sup
  • Açores
  • São Jorge 2 Pico
  • Fotografia
    São Jorge 2 Pico
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
pub
similar News
similar
setembro 16
Estrelas do shape mundial de visita à Surf Out Portugal
setembro 16
David Raimundo: 'Temos de acreditar que é possível ser medalhado nos Jogos Olímpicos'
setembro 16
ASCC Super Groms 2020 adiado para Outubro
setembro 16
Frederico Morais: 'Espero que este apuramento olímpico impulsione o surf em Portugal'
setembro 13
Bodyboard: Miguel Ferreira e Joana Schenker nos 'quartos' do Sintra Pro
setembro 12
Frederico Morais e Miguel Blanco seguem fortes, Vasco Ribeiro eliminado
setembro 13
Frederico Morais: 'Estou mais perto do apuramento olímpico'