Homepage

  • Mar dos Açores invadido por Pyrosomas
    09 agosto 2016
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    DR
  • Fonte
    LUSA
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Investigador da Universidade dos Açores João Pedro Barreiros revela que este fenómeno que está a acontecer nas águas açorianas já está a ser estudado internacionalmente.
  • À primeira vista parecem criaturas saídas da imaginação de mentes demoníacas, mas as Pyrosomas são apenas um fenómeno natural que, apesar de assustador, é completamente inofensivo. Este é um fenómeno que ultimamente surgiu em larga escala no mar dos Açores, despertando a curiosidade de todos.

    Citado pela agência LUSA, o investigador da Universidade dos Açores João Pedro Barreiros revela que este fenómeno que está a acontecer nas águas açorianas já está a ser estudado internacionalmente. As Pyrosomas têm aspeto de um tubo enorme, onde caberia perfeitamente uma pessoa. Mas não se assustem, pois não “ataca”.

    Além de João Pedro Barreiros, o estudo está a ser coordenado também por uma bióloga do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos da América e “tem progredido através de um número de observações nunca antes registado”, que poderá ajudar num maior conhecimento sobre ‘pyrosomas’, que servem de alimento a tartarugas e a outros animais marinhos.

    Em termos de aspeto, “é semitransparente, mas tem alguma coloração que resulta da cor do aparelho digestivo dos pólipos que formam essa colónia”. Seja como for, e apesar de o tamanho ser “assustador”, esse “tubo gelatinoso composto por pequenos organismos marinhos” é completamente “inofensivo”.

    “O que nos chamou a atenção é haver muitos e muito dentro da costa, inclusive a baixíssimas profundidades. Eu cheguei a ser chamado para ver colónias dessas por pessoas que estavam à pesca no porto de Pipas, em Angra do Heroísmo", na Ilha Terceira, disse o biólogo.

    O biólogo tem contado com a colaboração de mergulhadores, caçadores submarinos e turistas para recolher amostras e pede a colaboração de outras pessoas no sentido de serem feitas idênticas recolhas desta estrutura gelatinosa que podem ser feitas à mão. Depois, deve ser colocada num frasco com água do mar e ser entregue na Universidade dos Açores ou junto das autoridades marítimas.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Pyrosomas
  • Açores
  • Fotografia
    DR
  • Fonte
    LUSA
similar News
similar
março 24
La Vaca Gigante 2023 terminou com vitória de big rider local
março 23
Fotografia de Tó Mané da onda gigante de Garrett McNamara na Nazaré é distinguida pelo 'The Guardian'
março 23
Allianz Figueira Pro com chamada marcada para as 8h30 de sexta-feira
março 23
Sintra Pro confirmado no calendário do Mundial de Bodyboard 2023
março 23
Paredão Skate Tour: skaters andaram à solta na Caparica (Fotogaleria)
março 23
Vai ser rebocado para o porto de Leixões o navio que esteve em chamas ao largo da Foz do Douro
março 23
Não há risco de derrame de combustível e foco de incêndio ativo no navio 'Greta K'