Homepage

  • Lagos azuis na Antártida geram alarme
    23 agosto 2016
    arrow
    arrow
Tags
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O estudo, baseado na análise de imagens de satélite do continente, revelou o aparecimento de perto de 8 mil lagos na zona do glaciar de Langhovde, parte oriental da Antártida.
  • São cerca de 8 mil lagos que surgiram entre 2000 e 2013 e estão a deixar os cientistas preocupados. Na Antártida o surgimento de lagos azuis é um fenómeno cada vez maior e torna-se preocupante por estarmos a falar do continente com a maior concentração de gelo do planeta.

    Segundo um estudo recentemente divulgados, existe um rápido surgimento destes lagos azuis, que que drenam para o interior dos glaciares, colocando assim em causa a estabilidade dos mesmos. Apesar de o degelo não ser uma ameaça efetiva na Antártida, esta é uma situação que faz soar o alarme.

    O estudo, baseado na análise de imagens de satélite do continente, revelou o aparecimento de perto de 8 mil lagos na zona do glaciar de Langhovde, parte oriental da Antártida. O perigo é ainda maior porque os lagos estão a formar-se em zonas que podem ser fulcrais para a coesão de muitas massas de gelo, podendo ter como consequência a fratura de partes do glaciar.

    Esta é a primeira vez que um fenómeno desta dimensão é observado na parte oriental da Antártida, descrita durante muito tempo pelas pessoas como “relativamente estável”. Mas, agora, existe o risco de acontecer o mesmo que tem acontecido nos últimos anos na Gronelândia, onde estes lagos azuis são também em grande número.

    “Sabe-se que os lagos supraglaciais acentuam o derretimento da capa de gelo da Gronelândia, e potencialmente causam a desintegração da plataforma de gelo da península Antártica”, alertam os investigadores que realizaram este estudo.

    O estudo divulgado vem trazer um novo dado preocupante: o aparecimento dos lagos e o seu posterior desaparecimento no interior dos glaciares tem-se verificado de forma muito rápida. Um lago destes pode aparecer e desaparecer em apenas cinco dias.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Antártida
similar News
similar
dezembro 03
Piscina de ondas artificiais Wavegarden vai ser construída em Óbidos
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational