Homepage

  • Fim-de-semana com muito calor e alerta amarelo
    05 agosto 2016
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temperaturas máximas vão chegar até aos 42 graus no sábado e domingo e a temperatura da água também vai subir.
  • Com o fim-de-semana a chegar, chega também o calor cada vez mais forte ao nosso país. As temperaturas vinham a subir desde quarta-feira e preparam-se apara atingir novos máximos no sábado e domingo, prolongando-se este sábado até segunda-feira. Esta sexta-feira o sol marcou presença em todo o país, embora com algumas nuvens à mistura, em determinadas regiões.

    Surf para este fim de semana

    Hoje a temperatura máxima registada é de 38 graus em Évora, sendo que Sagres, com 24 graus, apresenta-se do lado oposto. Já as mínimas variam entre os 13 a Norte do país e os 20 no Sul. Nas ilhas o calor também se faz sentir, sendo que na Madeira o calor vai atingir máximos que levaram já o IPMA a lançar o aviso laranja.

    De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido à onda de calor. O mesmo se continuará a passar durante o fim-de-semana, onde é esperado que as temperaturas aumentem consideravelmente. Apenas os Açores se apresentam a verde neste parâmetro.

    Para sábado é esperado sol em todo o país, com exceção dos Açores, que terão períodos de alguma neblina. Santarém vai ser o distrito mais quente, com os termómetros a chegarem aos 42 graus de máxima. Segue-se Évora com 41 graus, Beja com 39 e Leiria, Coimbra, Portalegre e Castelo Branco com 38. Na cauda da tabela está o distrito de Viana do Castelo, com 31 graus.

    No domingo o distrito de Santarém repete a temperatura máxima de 42 graus e mantém-se no topo da lista de distritos mais quentes. Contudo, noutros distritos a temperatura vai aumentar, como é o caso de Braga, que vai aos 40 graus. Évora continua nos 41 graus. Com 39 graus de máxima surgem os distritos Leiria, Castelo Branco e Beja. Viana do Castelo e Guarda, ambas com 33 graus, apresentam as temperaturas máximas mais baixas.

    Teremos assim um fim-de-semana bem quente, dos mais quentes do ano, e bastante convidativo a banhos. Até porque a temperatura da água do mar vai subir até domingo. Na costa sul do Algarve, na zona de Faro, a água vai estar a 24 graus. Costa Vicentina vai ter água a 19 graus. De Lisboa ao Porto terá 18 graus e mais a norte 17 graus.
    Risco de incêndios

    Segundo o IPMA, os incêndios continuam a ser uma ameaça, até porque a temperatura promete aumentar. Esta sexta-feira, os distritos de Santarém, Viana do Castelo e Guarda estão mesmo sob aviso vermelho, o máximo da escala. Apenas Viana do Castelo, Braga e Porto estão sob aviso amarelo. Todos os outros distritos de Portugal Continental apresentam aviso laranja.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • meteorologia
  • Portugal
  • calor
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas