Homepage
- Cornwall, Lacanau, Anglet e Pantín são as paragens que antecedem a chegada do circuito de qualificação ao nosso país.
-
-
Está a chegar o momento do ano em que o circuito do WQS invade o verão europeu. Com ele chegam alguns dos melhores surfistas do Mundo ao nosso país. Estamos a cerca de um mês da primeira prova da “perna portuguesa”, um QS6000 nos Açores, mas antes disso há ainda quatro campeonatos pela Europa que vão contar com uma grande adesão dos surfistas portugueses.
A primeira dessas quatro provas que marcam o arranque da “perna europeia” do WQS começa já no dia 10 de agosto em Cornwall, no Reino Unido. O Boardmasters Cornwall vai ter um QS1000 masculino e feminino e ainda uma prova do Mundial de Longboard. A adesão de portugueses a este evento não é muito forte, mas destaca-se a presença de Tomás Fernandes como número um do seeding.
Entretanto, entre 16 e 21 de agosto, o QS ruma a França, com a mítica praia de Lacanau a regressar ao calendário. Aqui será disputado um QS1500 masculino e um QS1000 feminino, que já contará com muitos portugueses em prova. Em França ainda, O Pro Anglet terá um QS1500 masculino e feminino, entre 24 e 28 de agosto.
Finalmente, o WQS segue para o norte de Espanha. Pantín será a paragem final, antes do circuito chegar ao nosso país. Aqui está uma das novidades mais sonantes da temporada de 2016, uma vez que este já histórico campeonato viu a sua graduação aumentar para um QS6000 do lado masculino – igualando assim a prova feminina. Aqui os já os melhores portugueses do ranking irão estar presentes.
Após tudo isso, o WQS ruma finalmente a Portugal. A “perna portuguesa” começa a 6 de setembro com o Azores Pro, em São Miguel. Depois segue para Carcavelos, onde no final desse mesmo mês acontece o QS10000, que antecede a etapa portuguesa do circuito mundial. Pelo meio, entre 13 e 18 de setembro, Casablanca, em Marrocos, vai ainda ser palco de um QS1500, que servirá para decidir o título de campeão europeu da WSL.
Portugueses inscritos na perna europeia do WQS:
Boardmasters Cornwall (Inglaterra), de 10 a 14 de agosto
Prova masculina (QS1000): Tomás Fernandes, Luís Perloiro, Pedro Coelho
Medoc Ocean Lacanau Pro (França) de 16 a 21 de agosto
Prova masculina (QS1500): Pedro Henrique, Frederico Morais, Tomás Fernandes, Miguel Blanco, Eduardo Fernandes, Ruben Gonzalez, Luís Perloiro, Pedro Coelho, Miguel Madeira, Francisco Carrasco, João Kopke, Henrique Pyrrait, Frederico Magalhães (Alternate: Robertson Gonçalves)
Pro Anglet (França), de 24 a 28 de agosto
Prova masculina (QS1500): Pedro Henrique, Tomás Fernandes, Miguel Blanco, Eduardo Fernandes, Ruben Gonzalez, Luís Perloiro, Pedro Coelho, Miguel Madeira, Francisco Carrasco, João Kopke, Henrique Pyrrait, Jácome Correia, Guilherme Fonseca, João Guedes, Jhon Junior (Alternate: Robertson Gonçalves)
Prova feminina (QS1500): Camilla Kemp (Alternate: Carol Henrique)
Pantin Classic Galicia Pro (Espanha), de 30 de agosto a 4 de setembro
Prova masculina (QS6000): Pedro Henrique, Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Marlon Lipke, José Ferreira, Nic von Rupp, Tomás Fernandes (Alternates: Miguel Blanco, Eduardo Fernandes, Ruben Gonzalez, João Kopkes, Henrique Pyrrait, Jácome Correia, Pedro Coelho, Luís Perloiro, Francisco Carrasco, Miguel Madeira, Tomás Ferreira)
Prova feminina (QS6000): Carol Henrique, Camilla Kemp, Teresa Bonvalot (Alternate: Mariana Assis)
*Até à realização das provas ainda poderão existir alterações, devido a inscrições e desistências de última hora.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
