Homepage
- Segundo o IPMA, entre meados de julho e meados de agosto a bóia ondógrafo de Faro do Instituto Hidrográfico registou temperaturas entre os 22 e os 26 graus.
-
-
A temperatura do mar no último mês de julho subiu em média 2 graus em relação ao mesmo mês no ano passado. Dados que, ao invés de gerar alegria aos banhistas mais friorentos, deve, sim, gerar alguma preocupação junto de todos. Nos últimos 35 anos a água do mar em Portugal nunca esteve tão quente.
Esta informação é avançada pelo IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera), que mostra uma subida tendencial da temperatura da água do mar no Algarve, onde a água teve uma média entre 22 e 23 graus na região de Sagres, passando mesmo os 24 graus a leste de Faro.
Segundo o IPMA, entre meados de julho e meados de agosto a bóia ondógrafo de Faro do Instituto Hidrográfico registou temperaturas entre os 22 e os 26 graus, valores superiores aos verificados em igual período de 2015, "de que são exemplo os registos de 17 a 19 graus entre Sagres e Portimão e de 22 a 23 graus próximo de Vila Real de Santo António".
O instituto atribui a subida da temperatura da água do mar da costa sul do Algarve aos "episódios de vento de levante no estreito de Gibraltar, ao qual está associado um transporte de águas mais quentes do Mediterrâneo para o oceano Atlântico, e que atingem a costa sul da Península Ibérica, em particular o sotavento algarvio".
“Quando comparando com o período de referência 1981-2010, verifica-se que, entre 17 de julho e 13 de agosto de 2016, a anomalia da temperatura da água do mar na região [do Algarve] foi de 0,5 a um grau centígrado, sendo que os valores típicos neste período se encontram no intervalo entre 22 e 24 graus", referiu ainda o IPMA.
Na segunda quinzena de julho e na primeira quinzena de agosto, "o regime de levante no estreito de Gibraltar ocorreu com persistência, e com interrupções pouco duradouras, favorecendo assim, a manutenção de temperaturas superficiais elevadas".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
