Homepage

  • Esta quinta, todos ao São Jorge!
    13 julho 2016
    arrow
    arrow
  • Acreditas na TRANSIÇÃO ENERGÉTICA e queres um futuro limpo para Portugal? Então esta notícia é para ti...
  • Press Release

    Apresentação do Movimento Futuro Limpo com sessão de esclarecimento / protesto no Cinema S. Jorge

    O FUTURO LIMPO é um movimento de âmbito nacional, criado com o objectivo único de dar corpo à discordância e oposição de muitos cidadãos portugueses relativamente à concessão de direitos de prospecção, pesquisa, exploração e produção de petróleo e gás em território nacional (onshore e offshore).

    Com a intenção de reunir todos os Movimentos, criados por grupos independentes de cidadãos e associações ambientais e cívicas, na procura de uma estratégia de convergência a nível nacional, o Movimento Futuro Limpo apresenta-se esta quinta-feira, dia 14 de Julho, pelas 19:00 horas, no Cinema São Jorge, em Lisboa, onde irá promover uma sessão de informação e protesto.

    Propomo-nos desenvolver todos os esforços e usar todos os meios legítimos (informação dos cidadãos, mobilização popular, acção política e recurso a instrumentos jurídicos, entre outros) com vista à suspensão e cessação de todos os contratos em vigor nestes domínios.

    As razões da nossa oposição são de natureza ambiental, económica e social, assentam em argumentos factuais e têm como único objectivo a construção de um futuro sustentável e de progresso para o nosso País.

    São esses argumentos que estão vertidos no Manifesto Dez razões contra a exploração de gás e petróleo no Algarve e no resto do país, subscrito por mais de uma centena de personalidades dos mais variados sectores da nossa sociedade.

    Reconhecendo o extraordinário papel que os movimentos e associações do Algarve têm desempenhado nesta luta, o movimento Futuro Limpo propõe-se alargar a todo o país esta tomada de consciência e contribuir para despertar a sociedade civil portuguesa para agir na defesa desta causa, que consideramos vital para um futuro sustentável.

    Acreditamos na TRANSIÇÃO ENERGÉTICA em Portugal. Uma transição assente na exploração de recursos renováveis, na eficiência e na mobilidade sustentável, sem emissões de gases com efeito de estufa e outras emissões poluentes. Por isso, no interesse do País, empenhámos-nos neste combate com vista a fazer cessar, desde já, todos os contratos em vigor, por forma a evitar custos irreparáveis para o ambiente, para o turismo, para a economia e para a vida das comunidades.

    Aparece! Mais info aqui.

    Vídeo: Alerta para o perigo do petróleo em Portugal

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Sessão esclarecimento
  • Portugal
  • Petróleo
  • hidrocarbonetos
  • combustiveis fosseis
  • Cinema São Jorge
  • Lisboa
  • Algarve
  • Exploração de Petróleo
  • Movimento Futuro Limpo
similar News
similar
janeiro 22
Encerrado acesso às praias da Arrábida e à zona ribeirinha de Setúbal
janeiro 23
COI nega 'categoricamente' cenário de cancelamento de Tóquio'2020
janeiro 20
Município de Ovar determina encerramento das praias
janeiro 21
Requerido TUPEM para instalação de um cabo submarino de telecomunicações de Almada à Madeira
janeiro 21
Carcaça de baleia de 70 toneladas removida perto de Nápoles
janeiro 22
The Keg, a nova prancha de Wade Carmichael já chegou a Portugal
janeiro 22
Fim de semana vai ser cinzento e com chuva