O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, e o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assistem na quarta-feira, no Porto Santo, ao afundamento da corveta “General Pereira D´Eça” para acolher um recife artificial.

A corveta foi cedida pelo Governo da República à região para a criação do recife, a 30 metros de profundidade, e, de acordo com uma nota do gabinete da presidência do Governo Regional, o processo foi precedido da “realização dos estudos técnicos e ambientais inerentes à concretização deste tipo de operação".

Após o afundamento, os primeiros mergulhos só serão autorizados quando terminarem os trabalhos de estabilização do navio no fundo do oceano e após uma verificação minuciosa da Marinha Portuguesa.

A estabilização da “Corveta Pereira D'Eça” será efetuada recorrendo a dois ferros e duas poitas (âncoras), colocadas à proa e avante, cada uma com sete toneladas.

O local selecionado para a implantação do recife artificial situa-se na zona costeira da ilha do Porto Santo, entre o Porto de Abrigo, a oeste, e o ilhéu de Cima, a leste, em Área Marinha Protegida.

A corveta, construída em 1970, tem 1.438 toneladas e 85 metros de comprimento, e, com recurso a explosivos, em menos de dois minutos, a partir de quarta-feira permanecerá nas águas do Porto Santo para usufruto dos visitantes.

O Scuba Diving, entidade responsável pela gestão deste novo recurso turístico no domínio do mergulho, resulta de uma parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e os hotéis com centro de mergulho nas ilhas da Madeira e Porto Santo.

Afundamento da Corveta Pereira D’Eça alvo de estudo de caracterização prévia

Entre os dias 4 a 10 de Julho de 2016, quatro investigadores de instituições de investigação científica da Região Autónoma da Madeira (CIIMAR-Madeira, Observatório Oceânico da Madeira e Câmara Municipal do Funchal - Estação de Biologia Marinha) deslocaram-se à ilha do Porto Santo para efectuar o estudo de caracterização prévia antes do afundamento da Corveta NRP Pereira D’Eça, que está agendado para esta quarta-feira.

A corveta Pereira D’Eça vai ser afundada na próxima quarta-feira, dia 13/07/2016 na costa sul do Porto Santo, com o intuito de fomentar o turismo subaquático naquela ilha e aumentar a biodiversidade naquele local. Numa parceria entre o CIIMAR-Madeira, o Município do Funchal (através da sua Estação de Biologia Marinha e do Museu de História Natural), a Universidade da Madeira, o Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN - IP RAM) foram efectuados 31 mergulhos em 5 locais distintos, num total de mais de 24 horas de trabalho subaquático a profundidades entre os 5 e os 30 m.

"O trabalho dos investigadores não se esgotou nos mergulhos, já que depois de cada imersão foi necessário conservar e identificar todas as amostras, analisar as imagens recolhidas e registar cuidadosamente todas as observações, num trabalho que, frequentemente, se prolongava pela noite dentro", lê-se numa nota de imprensa.

"Numa acção pioneira em Portugal, este estudo pretendeu estabelecer as bases para a avaliação do impacto do afundamento do antigo navio da Armada Portuguesa naquele local, já que nos outros afundamentos de navios efectuados no nosso país, os estudos de monitorização foram efectuados apenas numa fase posterior ao afundamento, ficando a faltar a caracterização da situação de referência", acrescenta a mesma nota.

"Para o sucesso deste trabalho, em muito contribuíram não só as competências da única equipa com certificação de mergulho científico na RAM, mas também o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do recém-criado Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, nomeadamente através da cedência da sua embarcação semi-rígida e do apoio da equipa de vigilantes no Porto Santo, que foi incansável na sua disponibilidade e apoio aos investigadores. Este trabalho, cuja primeira fase terminou no passado sábado, deverá continuar nos próximos 5 anos, durante os quais serão avaliados os impactos da criação deste recife artificial", aponta ainda o mesmo documento. 

Fonte: Tvi24 e DNotícias Fotografia: Corveta Pereira D'Eça Ships & The Sea

Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

Segue o Beachcam.pt no Instagram