Homepage

  • Beachcam Spot Report* 25 a 29 de Julho
    25 julho 2016
    arrow
    arrow
  • A última semana de Julho está aí e com surf! Vamos molhar os fatos antes de entrar em Agosto?
  • Fim de semana de boas ondas, bons ventos e bons serões na praia. A última semana de julho espelha um pouco o que se passou nestes últimos dois dias, mas com um bónus lá para o meio. Vamos ver onde e quando apanhar as melhores ondas?

    Norte

    2ª feira - Ondulação a entrar de NO com 1 metro e 8 segundos de período. Algumas ondas de cerca de 0,5m em Espinho, Leça, Mariana e Viana. Espera-se um bom dia de praia.

    3ª feira - Mar a subir com ondulação a subir até aos 1,4m, com o mesmo período. Mesmos destaques que segunda, bem como spots mais abrigados como Matosinhos a poder funcionar perto da maré vazia até 0,5m. Algum vento para a tarde, bom para Kite e Windsurf

    4ª feira - Pico da ondulação a aumentar até aos 1,9m, também com 8 segundos de período. Melhores condições de manhã com algum vento, a aumentar consideravelmente para a parte da tarde. Ondas de cerca de 1m em Viana, Costa Norte de Leça, Leça e Espinho na melhor maré. Matosinhos e spots menos expostos a funcionarem também, melhor perto da maré vazia.

    5ª feira - Swell de NO a baixar até aos 1,3m, com 8 segundos de período mas ainda com algum vento a atrapalhar as contas. Espinho, Leça da Palmeira, Mariana, Viana e Moledo a funcionar de manhã. Bom para Kite e Windsurf.

    6ª feira - O swell continua a baixar e estabilizar-se nos 1,1m, com os característicos 8 segundos de período. Com menos vento, condições semelhantes a 5ª feira. Bom dia de praia com muito sol e calor, cuidado com os raios UV.

    Centro

    2ª feira - Swell de NNO de 1,3m e 8 segundos de período a originar ondas até 0,5m na Costa de Caparica, maiores a norte do Cabo Raso. Algum vento a afetar o surf durante a tarde. Prevemos um bom dia de praia, com muito sol e calor.

    3ª feira - Swell com a mesma direção e a manter-se nos 1,5m e 8 segundos de período, prevemos algumas ondas na ordem dos 0,5m, para cima, na Praia Grande, Ericeira, Santa Cruz, Peniche, Praia do Norte um pouco maior, Figueira da Foz, Ovar e Aveiro, nas melhores marés. Mais pequeno na Costa de Caparica, com algum vento a afetar o surf durante a tarde. Esperam-se boas condições para Kite e Windsurf nos locais habituais. Nova ondulação NNO de 2 metros a entrar ao final da tarde.

    4ª feira - Apesar da Nortada forte, prevemos ondas de cerca de 1m ou maiores, a norte de Cascais. Praias do Guincho, Sintra, Ericeira e Santa Cruz, um pouco afectados pelo vento. Supertubos, Baleal e Cabedelo em destaque, Linha do Estoril na maré baixa e pontões da Costa de Caparica como spots a checkar. Esperam-se boas condições para Kite e Windsurf, nos locais habituais.

    5ª feira - Manhã com menos vento e menos ondulação NNO. Mesmo assim, ondas de 0,5m para cima nos spots mais expostos, maior na Praia do Norte e mais pequeno e divertido nos spots mais abrigados. Apesar de estar menos vento, esperam-se boas condições para Kite e Windsurf, nos locais habituais.

    6ª feira - Dia de surf muito semelhante a segunda feira. Com algum nevoeiro matinal, muito sol e calor durante o tarde, prevê-se um belo dia de verão. Cuidado com os raios UV

    Sul

    2ª feira - Entrada de um último levante a rondar 1m e 8 segundos de período, acompanhado por algum vento SE como habitual. Ondas até 0,5m e afetadas pelo vento, previstas de Tavira a Portimão, na melhor maré. Algumas condições no resto do barlavento, até Sagres, bem como algumas ondas até 0,5m nas Costa Alentejana e Vicentina com swell de NNO a rondar 1.4m e 8 segundos de período. Bom dia de praia.

    3ª feira - Condições semelhantes a segunda feira, com swell a subir e vento a aumentar significativamente ao longo do dia. Prevêmos boas condições nas praias a norte de Sagres, como Ponta Ruiva, Castelejo, Amado, etc. Algumas ondas pelo Alentejo, nos spots mais abrigados. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    4ª feira - Dia a começar ainda com a ondulação NNO de terça a entrar com força e a subir rapidamente até perto dos 2m com 9 segundos de período ao longo do dia. Muito vento a afectar as ondas no Alentejo e Costa Vicentina, na ordem dos 0.5m de altura. Melhores ondas nos spots mais abrigados. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    5ª feira - Ondulação a cair até ao fim de semana com pouco vento ao longo do dia. Melhores condições durante a manhã com boas ondas de cerca de 0,5m por todos os spots mais expostos, até Sagres. Barlavento e sotavento algarvio sem condições até sábado. Excelente dia de praia, com muito calor.

    6ª feira - Ondulação de NNO a estabilizar até aos 1.2m, com 9 segundos de período e algum vento onshore. Dia com condições semelhante a 5ª mas mais pequeno. Bom dia de praia, sol e muito calor. Cuidado com os raios UV.

    Tenham uma boa semana, bons ventos, boas ondas e boas férias! Se for o caso ;)

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • Julho
  • surf spot
  • Beachcam Spot Report
  • Semana
  • Verão
  • surf
  • Ondas
  • Norte
  • sul
  • centro
  • Portugal
  • ondas
  • swell
  • vento
  • Surf Spots
  • Previsão Ondas
  • previsao surf
pub
similar News
similar
abril 01
Coronavírus lança o caos na indústria de surf
março 31
Kelly Slater aproveita isolamento para cantar (Vídeo)
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado