Homepage

  • Red Bull Cliff Diving nos Açores com surpresas
    12 julho 2016
    arrow
    arrow
  • Numa jornada emocionante, o Red Bull Cliff Diving World Series regressou este fim-de-semana aos Açores
  • Numa jornada emocionante, o Red Bull Cliff Diving World Series regressou este fim-de-semana (9 de julho) aos Açores para confirmar todo o potencial da única etapa da temporada onde se salta diretamente das rochas. Neste clássico houve lugar para surpresas e confirmações: em masculinos o britânico Gary Hunt confirmou o seu domínio na modalidade enquanto em femininos a australiana Rhiannan Iffland – uma estreante que não integra o quadro principal da competição – surpreendeu com a segunda vitória da época.

    Surf para esta semana

    Para os 23 atletas de 12 nacionalidades que regressaram este fim-de-semana (9 de julho) ao ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores, o deslumbramento não se ficou só pela paisagem. Nesta etapa do Red Bull Cliff Diving World Series, a quinta consecutiva realizada em solo açoriano, é possível viver uma experiência única e diferenciadora – saltar diretamente das rochas como acontecia nos primórdios da modalidade, nascida há cerca de 250 anos no Havai. De alturas de 28 e 20 metros, respetivamente, homens e senhoras gozaram de uma especial liberdade sobre as águas do Atlântico, deixando para uma segunda fase a subida à plataforma, reservada para os saltos mais complexos.

    O britânico Gary Hunt voltou a vencer com uma prestação irrepreensível, fechando a competição em grande estilo com um salto particularmente dinâmico – o único em que a saída da plataforma foi feita a correr. A prestação do pentacampeão do circuito mundial veio apenas confirmar o seu inquestionável domínio numa modalidade extremamente elitista, que conta a nível mundial com menos de cem praticantes. Ainda assim, vencer pela terceira vez nos Açores, em cinco edições, não foi propriamente indiferente: “Acho que vivemos aqui uma grande competição, penso que o nível está cada vez mais elevado e daí a minha preocupação em ser o motor da evolução deste desporto. Estou constantemente a trabalhar em novos saltos e penso que é esse o segredo de me manter no topo, não me contento em apenas chegar lá, quero mais!”. O norte-americano Andy Jones e o mexicano Jonathan Paredes completaram o pódio desta etapa. Com este resultado, Hunt passa para o comando da classificação geral do Red Bull Cliff Diving World Series, cumpridas que estão três etapas.

    Em femininos, a sensação do momento dá pelo nome de Rhiannan Iffland. A atleta australiana, de 24 anos, é uma estreante na modalidade e está a fazer um percurso no mínimo insólito. Há cerca de um mês venceu a primeira etapa do circuito, no Texas, repetindo agora o mesmo registo: “Sei que é espantoso e invulgar vencer as duas únicas competições em que participei, eu própria ainda estou incrédula! Confesso-me apaixonada por este desporto e, embora saiba que tenho o estatuto de convidada (wildcard), penso que já demonstrei o potencial para continuar a saltar no circuito mundial e, quem sabe, chegar ao título”. A canadiana Lysanne Richard e a norte-americana Ginger Huber completaram o pódio, enquanto a atual detentora do título – Rachelle Simpson – não foi além de um modesto sétimo posto. Nas contas do circuito é Rhiannan Iffland quem domina, destacada.

    A etapa portuguesa tem assegurada a sua continuidade no Red Bull Cliff Diving World Series até 2018. Quando ao calendário deste ano, prossegue já no próximo dia 23 de julho em La Rochelle, França.

    Toda a ação do Red Bull Cliff Diving Açores 2016, em Vila Franca do Campo pode ser revista em: http://www.redbullcliffdiving.com/pt_PT/event/azores-2016#live

    Classificação da etapa Açores:

    MASCULINOS

    1. Gary Hunt (GBR) - 540.00

    2. Andy Jones (EUA) – 469.00

    3. Jonathan Paredes (MEX) – 464.00

    4. Orlando Duque (COL) - 462.25

    5. Artem Sichenko (RUS) – 450.50

    FEMININOS

    Rhiannan Iffland (W) (Aus) - 251.00

    Lysanne Richard (CAN) – 245.30

    Ginger Huber (EUA) – 237.00

    Helena Merten (AUS) - 321.10

    Yana Nestsiarava (BLR) – 216.50

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Redbull
  • red bull
  • Red Bull Cliff Diving
  • Açores
  • Salto Salto de alto risco
  • Cliffs
  • Gary Hunt
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar