Homepage

  • 10 milhões em Peniche para produzir electricidade das ondas
    11 julho 2016
    arrow
    arrow
  • A tecnologia WaveRoller tem sido parcialmente desenvolvida e testada em Peniche, desde 2007.
  • A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) atribuem um financiamento de 10 milhões de euros a um projecto que está em desenvolvimento em Peniche (Leiria) para produzir electricidade a partir da energia das ondas.

    Os 10 milhões de euros - atribuídos no âmbito do mecanismo de financiamento Innovfin - irão financiar uma unidade de demonstração pioneira do conceito WaveRoller, que converte a energia das ondas em energia eléctrica, segundo a Comissão Europeia.

    A tecnologia WaveRoller visa, com recurso a um Conversor Oscilante de Translação das Ondas (Oscillating Wave Surge Converter - OWSC), transformar a energia das ondas em energia eléctrica, no âmbito da procura de novas fontes sustentáveis de energia.

    "Investir nas tecnologias de energias renováveis é reforçar o papel de liderança da Europa nesta área. O nosso apoio a pioneiros no domínio das energias renováveis contribui para soluções aos desafios das alterações climáticas globais, criando emprego e crescimento económico sustentável na Europa e em Portugal", disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

    Segundo um comunicado de Bruxelas, a tecnologia WaveRoller, desenvolvida pela empresa finlandesa AW-Energy, revela-se promissora, despertando o interesse comercial em seis países. O empréstimo, concedido pelo BEI e apoiado pelo programa Horizonte 2020, é o primeiro a financiar um projecto ao abrigo do InnovFin Energy Demo Project, um mecanismo de dívidas sectorial e inovador que visa apoiar projectos comercialmente promissores, mas considerados de risco do ponto de vista tecnológico.

    Desde 2012, estão em funcionamento três protótipos de 100KW cada, ligados à rede perto de Peniche.

    Com o apoio de um novo empréstimo de cerca de 10 milhões de euros, pretende-se agora instalar um mecanismo de demonstração de 350 kW à escala real na mesma zona, ainda este ano, tendo o projecto um custo total estimado em 19 milhões de euros.

    A tecnologia WaveRoller tem sido parcialmente desenvolvida e testada em Peniche, desde 2007.
    Fica assim a faltar um estudo detalhado sobre os impactes na comunidade local e surfista (uma das maiores fontes de rendimento da região), antes de nos mandarmos de cabeça.

    Fotografia: Moche Rip Curl Pro Portugal o maior evento da região de Peniche // WSL Fonte: Lusa

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • WaveRoller
  • Ondas
  • Energia
  • Energias renováveis
  • Innovfin
  • Peniche
  • Maremotriz
  • ondas
  • Surf
  • Portugal
  • Conversor Oscilante de Translação das Ondas
pub
similar News
similar
novembro 13
Rui Costa: “Em Portugal só existem três praias que podem acolher o Capítulo Perfeito”
outubro 21
MEO promove heat especial 'Beat the Plastic Waste' para derrotar o plástico
novembro 13
Miguel Braz, Carolina Ruivo e Simão Teixeira são campeões nacionais de skimboard
novembro 13
Martim Carrasco é o novo campeão nacional de Sub-18
novembro 12
Paris’2024: Taiti na “pole position” para receber prova de surf
novembro 12
Bodyboard, dropknee e bodysurf regressam à Caparica
novembro 12
Vírus do Atlântico propaga-se ao Pacífico e infecta focas e lontras