Homepage

  • Beachcam Spot Report* 27 de Junho a 1 de Julho
    27 junho 2016
    arrow
    arrow
  • Semana com ondas um pouco por todo o lado, vamos descobrir onde e quando as apanhar?
  • Por Luís Menezes

    Mais um fim de semana com muito vento, sobretudo de tarde e pouco surf com ondulação de norte. Apesar disso ainda ficou bastante bom para a praia com muito sol e calor. Vamos ver como será a última semana de Junho.

    Passatempo: Vai ao Sol da Caparica à pala!

    NORTE

    2ªfeira: O swell mantém-se de NO com 0,8 a 1m e 8 segundos de período. O vento entra fraco de NNe de manhã e NNO de tarde e calor para a praia, as ondas até 0,5m em Leça, Espinho, Barra, Mariana. Céu limpo e calor para a praia. 

    3ªfeira: Tudo a mudar: O vento aumenta de manhã para a tarde de fraco a moderado, o swell sobe até 2m mas o período cai de 9 a 7 segundos. Manhã nublada mas céu limpo de tarde.  A história do dia resume se a pouco surf de qualidade de Moledo a Barra. Ondas a rondar 0,5m de maré mais vazia: Leça, Espinho, barra e Mariana. 

    4ªfeira: Swell consistente de NO com 1,5 a 2m com 8 segundos de período. Menos vento de manhã e nortada de tarde a afectar mais as ondas. Dia nublado e fresco para a praia. Ondas melhores de manhã mas com a maré mais cheia vai ser difícil escolher o melhor spot. Boas condições para windsurf e kite de tarde nos spots mais a norte. Todos os spots em geral a funcionar bem de manhã.

    5ªfeira: O swell desce para pouco mais de 1m agora mais de ONO e 10 segundos de período. O vento entra fraco de NNE de manhã e de NO mais moderado de tarde. 0,5m e alguns sets maiores em toda a costa norte e melhor na maré mais vazia. um pouco menor em Matosinhos. Mais sol para praia. 

    6ªfeira: Ondulação mais consistente com  1,5m de NO com 10 segundos. Menos vento norte de manhã e mais moderado de tarde. Quase 1m de ondas para surfar nas maré mais vazia e Matosinhos ainda surfável com 0,5m e maior na restante costa. Dia agradável para a praia mas com boas condições para desportos de vento de tarde nos spots habituais. 

    CENTRO

    2ªfeira: O vento estará a caír para brisas bem agradáveis com muito sol e calor. O swell mantém-se pequeno com apenas 1,7m, a baixar para 1,4m e de NNO e 8 segundos de período. Algumas ondas com menos de 0,5 a 1m a norte de Cascais e melhor nas marés mais vazias: Peniche, Guincho, P Grande, Ericeira, serão algumas boas opções com as melhores ondas. Excelente dia de praia em toda a costa Oeste e de Lisboa. 

    3ªfeira: Ainda com pouco vento de norte de manhã, o swell vai novamente subir de 1,5m a 2,3m de NNO e ainda teremos boas condições antes do almoço com 0,5m e alguns sets maiores a sul de Cascais e com 1m e sets maiores a norte da mesma vila.  Prevemos entrada de nortada moderada a forte para a tarde com boas condições para windsurf e kite mas teremos algum surf na Caparica, Supertubos, Cabedelo e Buarcos com ondas a subir acima de 1m. Bom para a praia de manhã. 

    4ªfeira: Nortada forte a afectar muito as ondas e sem grandes possibilidades para surfar. Ainda assim e com o swell consistente acima de 2m de NNO e 8 segundos de período, prevemos algum surf nos Supertubos, Carcavelos e Linha do estoril na maré mais vazia e talvez em Buarcos e Cabedelo na Figueira mas com muita nortada. Bom para windsurf e kite com 30 nós e  rajadas de 50 a 70 kmh de vento. 

    5ªfeira: O vento volta a ser o protagonista mas mais moderado. Apesar disso o vento vaia ainda afectar muito as ondas,com o swell a baixar para pouco menos de 2m a 1,5m de NNO, virando mais para NO de tarde e com o período a subir de 8 a 10 segundos. Prevemos ainda surf na Caparica de manhã e ondas inferiores a 1m e 0,5m e sets maiores na Linha com menos água. Supertubos, Cabedelo e Buarcos ainda surfável de manhã e com maré mais vazia.  Bom para a praia de manhã e windsurf e kite de tarde nos locais habituais. 

    6ªfeira: O mar entra agora sólido de NO e a subir de 1,5 a 1,8m com 10 segundos de período. O vento entra ainda ne quadrante norte moderado e afectar as ondas sobretudo de tarde como habitual. O swell entra a subir novamente de 1,5m a 2m de NO e 10 segundos de período com surf razoável ainda na Caparica e Linha com 0,5m e alguns sets maiores, Ericeira,  Supertubos, e Buarcos e ondas a rondar 1m. Bom para a praia de manhã e para desportos de vento de tarde. 

    SUL

    2ªfeira: O vento vai caír para brisas bem agradáveis com muito sol e calor. O swell mantém-se muito de norte e pequeno com apenas 1,7m, a baixar para 1,4m e de NNO. Algumas ondas com menos de 0,5m nas marés mais vazias: Amado, Carrapateira, Mte Clérigo, Tonel e Ponta Ruiva serão algumas opções. 

    3ªfeira: Ainda com pouco vento de norte de manhã, o swell vai novamente subir de 1,5m a 2m de NNO e ainda teremos boas condições antes do almoço com 0,5m e alguns sets maiores na Carrapateira, Amado e Ponta Ruiva. Prevemos entrada de nortada moderada a forte para a tarde com boas condições para windsurf e kite mas teremos algum surf na Arrifana e Vale Figueira. Bom para a praia de manhã. 

    4ª a 6ªfeira: Entrada de nortada forte com uma ondulação de NNO com 2,5 a baixar gradualmente até pouco menos de 2m, Vento a afectar muito as ondas que estarão a rondar 1m e apenas Arrifana e Vale Figueira estarão surráveis. Beliche poderá também ser uma opção. Boas condições para windsurf e kite durante todo o dia nos locais habituais como Carrapateira e S Torpes. 

    Boa semana e bom inicio de férias, com boas ondas e bons ventos! 

    LM

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • semana
  • spot report
  • Beachcam Spot Report
  • surf spot
  • surf
  • bodyboard
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • swell
  • sol
  • verão
  • junho
  • julho
  • Portugal
  • spot beachcam
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo