Homepage

  • E se as (nossas) praias morressem uma a uma?
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • A possibilidade eminente deste episódio acontecer, é cada vez mais real e só não se preocupa, quem não quer...
  • Conhece as praias do Amado e do Evaristo no Algarve? Então saiba que podem estar em risco de deixar de existir, tal como as conhece. Esta é a principal mensagem da campanha #thelastbeach (a última praia) que conta com assinatura da Human. José Godinho Marques, chief creative officer desta agência, explica à Marketeer que #thelastbeach (a última praia) «é um conceito que surge como forma de alerta à inércia geral face à problemática da prospecção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve».

    Vídeo alerta para perigos da exploração de petróleo no Algarve 

    O responsável lembra que «Camilo, Maria Luísa, Amado, Dona Ana, Manuel Lourenço e Evaristo por alguma razão são praias com nomes de pessoas. Cheias de luminosidade e pureza, entranhadas na memória colectiva, desde sempre». Mas adverte que o Algarve é um paraíso prestes a ser destruído, de ser negado às próximas gerações. «As belas praias de águas límpidas estão ameaçadas pela exploração de hidrocarbonetos», assegura.

    A campanha que mostra como falaria a última praia, se as praias morressem uma a uma, foi desenvolvida para a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), um movimento criado no mês de Março de 2015 na sequência da iniciativa de um conjunto de cidadãos e entidades da região do Algarve na defesa de um Algarve Sustentável e contra a exploração de petróleo na região. Segundo explica no seu canal no YouTube, a plataforma pretende romper o silêncio e o secretismo político à escala governamental, regional e local sobre este assunto, alertar a população para os riscos inerentes à exploração de hidrocarbonetos na costa algarvia, incentivar um debate público sobre as consequências para a região de uma tomada de decisão desta natureza, exigir um estudo de impacto social, económico e ambiental, e, ainda, pressionar o estado para publicar o contrato entre este e as empresas de exploração petrolífera.

    Exploração de petróleo é incompatível com 'excelência ambiental' 

    José Godinho Marques refere que, apesar de o mundo inteiro já se ter apercebido que as energias renováveis são o futuro, em Portugal criaram-se oficialmente condições e incentivos para a prospecção, pesquisa, e exploração de petróleo e gás natural em terra e em mar. A Human não ficou indiferente e aliou-se à Quercus e à Plataforma Algarve Livre de Petróleo, desenvolvendo um filme de 60 segundos que marca o início do percurso de comunicação da causa. «Advertising for Good é um dos mantras da agência, e assim criou uma abordagem que tocará transversalmente todas as audiências. Em Portugal e no mundo», assegura o chief creative officer.

    Para a concretização da #thelastbeach foi reunida uma equipa multidisciplinar e multicultural, de forma a criar uma campanha com uma mensagem emotiva e que desperte a consciencialização global de uma forma insightful. «A estratégia de reunir uma equipa internacional (a agência teve contribuições de profissionais de Portugal, Hong Kong, Malásia, Polónia e Brasil) respondeu à necessidade de uma abordagem global para um problema no nosso País», explana José Godinho Marques. A produção do filme esteve a cargo da Sons of Liberty, com realização de Fábio Gomes. A voz é do actor João Reis.

    O próximo passo será uma acção nas redes sociais apelando às pessoas em geral para assinarem o seu nome na sua praia preferida, fazendo desta uma grande petição pessoal, remata o responsável da Human.

    #thelastbeach

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Marketeer

Tags
  • Petróleo
  • Plataforma Algarve Livre de Petróleo
  • hidrocarbonetos
  • Algarve
  • Thelastbeach
  • Vídeo
  • fracking
  • portugal
  • Poluição
  • Poluição marinha
  • poços petróleo
  • Alentejo
similar News
similar
maio 12
Já ouviram falar do peixe-futebol-do-Pacífico? Deu à costa numa praia da Califórnia
maio 12
Câmara Municipal de Mafra vai requalificar Praia do Matadouro
maio 12
Época balnear vai começar a 12 de junho na maior parte dos municípios
maio 12
AESDP anuncia que está em vigor nova via de acesso ao Título Profissional de Treinador de Desporto
maio 12
Voluntarios recolheram 200 kg de lixo na Praia da Cordoama
maio 11
Embarcação auxiliar local naufragou ao largo da Praia da Fuseta
maio 11
Removida baleia-anã arrojada na barra do porto de Portimão