Homepage

  • Vento sobre a água e electricidade em palco no Caparica Surf Fest!
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O programa variado do Caparica Primavera Surf Fest não podia mesmo esquecer-se das preferências do público do surf.
  • Frankie Chavez e Sean Riley sabem tanto sobre guitarras como os melhores surfistas sabem sobre pranchas. E, curiosamente, pode até dizer-se que há muitas semelhanças entre pranchas e guitarras: ambas permitem realizar verdadeiras obras de arte, umas sobre ondas feitas de água, outras sobre ondas sonoras feitas de ar. Ambas inspiram paixões.

    O programa variado do Caparica Primavera Surf Fest não podia, por isso mesmo, esquecer as sonoridades mais elétricas, mais rock, que aliás sempre fizeram parte das preferências do público do surf. E não esquecer: quando um guitarrista solta um riff aguçado da sua guitarra, quem se coloca em frente do PA consegue sentir a deslocação do ar com a força dos graves. Uma guitarra também pode fazer vento. Isto está tudo ligado!

    Frankie Chavez, que é um dos melhores guitarristas da sua geração, é ele mesmo um adepto de surf que até já assinou bandas sonoras para filmes desta cultura das ondas. E Sean Riley pode não ser um longboard rider, mas conta sempre com os seus Slowriders. Ambos contam igualmente com o aplauso do público e da crítica, sendo dos mais respeitados nomes das novas gerações de rock independente que se faz em Portugal.

    Os filhos do Vento

    A Costa da Caparica é um destino de excelência apreciado, pelas suas ondas e pelo vento, pelos praticantes de windsurf ou de kitesurf.

    No windsurf, Elisiário Carvalho, é o embaixador da modalidade no Caparica Primavera Surf Fest e está empenhado em trazer à Praia do Paraíso, sábado dia 19, o que de melhor se faz na modalidade.

    “Um Wave Show com o que de melhor se faz no windsurf de ondas em Portugal é o que vamos fazer.” Um best trick award, para premiar a melhor manobra. Para isso teremos a nata dos atletas nacionais como são: Bernardo Valdevez, Augusto Teixeira, Paulo Meira entre outros”, atira Elisiário Carvalho.

    Mas, quem vier à Caparica assistir ao espectáculo de windsurf não se ficará apenas pelo “gozo” de ver os “pros” a fazerem manobras vistosas. O objetivo desta iniciativa é divulgar a modalidade e até, quem sabe, conquistar alguns novos praticantes: “Vamos tentar aliar a alta performance à pedagogia. Para isso, vamos organizar vários workshops durante todo o evento para que as pessoas experimentem e sintam o fascínio do que é o windsurf”, acrescenta ainda Elisiário.

    Voar é o verbo de Paulino Pereira

    Para Paulino Pereira tudo tem a ver com o voo. Assumido profissional do kitesurf, este madeirense que tem como “backup” profissional um lugar de mecânico aeronáutico na Força Aérea, tem no currículo quatro títulos nacionais de kitesurf, conseguindo em três anos consecutivos acumular os troféus em freestyle e race, somando depois mais um Nacional na vertente de ondas.

    Internacionalmente, o kitesurfer de 25 anos exibe como melhor marca um 4º lugar no Tarifa Strapless Pro, prova com acesso apenas por convite, que reuniu alguns dos melhores do Mundo na variante de ondas strapless.

    Da Madeira à Caparica foi um salto, pelas condições ideais que as praias do Concelho de Almada reúnem para a modalidade, conforme explica Jorge Balau, responsável pela organização do evento de kitesurf no Caparica Primavera Surf Fest. “Foi aqui na Caparica e na Lagoa de Albufeira que primeiro se começou a andar de kitesurf no nosso país. Uma das razões pelas quais o kitesurf é tão forte na Caparica tem a ver com as condições de vento. Há sempre um pouco de vento Norte a soprar aqui nestas praias, o que é ideal para a prática da modalidade”, acrescenta Balau.

    O vento que Paulino Pereira, Jorge Balau e algumas das vedetas convidadas para o Caparica Primavera Surf Fest esperam sentir generoso no domingo, dia 20 de Março, na Praia do Paraíso, quando se realizar o Big Air Award de kitesurf.

Tags
  • Caparica Surf Fest
  • Caparica Primavera Surf Fest
  • Costa de Caparica
  • Almada
  • Frankie Chavez
  • Jorge Balau
  • Praia do Paraíso
  • Paulino Pereira
pub
similar News
similar
maio 19
Jovem talento português vence final mundial do GromSearch
maio 18
Liga MEO Surf – Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira vencem o Porto Pro
maio 17
Liga MEO Surf – Performances excelentes e muitas surpresas no dia inaugural do Porto Pro
maio 17
Surfistas em “luta” pela onda de Porto Dinheiro
maio 16
Reino Unido vai ter mais uma piscina de ondas artificiais
maio 17
Mar recebe 35 contentores de plastico por hora
maio 17
Havaianos atacam bombas do Tahiti