Homepage

  • Mês de janeiro foi o terceiro mais quente desde 1931
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O instituto salientou também que o valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental em janeiro foi o mais alto dos últimos 50 anos.
  • O mês de janeiro foi "muito chuvoso e extremamente quente", tendo o valor da temperatura máxima sido o terceiro mais elevado dos últimos 85 anos (desde 1931), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    De acordo com o boletim climatológico do IPMA, publicado hoje na sua página da Internet, o valor médio da temperatura máxima no continente foi o terceiro mais alto desde 1931 (o mais alto foi em 2008 com 14,70 graus celsius).

    O instituto salientou também que o valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental em janeiro foi o mais alto dos últimos 50 anos.

    "O valor da temperatura média do ar em Portugal continental em janeiro (10,78 graus Celsius) foi muito superior ao normal, sendo o terceiro valor mais alto desde 1931 e o mais alto dos últimos 50 anos (maiores valores em 1955 e 1966) ", adiantou o instituto.

    O IPMA indica também que o valor médio mensal da temperatura máxima (14,50 graus) e mínima (7,07 graus) do ar foram muito superiores ao valor normal, com anomalias de 1,41 e 2,53 graus Celsius, respetivamente.

    No que diz respeito à temperatura mínima do ar em janeiro, o instituto refere que foi o sexto mais alto desde 1931 (valor mais alto em 1955 com 8,58 graus).

    O IPMA adianta também no seu boletim climatológico mensal que o mês de janeiro foi muito chuvoso, tendo o valor médio da quantidade precipitação (189,0 milímetros) sido o mais alto dos últimos 15 anos (anterior maior valor em 2001, com 254,2 milímetros).

    "Os valores da quantidade de precipitação superior aos registados neste mês de janeiro ocorreram em cerca de 20% dos anos (desde 1931).

Tags
  • temperaturas
  • Janeiro
  • 1931
  • chuva
  • mês quente
  • Mudanças climáticas
  • Aquecimento global
similar News
similar
maio 28
Ricardo Rosmaninho alcança 9º lugar no Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
Ricardo Rosmaninho já está nos oitavos-de-final do Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
MEO Beachcam instala nova live cam na Baía de Peniche | Baleal
maio 26
Nacional de Bodysurf visita a Lourinhã este sábado
maio 26
Inscrições abertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 24
Reaberto passadiço que liga as praias da Barra e da Costa Nova