Homepage

  • Lufinha apresenta documentário da travessia especial à Madeira
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O português Francisco Lufinha apresentou ontem o documentário sobre a travessia Lisboa-Madeira em kitesurf
  • O português Francisco Lufinha apresentou ontem o documentário sobre a travessia Lisboa-Madeira em kitesurf, uma jornada “especial” em que estabeleceu o recorde mundial da maior viagem sem paragens em 874 quilómetros.

    "O meu desafio, que muitos chamaram louco, foi muito especial para mim. Senti aquela magia e o acolhimento das pessoas e isso foi o que importa. Vale a pena lutar pelas coisas. É preciso largar e acreditar", salientou aos jornalistas, momentos antes da antestreia do documentário, que tem a duração de 65 minutos, no Funchal.

    O filme mostra imagens da travessia entre Lisboa e a Madeira, em julho de 2015, quando bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens (passou de 564 para 874 quilómetros) em 47 horas e 37 minutos, interrompida devido ao cansaço e à fadiga.

    Lufinha revelou que aparecem muitos ‘flashbacks’ a recordar os preparativos da viagem, além de tentar mostrar os momentos menos bons, como as alucinações derivadas do sono, o maior obstáculo.

    "Aprendi à força que o problema não é o físico mas sim o sono. Acordei às sete da manhã [no dia da partida], por isso, estive 53 horas acordado", recordou.

    Também no documentário será exibida a travessia entre as Ilhas Selvagens e o Funchal, a primeira de sempre em kitesurf, realizada em dezembro de 2014, em 12 horas, após percorrer perto de 300 quilómetros.

    "Reunimos isto tudo para relatar e não podia escolher outro sítio para a estreia que não na Madeira", afirmou, adiantando que haverá nova exibição quarta-feira, desta vez no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, Oeiras, e depois no canal televisivo RTP 1 no dia 09 de fevereiro.

    Em relação ao próximo objetivo, Francisco Lufinha revelou que o "sonho" é ligar todo o território português, o que significa que falta apenas um ponto, os Açores, não avançando com datas pois admitiu ser necessário reunir com patrocinadores e parcerias primeiro.

    O velejador disse ainda que gostava de repetir a travessia entre Lisboa e a Madeira, mas que, desta vez, estivesse acompanhado de outros atletas.

    Sapo Desporto

Tags
  • Kitesurf
  • Francisco Lufinha
  • Ilha da Madeira
  • Lisboa
  • Funchal
  • Machico
  • Documentário
  • Travessia
similar News
similar
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo devido ao calor
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'