Homepage

  • Fisicos anunciam ter detetado ondas gravitacionais de Einstein
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Foi confirmada a existência das ondas gravitacionais, defendida por Albert Einstein há um século
  • Foi confirmada a existência das ondas gravitacionais, defendida por Albert Einstein há um século, na famosa Teoria da Relatividade Geral. Um dos maiores avanços da física que abre uma nova janela sobre o Universo e os seus mistérios.

    Cientistas de várias nacionalidades anunciaram hoje a primeira deteção direta de ondas gravitacionais, uma descoberta que coroa décadas de esforços e que confirma a afirmação de Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral de 1915.

    No anúncio, os físicos revelaram que deteram as ondas gravitacionais produzidas pela colisão de dois buracos negros a 400 megaparsecs (1.3 mil milhões anos-luz) da Terra. A revista científica Nature reproduz a comunicação.

    As ondas gravitacionais foram detetadas a 14 de setembro de 2015 pelos dois instrumentos do Observatório Ligo (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory), nos EUA. São dois aparelhos gigantes, cada um com 4 quilómetros de comprimento, separados por 3 mil quilómetros: um em Livingston, na Luisiana, nos sul do país, o outro em Hanford, no estado de Washington, no noroeste.

    As ondas gravitacionais são produzidas por ligeiras perturbações no tecido do espaço-tempo, como resultado da deslocação de um objeto de grande massa. Propagam-se à velocidade da luz e nada as consegue parar.

    Vídeo promocional da WSL fazendo referência a outra teoria, a teoria do caos

    Janela aberta para estudar os cosmos

    Tudo o que sabemos sobre o cosmos resulta de ondas eletromagnéticas, como as ondas de rádio, a luz visível, a luz infravermelha, os raios-X e os raios gama. Mas estas ondas encontram interferências enquanto viajam através do Universo e por isso podem contar apenas uma parte da história.

    As ondas gravitacionais não encontram essas barreiras, o que significa que elas podem oferecer informações adicionais e mais precisão na descoberta do Universo.

    Imagens: AMNH e Nasa Fonte: Sic e TSF

Tags
  • Einsten
  • Físicos
  • Teoria da Relatividade Geral
  • Comunidade cientifica
  • Ondas gravitacionais
similar News
similar
fevereiro 27
Final 100 por cento portuguesa no E-Pro Europe!!!
fevereiro 27
Treinadores de surf portugueses têm nova representação
fevereiro 26
National Geographic publica artigo sobre localismo violento em Lunada Bay
fevereiro 26
Marinheiro sobrevive 14 horas no mar agarrado a … lixo marinho
fevereiro 26
Frederico Morais em destaque no canal olímpico
fevereiro 26
Praticante de caiaque resgatado pela polícia marítima em Cascais
fevereiro 26
Fim de semana pode trazer trovoada e “chuva de lama”