Homepage

  • Beachcam Spot Report* 15 a 19 de Fevereiro
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Semana a melhorar bastante com algumas condições bastante razoáveis para surfar. Descobre aqui onde e quando as apanhar.
  • Depois de um fim de semana com mar grande mas sem condições e temporal, ainda assim as ondas não estiveram surfáveis devido ao vento forte. A semana parece ir melhorar bastante com algumas condições bastante razoáveis para surfar. Vamos ver quais os melhores dias e os melhores spots.

    NORTE

    2ªfeira: A sair lentamente do temporal, a zona norte estará ainda na ressaca com muito vento de norte e chuva sobretudo de manhã. O swell baixa de 5 a 3m de ONO e 14 a 13 segundos de período. Ondas ainda acima de 2m muito desordenadas e sem condições para surfar.

    3ªfeira: O tempo vai melhorar bastante e o sol vai brilhar todo o dia. O vento é agora muito fraco de NE de manhã e de quadrante norte de tarde. O swell está ainda de ONO e a baixar de 2 a 1,5m e 13/12 segundos de período. A tendência é para subir a partir da tarde. Dia muito agradável apesar de frio. Boas ondas em todo a costa norte com surf acima de 1m na maré mais vazia e destaque para Espinho, Barra, Moledo e Mariana. 

    4ªfeira: Inexplicavelmente o mau tempo volta co entrada de vento sul moderado a forte, chuva forte de tarde e subida da ondulação de 1,5 a 2,8m de ONO com 13 a 15 segundos de período. Mar muito alterado e desordenado sem condições para surfar. 

    5ªfeira: Condições a alterarem novamente com o vento a virar para quadrante norte fraco a moderado. Ondulação consistente de ONO com 2,5m e 14 segundos de período. Apesar do sideshore ainda prevemos algumas condições para surfar em Espinho com 1,5m e sets maiores e Matosinhos com mais de 1m e offshore.  Céu pouco nublado com boas abertas. 

    6ªfeira: O swell começa a descer ligeiramente de 2,8 a 2,5m de ONO com 15 segundos de período. O vento entra muito fraco de NE pela manhã com boas condições para surfar nos principais spots: Espinho, Barra, Mariana, Moledo,  com 1 a 1,5m. Matosinhos com menos tamanho mas muito surfável com 1m consistente e vento offshore todo o dia. O vento aumenta ligeiramente de tarde e vira para quadrante norte afectando as ondas na maioria dos spots. Dia bonito de sol mas com frio. 

    CENTRO

    2ªfeira: Ainda na ressaca do temporal do fim de semana, o mar estará a baixar para cerca de 5m de NO com 13 segundos de período e vento ainda forte de quadrante Norte a afectar muito as ondas. Surf com ondas abaixo de 2m a sul do cabo raso: Linha do Estoril e Carcavelos ainda desordenado mas mais surfável e com 3 a 7m a norte do mesmo mas ainda insurfável. Alguma chuva prevista com algumas abertas. 

    3ªfeira: O tempo finalmente dá tréguas e o sol vai brilhar com vento fraco de NE. O swell entra a descer com 3 a 2m de NO com 13 a 11 segundos de período. Boas probabilidades de surf de qualidade na Caparica e Linha do Estoril com pouco mais de 1m, Carcavelos até 1m, Supertubos com 1m e sets maiores, Ericeira com 1m+ a baixar e melhor na maré mais baixa. Mais a Norte destacamos Buarcos com mais de 1m e Cabedelo inferior a 1m. 

    4ªfeira: Ainda com condições favoráveis, o surf será hoje o segundo melhor dia da semana. Brisas matinais a passarem a fraco de NE, swell de NO de 1,8 a 3m com 13 a 15 segundos de período. Aumento de nebulosidade para a tarde e boas ondas nos mesmos spots de 3af mas a subir de manhã para a tarde. 

    5ªfeira: Mudança de tempo novamente, com nortada forte, subida da ondulação com 3m de ONO e 14 segundos de período. Algumas nuvens e boas abertas mas ondas mais desordenadas pelo vento norte. Prevemos ainda algum surf em Carcavelos, Supertubos com ondas de 1 a 2m. Mais pequeno mas mais ordenado, Sto Amaro, Inatel e Torre com 1m.  

    6ªfeira: O vento vai manter-se forte mas entra agora de NE e melhor para a formação de ondas. O swell sobe ligeiramente para 3,5m de ONO com 14 segundos de período. Melhores condições para surfar apesar de vento sideoffshore forte. Destaque para Carcavelos e Linha do Estoril, Supertubos e Buarcos com ondas de 1 a 2m com sets maiores. Mais pequeno mas muito surfável, Torre, Sto Amaro e Inatel com ondas de 1m e sets  maiores. Dia bonito de sol para acabar bem a semana como talvez o melhor dia. 

    SUL

    2ªfeira: Muito ressacado do temporal do fds, o mar estará a baixar de 5,5m para 5m de NO com 13 segundos de período e vento ainda forte de quadrante Norte a afectar muito as ondas. Surf com ondas abaixo de 2m ainda desordenado. Alguma chuva prevista com algumas abertas. 

    3ªfeira: O tempo finalmente dá tréguas e o sol vai brilhar um pouco mais com vento fraco a moderado de NNE. O swell entra a descer com 3,2 a 2m de NO com 13 a 12 segundos de período. Boas probabilidades de surf de qualidade na Arrifana e Vale Figueira com mais de 1m e vento sideoffshore. 

    4ªfeira: Ainda com condições favoráveis, o surf será hoje o segundo melhor dia da semana. Brisas matinais de norte a passarem a fraco de Oeste. O swell entra de NO de 1,8 a 3m com 13 a 15 segundos de período. Aumento de nebulosidade para a tarde e boas ondas nos mesmos spots de 3af mas a subir de manhã para a tarde. Destaque para toda a costa Oeste, de S Torpes a Sagres com ondas até 1m, a subir para a tarde.

    5ªfeira: Mudança de tempo novamente, com nortada forte, subida da ondulação para 3,2m de NO e 15/14 segundos de período. Algumas nuvens e boas abertas mas ondas mais desordenadas pelo vento norte. Prevemos ainda algum surf na Arrifana e Vale Figueira, mais abrigados do Vento com 1m e sets maiores.  

    6ªfeira: Swell com pequena subida para 3,5 a 4m de NO com 14 segundos de período mas ainda com muita nortada a afectar as ondas. Não prevemos condições para surfar nas costa a oeste ou sul.

    Luís Menezes

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reportspreparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

     

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • surf spot
  • Surf
  • spot report
  • Norte
  • Sul
  • Centro
  • Previsão Surf
  • ondas
  • swell
  • periodo
  • Lisboa
pub
similar News
similar
agosto 23
Buondi, uma marca com o ADN do surf
agosto 23
Fim de semana quente, mas com ligeira descida da temperatura
agosto 23
FPS lança maior campanha de ação ambiental já feita em Portugal
agosto 23
Maré de algas invade praias do Algarve
agosto 23
Wakeboard e Ski Náutico animam Montargil
agosto 23
Terra tremeu em Setúbal esta manhã
agosto 22
O microplástico já chegou ao Ártico